Pokémon (ポケモン Pokemon?), abreviação do título japonês Pocket Monsters (ポケットモンスター Poketto Monsutā?, lit. "Monstros de Bolso"), e atualmente marcado em inglês como Pokémon: The Series (テレビ アニメ 「「 ポケット モンスター シリーズ Terebi Anime 'Poketto Mansutā' Shirīzu?, lit. TV Anime "Monstros de Bolso" As Séries), é uma série de anime kodomomuke de televisão, parte da franquia de mídia Pokémon da The Pokémon Company, que estreou na TV Tokyo em 1º de abril de 1997.
A franquia de anime consiste em oito séries sequenciais no Japão: a série original (Vermelho e Azul), a série Ouro e Prata, a série Rubi & Safira, a série Diamante & Pérola, a série Preto & Branco, a série XY, a série Sol & Lua, série Jornadas e a série Horizontes, cada uma baseada em uma parcela principal da série de jogos eletrônicos Pokémon. Nas transmissões internacionais, essas sete séries são divididas em 25 temporadas, com a 25ª temporada, Jornadas Supremas, sendo transmitida pela Netflix no Brasil (com episódios adicionais a serem lançados trimestralmente).[1] A série originalmente seguiu Ash Ketchum, um jovem treinador de criaturas fictícias chamadas Pokémon. Acompanhado por seu parceiro Pokémon Pikachu e um elenco rotativo de personagens humanos, Ash embarca em uma jornada para se tornar um "Mestre Pokémon", viajando pelas várias regiões do mundo Pokémon e competindo em vários torneios de batalha Pokémon conhecidos como Liga Pokémon. No entanto, na 26ª temporada Pokemon Horizontes – A Série, um novo elenco é apresentado, com novos protagonistas Liko e Roy.
A série de anime é acompanhada por programação spin-off; incluindo Pokémon Chronicles, uma série de histórias secundárias; e a variedade de ação ao vivo e programas de notícias relacionados a Pokémon; como Pocket Monsters Encore, Weekly Pokémon Broadcasting Station, Pokémon☆Sunday, Pokémon Smash!, Pokémon Get☆TV e Meet Up na Pokémon House?.
A série de anime Pokémon foi amplamente creditada por permitir que o anime se tornasse mais popular e familiar em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde muitos filmes de Pokémon estão entre os filmes de anime de maior bilheteria.[2] Também é considerada uma das primeiras séries de anime na televisão a atingir esse nível de sucesso mainstream com o público ocidental,[3][4] além de ser creditada por permitir que a série de jogos atingisse tal grau de popularidade e vice-versa. Pokémon é considerado a adaptação de jogos eletrônicos de maior sucesso de todos os tempos,[5][6] com mais de 1.200 episódios. Foi transmitido e adaptado para os mercados internacionais de televisão, sendo exibido simultaneamente em 192 países em todo o mundo e um dos programas mais assistidos na Netflix, em 2016.[7][8]
Pocket Monsters (1997–2002)
O Início/A Série Vermelho e Azul (1997–1999)
Depois que ele completa 10 anos, Ash Ketchum (Satoshi no Japão) tem permissão para começar sua jornada no mundo dos Pokémon e sonha em se tornar um Mestre Pokémon. No dia em que ele receberia seu primeiro Pokémon, Ash acorda em pânico, tendo dormido demais por ter assistido uma batalha de Pokémon na noite anterior. O Professor Samuel Carvalho (Dr. Yukinari Okido em japonês e Professor Samuel Oak em inglês), o pesquisador local de Pokémon, já tinha doado os três últimos Pokémon iniciais de Kanto (Bulbasaur, Charmander e Squirtle) a novos Treinadores Pokémon quando Ash finalmente chegou atrasado ao Laboratório de Carvalho. O único Pokémon que ele tinha então era um Pikachu, que ele dá para Ash.
Determinado a começar sua jornada, Ash faz o melhor para fazer amizade com Pikachu, mas este não confia nele e se recusa a voltar para a sua Pokébola, mesmo atacando Ash com seus poderes elétricos. É só depois que Ash protege Pikachu de um grupo de Spearow irritados que Pikachu percebe o quanto Ash se preocupa com ele, levando-o a salvar Ash. Depois, ambos veem um Pokémon misterioso e não identificável voando pelos céus em direção ao oeste que estimula os dois a trabalharem para o objetivo de Ash.
Ao longo do caminho, Ash faz muitos amigos humanos e Pokémon enquanto ele trabalha no ranque das muitas Ligas Pokémon do mundo. Através da região de Kanto, Ash faz amizade com a treinadora de Pokémon de água e antiga Líder de Ginásio da Cidade de Cerulean, Misty Willams[9][10] (Kasumi), e o Líder de Ginásio da Cidade de Pewter, Brock Harrison[10] (Takeshi) e durante todo o tempo frustrando os planos do trio Jessie (Musashi), James (Kojiro) e Miau (Nyarth em japonês e Meowth em inglês), enquanto lida com seu rival de infância, Gary Carvalho (Shigeru Okido em japonês e Gary Oak em inglês), neto do Professor Carvalho, que também é treinador de Pokémon e sempre se mantém à frente dele.
Após coletar todas as oito insígnias, Ash participa da Liga Indigo; ele chega ao top 16 antes de perder para seu amigo Richie.
Quando o grupo viaja ao sul para as Ilhas Laranja, Brock decide ficar com a professora local, Ivy, deixando Ash e Misty para continuarem viajando juntos. Depois de um tempo, eles se encontram e começam a viajar com o Observador de Pokémon e artista Tracey Sketchit (Kenji). Quando chegam a Cidade de Pallet, em Kanto, Tracey decide ficar com o professor Carvalho e Brock se junta ao grupo novamente.
A Série Ouro e Prata (1999–2002)
Deixando a Cidade de Pallet, Ash, Pikachu, Misty e Brock voltam à estrada em direção ao oeste a caminho de seu próximo desafio: A Região de Johto! Apesar de ainda ter de cumprir uma tarefa para o Professor Carvalho, Ash pula de cabeça na Liga Johto, enfrentando um par de Líderes de Ginásio e adicionando Pokémon como Totodile, Chikorita e Cyndaquil à equipe. Adiante, nossos heróis encontrarão muitos Pokémon nunca vistos antes... assim como empolgantes batalhas, excitantes aventuras e as tramóias da Equipe Rocket!
Ash derrota Gary nas oitavas de final da Liga Johto e o faz reconsiderar seu propósito na vida. Depois de avançar para as quartas de final, Ash perde para um treinador chamado Harrison, que informa Ash sobre uma região a sudoeste chamada Hoenn.
Advanced Generation/A Série Rubi e Safira (2002–2006)
Quando Ash sai em jornada a sudoeste em direção a região de Hoenn no final da série original, Misty retorna a Cidade de Cerulean em Kanto para se tornar a Líder de Ginásio da Cidade de Cerulean em tempo integral. Brock o segue até Hoenn e Ash ganha novos companheiros na Coordenadora Pokémon May (Haruka) e seu irmão mais novo Max (Masato), e juntos eles enfrentam as equipes rivais, Equipe Magma e Equipe Aqua.
Ash derrota todos os oito líderes de ginásio de Hoenn e participa da Liga Hoenn, mas perde para Tyson, nas quartas de final, colocando-o no Top 8. Tyson se torna o Vencedor da Liga Hoenn.
Depois de voltar a Kanto e participar do desafio Batalha da Fronteira, Ash luta com seu rival, Gary. Depois de ver Electivire, um Pokémon da região de Sinnoh que ele nunca tinha visto antes, Ash decide viajar para Sinnoh.
A Série Diamante e Pérola (2006–2010)
Ash viaja com Brock, uma última vez, em direção ao norte para a região de Sinnoh, com May e Max seguindo seus próprios caminhos. Ash e Brock encontram Dawn (Hikari), outra coordenadora Pokémon, que viaja com eles enquanto eles passam por Sinnoh onde eles devem derrotar Cyrus e sua Equipe Galáctica.
Ash derrota todos os oito líderes de ginásio de Sinnoh para participar da Liga de Sinnoh, no entanto Ash perde para Tobias nas semifinais, colocando-o no Top 4 e Tobias se tornou o vencedor da Liga Sinnoh.
Best Wishes!/A Série Preto e Branco (2010–2013)
Ash, sua mãe Delia e o professor Carvalho tiram férias na distante região de Unova, onde ele conhece e viaja com uma futura mestre de dragões Iris e o Líder de Ginásio da Cidade de Striaton, Conhecedor Pokémon, e às vezes detetive Cilan (Dent). Durante a jornada, eles descobrem os planos malignos da Equipe Plasma, uma organização criminosa que quer libertar os Pokémon da propriedade das pessoas para que possam governar o mundo sem oposição. Depois de ganhar todas as oito insígnias de Unova, Ash, Iris e Cilan viajam pelo lado leste de Unova para se preparar para o Torneio da Liga Pokémon Unova, após o qual conhecem N, que é fundamental para derrotar a Equipe Plasma.
Depois de ganhar todas as oito insígnias de Unova e frustrar os planos da Equipe Plasma, Ash perde para Cameron, nas quartas de final da Liga Unovz, colocando-o no Top 8. No entanto, Cameron perde para Virgil nas semifinais, colocando-o no Top 4.
Depois disso, Ash, Iris e Cilan viajam pelas ilhas Decolore antes de Ash voltar para a Cidade de Pallet e conhecer a repórter investigativa Alexa (Pansy), que é da distante região de Kalos. Tendo chegado em Kanto, Iris e Cilan viajam para Johto enquanto Ash e Alexa vão para Kalos logo depois de Ash se reunir com Delia e receber uma nova roupa dela.
A Série XY (2013–2016)
Ash e Alexa chegam na região de Kalos e Ash está ansioso para começar a ganhar suas insígnias de Ginásio. Mas depois que Alexa informa a Ash que sua irmã, uma Líder de Ginásio, está ausente, Ash viaja para a Cidade de Lumiose onde ele conhece o menino-gênio Clemont (Citron) e sua irmã mais nova Bonnie (Eureka), sem saber que Clemont é, na verdade, Líder de Ginásio da Cidade de Lumiose - um fato que ele tenta ao máximo esconder.
Ash também se reúne com Serena, uma garota da Cidade de Vaniville que Ash conheceu em sua infância no acampamento de verão do Professor Carvalho em Pallet Town. Durante esse tempo ele a ajudou durante uma situação difícil, e ela tem sentimentos por ele desde então.
Depois de viajar com eles para se preparar para o Torneio de Liga de Pokémon de Kalos, Ash concorre e avança até a final, onde ele perde para Alain (Alan), um membro da Equipe Flare. Uma vez que ele descobre suas verdadeiras intenções, no entanto, Alain abandona a Equipe Flare e se junta a Ash e seus amigos para parar os planos da equipe Flare. Despedindo-se de seus amigos em Kalos, Ash mais uma vez retorna a Pallet.
A Série Sol e Lua (2016–2019)
Ash, Delia e Mr. Mime, apelidado de Mime, estão de férias na região de Alola, quando Ash tem um encontro com Tapu Koko, o guardião Pokémon da Ilha de Melemele, que o apresenta a Pulseira Z, um dispositivo que, quando emparelhado com um cristal especial, permite que um Pokémon lance um movimento poderoso quando sincronizado com seu treinador. Isso o leva a ficar em Alola e se matricular na escola Pokémon local.
Quando ele decide realizar os testes necessários para dominar o poder do Anel Z, os novos colegas de classe de Ash: Victoria, Lulú, Lillian, Cris e Kiawe decidem ajudá-lo.
Equipe Rocket, com James sendo mais decisivo e líder do que na série anterior, também estão nas Ilhas de Alola, e uma piada é que eles se tornaram "adotados" por um Bewear que aparece e os leva de volta para sua caverna, todas as vezes em que são derrotados, ao invés da tradicional conclusão "Equipe Rocket Decolando de Novo".
Equipe Skull mal aparecem na série e são facilmente derrotados por movimentos Z. É a Equipe Rocket que vai atrás do lendário Necrozma, e a empresária Samina e o cientista Fábio que estão interessados em Nebulino e nas misteriosas Ultra Criaturas.
O professor Nogueira inaugura a primeira liga oficial de Alola, e no final das contas, Ash vence uma liga pela primeira vez se tornando o primeiro campeão de Alola. Depois, a Escola Pokémon entra de férias e Ash decide voltar para Kanto.
Pocket Monsters/Jornadas: A Série (2019–2023)
A história de fundo de Pikachu como um Pichu selvagem, a história de Ash de quando ele tinha 6 anos enquanto sentia falta do acampamento do Professor Carvalho, a história de fundo de Goh quando ele tinha 6 anos e compareceu ao acampamento do Professor Carvalho e viu um Mew, tudo isso é contado.
Ash e Pikachu viajam para cada uma das oito regiões, acompanhados por Goh como pesquisador. Ash quer derrotar Leon e Goh quer pegar todos os Pokémon, incluindo Mew. Chloe às vezes se junta a Ash e Goh em sua aventura com seu Eevee recém-capturado, que é incapaz de evoluir.
Goh participou de missões de teste de um projeto de pesquisa "Projeto Mew" para encontrar Mew. Ash derrotou Leon, o Treinador Pokémon mais habilidoso do mundo na rodada final do Campeonato da Coroação Mundial e se tornou o Campeão Mundial Pokémon.
Goh e outros membros do Projeto Mew viajam para uma Ilha Distante para encontrar Mew. Eles encontraram Mew, sendo que Goh torna-se amigo de Mew em vez de capturá-lo. Com seus objetivos cumpridos, Ash e Goh seguem caminhos separados.
Ash e Pikachu retomam suas viagens, então eles se reúnem novamente com Misty e Brock e decidem viajar juntos novamente para lembrar dos velhos tempos. Depois de viajar por um tempo, Ash, Brock e Misty voltam para suas casas.
Então, Ash decide viajar novamente para conhecer e fazer amizade com novos Pokémon, a fim de atingir seu objetivo de se tornar um Mestre Pokémon.
Pocket Monsters/Horizontes: A Série (2023–presente)
A série apresenta Riko, uma garota da região de Paldea, que está acompanhada por Sprigatito, um dos Pokémon iniciais da região, que usa um misterioso pingente, e Roy, um garoto da região de Kanto que possui uma misteriosa Pokébola.