Equipa de atletismo em Arada
No dia 2 de abril, o grupo/equipa de Atletismo participou na pista de Arada no 4.o Encontro de Atletismo, obtendo os seguintes resultados:
VELOCIDADE 60m
INF B MASC
1.º Martim Soares – 6.º B
2.º Gonçalo Santos – 6.º B
INF B FEM
2.º Diana Reis – 7.º A
3.º Lara Costa – 6.º A
SALTO EM COMPRIMENTO
INF B MASC
1.º Gonçalo Santos – 6.º B
2.º Martim Soares – 6.º B
LANÇAMENTO DO PESO
INF B MASC
1.º Salvador Sá – 7.º A
RESISTÊNCIA - 1000
INF B MASC
1.º Diana Reis – 7.º A
ESTAFETAS (equipas)
INF B MASC
2.º [Diana Reis – 7.º A; Lara Costa – 6.º A; Leonor Santos – 6.º A; e Sofia Oliveira – 7.º A]
INF B MASC;
2.º [Dinis Soares – 6.º B; Gonçalo Santos – 6.º B; Martim Soares – 6.º B; e Salvador Sá – 7.º A]
VELOCIDADE 80m
INIC MASC
1.º Dinis Rodrigues – 9.º A
SALTO EM COMPRIMENTO
INIC MASC
1.º João Sá – 9.º A
LANÇAMENTO DO PESO
INIC MASC
1.º Dinis Rodrigues – 9.º A
2.º João Sá – 9.º A
INIC FEM
1.º Camila Vasconcelos – 8.º A
BARREIRAS
INIC FEM
3.º Camila Vasconcelos – 8.º A
Prof. Paula Santos
O Agrupamento celebra o Dia Internacional da Língua Materna
Uma língua que não se defende, morre.
(José Saramago)
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, o Centro de Apoio à Aprendizagem promoveu uma sessão especial, reunindo alunos de diversas nacionalidades para partilhar as suas culturas, as tradições e as experiências do seu país.
O evento, dinamizado para toda a comunidade escolar, teve como principal objetivo valorizar a diversidade linguística, promovendo o respeito e a inclusão. Durante a sessão, vários alunos tiveram oportunidade de falar sobre os seus países de origem, apresentando aspetos marcantes das suas culturas, como gastronomia, vestuário, festividades, cores da bandeira, entre outros aspetos.
A iniciativa foi recebida com grande entusiasmo por alunos e professores, destacando-se como um momento enriquecedor de partilha e de aprendizagem. Para muitos, foi uma oportunidade para dar voz às suas raízes e reforçar a importância da preservação da língua materna como parte fundamental da identidade de cada aluno.
Com esta atividade, o Agrupamento, através do Centro de Apoio à Aprendizagem, reafirma o seu compromisso com a valorização da língua e cultura de todos os seus alunos, demonstrando, mais uma vez, que a escola é um espaço de inclusão, conhecimento, respeito pela diferença, partilha e celebração da diversidade.
A Coordenadora do Centro de Apoio à Aprendizagem agradece a todos os alunos que participaram e partilharam as suas histórias, bem como a todos os docentes que “abraçaram” e tornaram possível esta iniciativa, quer aos que estiveram presentes e participaram com os seus alunos, quer aos que apenas assistiram, na sala de aula.
Na verdade, o envolvimento de todos foi essencial para o sucesso desta atividade.
Prof. Margarida Amorim
Escola em Destaque na Fase Final do Ténis de Mesa do Desporto Escolar
No passado dia 26 de março, realizou-se a Fase Final do Torneio Individual de Ténis de Mesa do Desporto Escolar, no Agrupamento de Escolas António Alves Amorim, em Lourosa.
O evento contou com a participação de 68 alunos, representando 14 escolas. Ao longo do dia, disputaram-se 90 jogos em diferentes escalões/género.
A nossa escola esteve representada por três atletas: dois do escalão de Iniciados Masculinos e um do escalão Infantil B Masculinos.
Destacou-se a brilhante prestação de Tomás Silva, aluno do 7.º D, que conquistou o excelente 2.º lugar no seu escalão, trazendo assim uma medalha para a nossa escola.
Parabéns a todos os participantes pelo empenho e espírito desportivo demonstrados ao longo da competição!
Prof. Fernanda Fernandes
Desafio BEBRAS
A participação no Desafio Bebras PT pelos alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe foi uma oportunidade valiosa para desenvolver e aplicar o Pensamento Computacional de maneira prática e desafiadora. O Bebras é uma iniciativa mundial que visa promover habilidades essenciais para o futuro, como a resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento crítico, através de uma prova interativa de 45 minutos. Durante o desafio, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com questões que envolvem algoritmos, lógica e estruturas de dados, tudo de forma acessível e estimulante.
Grupo de Informática
Com o Sol não se brinca
Projeto de verão: Campanha de prevenção da exposição solar
Nos dias 20 e 22 de junho, o JI Igreja, o JI São Domingos e as Escolas Básicas de Arraial e São Domingos receberam a visita de jovens voluntários da Cruz Vermelha de Sanguedo para uma sessão designada “Projeto de verão: campanha de prevenção da exposição solar”, da responsabilidade do Centro de Apoio à Aprendizagem do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe.
Foi um momento onde todos aprenderam que o sol é fundamental para a nossa sobrevivência e bem-estar físico e mental e que os seus benefícios são inúmeros, mas, que, apesar de ser um “amigo”, exige cuidados especiais, especialmente no que diz respeito à proteção solar.
Tendo em conta dos riscos associados a uma exposição solar excessiva, estes jovens sensibilizaram os nossos alunos para a adoção de comportamentos corretos, sobretudo em contexto balnear.
Foram dadas e explicadas algumas regras:
Evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor, sobretudo entre as 11h e as 17h.
Aplicar protetor solar antes trinta minutos da exposição solar.
Reaplicar o protetor frequentemente, ou de duas em duas horas, e depois de cada ida ao banho.
Usar vestuário de proteção: chapéu de abas largas (para proteger a cabeça, o rosto e o pescoço), óculos escuros e roupa leve e adequada.
Todos aprenderam que, mesmo que estejamos debaixo do chapéu de sol ou à sombra a brincar, devemos colocar protetor solar e que devemos beber muita água, quando estamos expostos ao sol, para não ficarmos desidratados.
No final, não faltou o protetor. Todas as crianças sentiram o seu cheirinho agradável e bronzearam-se um bocadinho para poderem desfrutar do seu amigo, o sol.
Parabéns ao trabalho desenvolvido por este grupo fantástico de Voluntários da Cruz Vermelha, que, para além da partilha/conselhos, proporcionaram momentos de grande interação e alegria nos nossos alunos!
A Coordenadora do Centro de Apoio à Aprendizagem,
Prof. Margarida Amorim
"O Mar Começa Aqui"
O Desafio "O Mar Começa Aqui" ficou concluído uma semana após o Dia Mundial Dos Oceanos.
O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado no dia 8 de junho. Esta data, oficialmente estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), é assinalada em muitos países com o objetivo de lembrar a importância dos oceanos no nosso quotidiano, enquanto «pulmões do planeta» e por ser o maior reservatório de biodiversidade.
Existe um projeto que pretende ter o efeito de uma campanha impactante na comunidade, sensibilizando para a proteção dos oceanos: O desafio "O Mar Começa Aqui".
É um projeto que implica a conjugação de sinergias entre o Município, a Freguesia, a Escola e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
A Escola Básica de Argoncilhe é uma Eco-Escola, por isso aderiu ao desafio "O Mar Começa Aqui". A atividade consistiu, basicamente, na criação de uma imagem para a decoração de uma sarjeta e, posteriormente, na pintura da mesma. Foi necessário o apoio dos clubes "Som e Imagem", "Eco-Escolas", "Proteção Civil" e "Ciência Viva" e de alunos voluntários da Escola.
Queremos agradecer todo o apoio dos alunos e professores.
O Clube Eco-Escolas
Salvar vidas
Workshop de Primeiros Socorros
Nos dias 4 de abril e 9 de maio, no Pavilhão da Escola Básica de Argoncilhe, todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos, juntamente com os respetivos professores, tiveram a oportunidade de assistir a um Workshop dinamizado por jovens Voluntários da Cruz Vermelha de Sanguedo, subordinado ao tema Primeiros Socorros, proposto pelo Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe.
Foram sessões centradas na explicação e demonstração de técnicas de atendimento adequado, seguidas da realização de exercícios práticos.
Os nossos alunos tiveram a oportunidade de saber como agir em situação de emergência, de aprender e aplicar técnicas e procedimentos de emergência simples e eficazes que permitem evitar o agravamento de lesões resultantes de acidentes e de situações de doença súbita. Aprenderam que a prestação dos primeiros socorros é fundamental, uma vez que pode evitar complicações futuras e até salvar vidas.
A partir de agora estão habilitados com conhecimentos que lhes permitem prestar a primeira assistência até à chegada ao local dos serviços especializados.
Parabéns ao trabalho desenvolvido por este grupo fantástico de Voluntários! Bem-haja pelo tempo que dedicaram aos nossos alunos!
Foi um excelente momento de aprendizagem!
Prof. Margarida Amorim
Poesia a várias vozes
No dia 21 de março, da parte da manhã, comemorámos o Dia Mundial da Poesia.
A exemplo de anos anteriores, para além dos alunos, foram desafiados também os pais e a família para esta atividade.
Tudo se transformou quando os nossos alunos e alguns familiares (estes online) “emprestaram” a voz e o coração e declamaram vários poemas de autores portugueses, que abrilhantaram, ainda mais, as nossas aulas.
Foi um agradável momento poético e onde o gosto pela leitura desempenhou o papel principal.
Uma palavra de agradecimento, em especial, à família, por se ter envolvido e participado nesta iniciativa, não só pela sua disponibilidade, mas também pela qualidade do trabalho apresentado. Tornaram este dia ainda mais feliz!
Prof. Margarida Amorim
Mega Atleta - TRÊS PÓDIOS!
No dia 24 de março, num belo dia de primavera e num clima de convívio desportivo entre todos os participantes, a nossa Escola participou, neste ano letivo 2022/2023, no Mega Atleta, com 19 alunos nos vários escalões masculinos e femininos.
O Mega Atleta é uma prova de pista, onde a Escola de Argoncilhe esteve presente no MegaSprinter (velocidade), MegaKm (resistência) e MegaSalto (salto em comprimento).
Estas provas foram realizadas no Parque Desportivo de Arada – Ovar, onde juntou mais de 500 participantes de toda a Coordenação Local do Desporto Escolar de Entre Douro e Vouga, representado por 27 escolas.
A nossa escola conquistou duas medalhas de ouro e uma medalha de prata nesta edição do Mega Atleta regional, sendo estes alunos da turma A do 9.º ano, a saber: Ana Sousa - 1.º lugar, Iniciados Feminino no MegaKm; e Rodrigo Gomes e Leonardo Reis foram 1.º e 2.º classificados no MegaSprinter.
Os nossos campeões Ana Sousa, Rodrigo Gomes e Leonardo Reis ficaram apurados para a Fase Nacional que irá decorrer dias 21 e 22 de abril de 2023 na Cidade de Beja/Complexo Desportivo Fernando Mamede, com a presença de todos os distritos continentais e região autónoma dos Açores, num total de 1000 Alunos e Professores presentes.
Parabéns a todos!
Prof. Fernanda Fernandes
Encontros de Ténis de Mesa – Desporto Escolar
Nos dias 25 de janeiro e 01 de março realizou-se na Escola Básica António Alves de Amorim, em Lourosa, o 1.º e 2.º encontros de Ténis de Mesa do grupo A da CLDE Entre Douro e Vouga.
Estiveram presentes as escolas: Básicas de Argoncilhe, António Alves de Amorim (Lourosa), Couto Mineiro (Castelo de Paiva) e Secundária Ferreira da Silva (Cucujães-Oliveira de Azeméis).
Integraram as equipas de Argoncilhe, os seguintes alunos: Salvador Sá, 5.º A; Tomás Silva, 5.º D; Diogo Santos, 6.º C; Gonçalo Silva, 5.º E; Oleksandr Zhyla, 6.º D; e Rodrigo Oliveira, 7.º B.
A equipa de Ténis de Mesa da Escola de Argoncilhe volta a competir, desta vez em equipas, no escalão Infantil B Masculino, no próximo dia 22 de março, na Escola Soares Basto, em Oliveira de Azeméis.
Durante os torneios os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o “Polybat”, ou ténis de mesa lateral, como também é conhecido, foi criado em Inglaterra em meados dos anos 1980.
É jogado numa mesa de 1,2 metros por 2,4 metros, com proteção nas laterais com 10 centímetros de altura, para que a bola não saia pelos lados da mesa. Cada jogador usa um bastão para rebater a bola ao longo da superfície da mesa, contra o seu oponente. O objetivo é rebatê-la a fim de lançá-la para fora do lado adversário ou forçar falta e ganhar o ponto.
A professora responsável,
Fernanda Fernandes
Corta-Mato Regional (Entre Douro e Vouga)
Ana Sousa, do 9.º A
A Escola Básica de Argoncilhe trouxe uma medalha de prata no escalão Iniciado Feminino pela atleta Ana Sousa, do 9.º A. Esta atleta ficou apurada para a fase nacional, que realizar-se-á a 10 e 11 de março de 2023.
No dia 15 de fevereiro, a nossa Escola participou com 20 alunos de vários escalões, nos géneros masculino e feminino, no Corta-Mato Regional, realizado no Parque Urbano de Vale de Cambra – Dr. Eduardo Coelho.
No presente ano letivo, o Corta-Mato contou com a presença de aproximadamente 1000 alunos e professores, os quais representaram os sete concelhos da área de influência – Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra.
Prof. Fernanda Fernandes
Um desafio Eco-Escolas | Autarquias | ABAE
Cria uma imagem para ser pintada numa sargeta
As sarjetas de passeio e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos. A ABAE, lançou desafio “O mar começa aqui” com o objetivo de alertar e sensibilizar a população em geral, para as consequências da incorreta deposição dos resíduos.
Queres concorrer?
Podes esclarecer as tuas dúvidas às segundas-feiras, pelas 17.05h, na sala 20, onde funciona o Clube Eco-Escolas. As imagens a pintar deverão ser entregues no Clube até 13 de março.
- O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
- Caso o desenho inclua representação de espécies marinhas deverão ser privilegiadas as espécies autóctones.
- Deverá conter a frase “O mar começa aqui”, integrando preferencialmente os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE). Caso queiram poderão também integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município/freguesia ou escola).
- A imagem deve ser acompanhada pelos seguintes elementos: memória descritiva da imagem; memória descritiva do projeto – até uma página A4 com: a identificação da escola e do(a) professor(a) coordenador(a) da atividade; o número, a idade e ano de escolaridade dos alunos; síntese das várias fases do projeto.
Inês Santos Presidente - “Jovem Autarca” de Santa Maria da Feira 2022-2023
O ato eleitoral decorreu na quarta-feira, dia 30 de novembro, em todas as sedes de agrupamento de escolas do nosso concelho, tendo concorrido 16 alunos de várias escolas do concelho de Santa Maria da Feira. Os resultados eleitorais da nona edição do projeto Jovem Autarca foram anunciados a 1 de dezembro, numa cerimónia realizada no Europarque.
Um agradecimento o todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso desta eleição, nomeadamente, aos Presidentes das Juntas de Freguesia de Argoncilhe, Lourosa e Mozelos e a toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, alunos, funcionários (docentes e não docentes) e famílias, em especial, à família da Inês Santos.
Parabéns Inês.
Prof. Cristina Pereira
(interlocutora entre a escola e a equipa
que coordena o projeto Jovem Autarca)
Campanha de recolha de radiografias no Agrupamento – Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA)
Sabem que cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de 10Kg de prata? E que a prata reciclada promove duas boas ações?: reciclar um material que, se atirado para o lixo, pode ser poluente; e ajudar quem precisa com o dinheiro obtido da prata recolhida das radiografias?
A recolha de radiografias permite a reutilização da prata contida nas radiografias, evitando assim a sua deposição em aterro, ao mesmo tempo que se evita a extração de prata na natureza e as nefastas consequências que a extração de metais preciosos acarreta quer pela destruição de áreas naturais, quer pela exploração das populações locais. Deste modo, o CAA pensou em levar a cabo uma campanha de sensibilização para a recolha de radiografias no Agrupamento.
Ao participarmos nesta campanha ajudámos a aproximar Portugal dos restantes países europeus em matéria de gestão de resíduos, e ajudar a AMI (Assistência Médica Internacional) a continuar a sua missão.
Muitos foram os elementos da comunidade educativa que deixaram as suas radiográficas, com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico, nos sacos disponíveis em todos os jardins de infância, escolas do 1.º ciclo e na escola sede do Agrupamento.
Obrigada a todos por terem participado neste projeto!
A coordenadora do CAA,
Prof. Margarida Amorim
Halloween na EB de Argoncilhe
Ao longo do mês de novembro, os alunos do 2.º e 3.º ciclos deitaram “mãos a obra“ e construíram decorações de “meter medo” como alusão à época festiva mais assustadora do ano, o “Halloween“.
Utilizaram variados materiais reciclados e construíram trabalhos com muita imaginação, criatividade, originalidade e qualidade com o objetivo de participarem no concurso de vassouras “Witch Broom Contest”.
Todos se mostraram muito empenhados e entusiasmados por participarem nesta atividade.
A votação decorreu online durante o mês de novembro.
Os alunos vencedores foram os seguintes:
Pedro Ferreira- 5.º B
Tiago Baptista- 6.º.E
Catarina Costa- 7.º.D
Ivo Santos- 8.ºC
Parabéns aos professores, aos alunos, aos pais / enc. educação pelo empenho e dedicação na concretização deste evento!
Até ao próximo ano!
Alunos do 2.º e 3.º ciclo e Prof. Ana Vendas
Mega Atleta Regional
No dia 25 de março, a nossa Escola participou, com 1 árbitro e 16 alunos, nas provas de pista do tradicional Mega Sprinter, Mega Km e Mega Salto, no Parque Desportivo de Arada - Ovar.
Foram cerca de 400 alunos participantes.
A Escola de Argoncilhe trouxe duas medalhas no Mega Km: as alunas Francisca Fernandes, 3.º lugar no escalão Infantil B feminino, e Ana Sousa, 1.º lugar no escalão Iniciados feminino.
Prof.ª Fernanda Fernandes
Ação de Sensibilização para Cuidadores: Promoção dos Direitos e Defesa dos Interesses das Pessoas com Deficiência e Incapacidade
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Vila Nova de Gaia dinamizou duas ações de Sensibilização para Cuidadores, denominadas «Promoção dos Direitos e Defesa dos Interesses das Pessoas com Deficiência e Incapacidade».
Estas realizaram-se nos dias 24 de novembro e 15 de dezembro de 2021, entre as 16 e as 18 horas, no pavilhão desportivo do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, e destinou-se a toda a Comunidade Escolar, nomeadamente docentes, assistentes operacionais e pais ou encarregados de educação, num total de 20 participantes.
Os formadores, Dr.ª Patrícia Pedrosa (Psicóloga) e Dr. º Luís Soares (Terapeuta Ocupacional) abordaram as seguintes temáticas: definição e enquadramento do Bullying e formas de prevenção; Direitos Humanos; Direitos das Pessoas com Deficiências e Incapacidades.
Mais uma vez, conscientes que todos somos agentes de mudança, a EMAEI pretendeu sensibilizar a Comunidade Educativa para a Educação Inclusiva.
Desde já, muito obrigada pela vossa participação!
Prof.ª Marlene Silva / EMAEI
Ação de Formação «Educação Inclusiva: A EMAEI como Recurso Organizacional»
Atualmente, a Educação Inclusiva, patenteada em vários diplomas legais, vincula toda a escola a um processo de mudanças de paradigma, concetuais, atitudinais e organizacionais que requerem transformações na gestão do currículo, nas práticas educativas e na sua monitorização.
O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, é exemplificativo dessas alterações, na medida em que estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, dando resposta às necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, independentemente da sua condição social, cultural, étnica ou de saúde. Resposta formalizada nas Escolas através da criação de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), constituindo uma estrutura organizacional específica que visa assegurar o cumprimento desses princípios envolvendo toda a comunidade educativa.
A fim de constituir um meio potenciador de práticas inclusivas junto de todos os docentes do Agrupamento de Escolas de Argoncilhe, no dia 15 de novembro de 2021, a EMAEI, no âmbito do seu Plano Anual de Atividades, promoveu uma ação de formação, online, denominada «Educação Inclusiva: A EMAEI como Recurso Organizacional». A adesão foi muito significativa e o impacto da sua realização bastante relevante, na medida em que o feedback obtido foi extremamente positivo.
Indubitavelmente, os objetivos a que nos propusemos foram atingidos com sucesso.
Prof.ª Marlene Silva / EMAEI
Dia Europeu do Desporto na Escola
No dia 24 de setembro de 2021, realizou-se o Dia Europeu do Desporto na Escola que está integrado na Semana Europeia do Desporto.
Teve como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, através da realização de um conjunto alargado de atividades.
Na Escola Básica de Argoncilhe várias turmas marcaram presença, durante todo o dia, em atividades relacionadas com as modalidades do desporto escolar que a escola oferece.
Foi um dia bem passado, com muito espírito desportivo e de companheirismo entre todos os participantes.
Prof.ª Fernanda Fernandes