O Parque Informático
O parque informático da escola sede, no que se refere a computadores de secretária, consiste maioriariamente nos equipamentos colocados no estabelecimento no âmbito do PTE. Há um computador em cada sala de aula e oito na biblioteca. Existe uma sala TIC com dezasseis computadores e uma outra sala onde há oito equipamentos. Na biblioteca existe um projetor multimédia.
Os docentes dispõem de seis computadores nas salas de professores e de diretores de turma, tendo trÊs deles sido adquiridos pelo Agrupamento. Na sala do Centro de Apoio ao aluno existem dois computadores. Existem seis computadores afetos aos serviços GIAE (refeitório, bufete, papelaria, quiosque e portaria).
No âmbito do programa Escola Digital (tranche 1 + tranche 2), foi instalado em cada sala de aula da escola sede um projetor multimédia de ultra-curta distância, totalizando 22 equipamentos. Nos serviços administrativos e no gabinete da Direção existe um total de treze computadores, tendo doze deles sido fornecidos pelo programa Escola Digital.
As escolas do primeiro ciclo e as salas do ensino pré-escolar foram equipadas com material informático pela autarquia no decurso deste ano letivo. Há um computador e um ecrã interativo de 74'' em cada sala. Nas bibliotecas existem seis computadores. Há também três computadores para uso dos professores nas escolas. Há um computador para a coordenação de estabelecimento em cada uma das escolas. As bibliotecas das duas escolas estão equipadas com um projetor de ultra-curta distância e na EB do Alto de Rodes existe um destes equipamentos no polivalente (Programa Escola Digital, tranche 2). Há ainda vinte e sete tablets adquiridos pelo Agrupamento, embora estejam já obsloletos.
O Agrupamento adquiriu em agosto de 2020, com financiamento da Câmara Municipal de Faro, quarenta e oito computadores portáteis: vinte e quatro encontram-se na escola sede e existem doze em cada uma das escolas do primeiro ciclo.
Estão distribuídas quinze horas semanais pelos elementos da equipa PADDE, sendo algumas delas utilizadas para a gestão/manutenção do sistema informático na Escola Sede.
Há um contrato com uma empresa privada para gestão/manutenção do sistema informático na Escola Sede.
Nas escolas do 1.º Ciclo os sistemas informáticos são geridos pelos técnicos da autarquia.
O Sistema de Informação à Gestão
Os sistemas de informação à gestão integram as seguintes plataformas e aplicações:
Conta Google Suite for Education;
Correio eletrónico institucional;
Página eletrónica do Agrupamento;
E360;
GIAE (Multiusos, Gestor, Portaria, Refeitório, POS, Quiosque; GIAE Online, MAWAY, ;
GPV;
CONTAB;
SASE;
Moodle;
RBE;
Plataforma Eletrónica das Matrículas;
Plataforma SIGO;
Plataforma SIGA;
Plataforma Escola Digital;
...
O Pessoal Docente
Até ao dia 21/05/2023 registou-se um total de 17 docentes que realizaram Oficinas de Formação de Capacitação Digital: Nivel 1 - 10 docentes; Nível 2 - 6 docentes; Nível 3 - 1 docente.
São vários os professores que têm frequentado outras formações no âmbito das tecnologias digitais.
Os docentes utilizam com regularidade na sua prática letiva os kits tecnológicos da Escola Digital. Cada titular de turma e cada conselho de turma definiu um dia na semana em que as aulas decorreriam com o uso dos equipamentos informáticos.
Existe um número significativo de docentes que solicitam a realização de tarefas em ambiente exterior à sala de aula através das tecnologias digitais, sendo a Google Classroom a plataforma mais relevante.
Vários docentes recorrem com frequências às plataformas e recursos digitais para realizarem atividades de avaliação e para fornecer aos alunos o respetivo feedback.
O respeito pelos direitos de autor e, em particular, a fidedignidade da informação são temáticas pelas quais os docentes dos três ciclos revelam alguma preocupação, o que se reflete na sua prática e na ação/conhecimento dos alunos.
O Pessoal Não Docente
Os assistentes técnicos detêm conhecimentos relacionados com a utilização dos programas e plataformas específicas (GIAE/GPV/SASE/CONTAB, E360, plataforma das matrículas).
Assistentes operacionais utilizam a plataforma de gestão dos almoços no 1.º Ciclo (SIGA) e as aplicações do GIAE - POS (refeitório, bufete, papelaria) e Portaria.
O pessoal não docente tem competências digitais relacionadas com a utilização de correio eletrónico e de diversas redes sociais (Facebook, WhatsApp). A maior parte tem uma conta Google institucional.
Os Encarregados de Educação
A maior parte dos Encarregados de Educação tem correio eletrónico, através do qual comunica com a escola, com os diretores de turma/titulares de turma. Também usam várias plataformas das redes sociais.
Muitos utilizam o GIAE online para carregamento de cartões, consulta e marcação de refeições...
Ajudaram os seus educandos durante o ensino a distância, tendo algum domínio das plataformas de videoconferência e da Google Classroom, em especial os encarregados de Educação dos alunos do 1.º Ciclo.