Gastronomia do porto

Visitar o Distrito do Porto é apaixonar-se à primeira vista. Os casarões de granito enfeitiçam os turistas e encantam os moradores que não se cansam de contemplar as suaves colinas cheias de casas antigas. Vários Monumentos e Prédios históricos receberam o título de Património Mundial pela UNESCO, destacando-se a majestosa Sé e a Torre dos Clérigos, locais de intensa visitação turística. O Distrito é também conhecido pelas maravilhosas margens do Rio Douro, pano de fundo ideal para uma vida de deleites que pode ser desfrutada nos muitos museus, jardins, tascas e restaurantes, onde o prazer de comer é largamente apreciado. Mas para que tudo caia ainda melhor, dê uma volta às Caves do Vinho do Porto, conhecido mundialmente.

A gastronomia do Porto é abundante e de qualidade. Os diferentes estabelecimentos oferecem pratos típicos em mesas grandes e muito bem decoradas. Como sempre, os pratos à base de Bacalhau e Carnes destacam-se, e alguns dos mais procurados são o Cabrito Assado, o indispensável Caldo Verde, e o Bacalhua à Gomes de Sá. Presente em todos os restaurantes do Porto e obrigatório para qualquer turista da cidade é a tradicional Francesinha à moda do Porto, e as Tripas à moda do Porto, um legado culinário que dá orgulho aos moradores.


Molette

Molette famoso pela sua frescura e fofura, o pão do povo da cidade do Porto, alimento de todos sejam eles mais ou menos afortunados.

Reside na sua simplicidade uma história centenária.

O nome não sugere raízes portuguesas, mas foi na cidade do Porto, que um soldado francês de seu nome Reymond que por cá se deixou ficar, após as revoluções francesas, estabeleceu o seu negócio de restauração chamado Reimão, situado na rua de mesmo nome (Reimão) que hoje em dia se chama Avenida Rodrigues de Freitas.

Por lá pararam muitos célebres, de entre eles Camilo Castelo Branco, famoso escritor português. Mas de todos os céleres que lá pararam o mais célere será sempre o Molette, criado por Reymond e apreciado por tantos!

Disponível na grande maioria das padarias, pastelarias e cafés da cidade do Porto é fácil de encontrar perto de si, peça torrado ou normal, com ou sem manteiga ou mesmo com uma deliciosa geleia, acompanhado pelo nosso querido galão.

Molette um simples pedaço de história!


Francesinha

Por muitos considerado um dos pratos mais emblemáticos da cidade do Porto, nascido pelas mãos de Daniel David Silva, que depois de anos passados em França e já de volta ao Porto e a trabalhar no restaurante “Regaleira” se inspirou no famoso “Croque-Monsieur” para criar o prato tipicamente portuense a que hoje chamamos de Francesinha.

A sua confeção de baixo custo fez com que se tornasse acessível a todos de um modo geral, o que contribuiu para a sua reputação. Composta por duas fatias de pão torrado, bife de vaca, linguiça, salsicha fresca, mortadela e uma cobertura de fatias de queijo, não é tão pequena como o nome sugere?

No entanto é na frescura e qualidade dos ingredientes bem como no seu molho denso, rico e picante a gosto que reside o segredo.

E qualquer portuense sabe que deve ser servida com batatas-fritas palito e cerveja bem fresca!

Este é outro dos pratos fáceis de encontrar na cidade do Porto, os paladares são muito variáveis, bem como as composições no que toca a gostos há para todos, no entanto como portuenses que somos recomendamos que provem a original. A não perder!