Gastronomia de braga

A Cidade de Braga oferece a quem nos visita uma gastronomia riquíssima, suculenta e variada, segundo a tradição de várias gerações, com o bacalhau a assumir-se como o prato predileto. A diversidade da paisagem natural e as influências recebidas durante séculos de outras gentes, são elementos que explicam a multiplicidade das especialidades gastronómicas.

A arte da culinária em Braga é famosa, não só pela variedade de ementas, mas sobretudo pelo cuidado e frescura na sua confeção.

Por influência da religiosidade da cidade e assumindo-se uma contínua prática da Quaresma, cumpriam-se religiosamente os períodos de abstinência, levando à criação de multifacetadas formas de cozinhar o bacalhau.


Podemos dizer que a comida de Braga é bastante rica e variada. A gastronomia de Braga é igualmente considerada tradicional, uma vez que as suas receitas têm sido passadas de geração em geração, e o bacalhau tem se mantido um dos pratos preferidos dos bracarenses.

Um dos pratos mais conhecidos desta região é o bacalhau à Narcisa (Eusébia), conhecido por muitos por Bacalhau à Braga. 



Quando falamos da gastronomia de Braga também não podemos deixar de mencionar as Papas de Sarrabulho, Rojões à Minhota, Arroz de Pato à Moda de Braga e Arroz ‘Pica no Chão’. O famoso vinho da região também é uma excelente opção para acompanhar qualquer prato. A gastronomia de Braga recebeu várias influências durante séculos, sendo a religiosa a que foi ganhando mais destaque, principalmente nos doces conventuais.


DOCE TRADICIONAL DE BRAGA

É impossível olhar para um doce tradicional de Braga e não ficar com água na boca!

Desde sempre muito influenciada pelas ordens religiosas, Braga é sinónimo de doces conventuais, com ovos e açúcar. As diversas pastelarias servem de cenário por toda a cidade, muitas vezes conservando receitas com mais de 8 gerações de existência, escapando às modas e resistindo à extinção dos conventos de freiras na cidade. 

Agora cabe-lhe a si, a tarefa difícil, de eleger o melhor doce tradicional de Braga da seguinte lista: moletinhos, fidalguinhos, tíbias, viúvas, sameirinhos, pederneiras, paciências, suplícos, broinhas de Santo António, talassas e por aí fora.



Enraizada no coração da verdejante região do Minho, o Distrito de Braga é considerada um dos centros religiosos mais notáveis de Portugal, com muitas igrejas seculares e estátuas sacras. A Catedral da Sé é muito popular entre turistas e moradores, porém outras edificações e locais históricos atraem multidões todos os anos, como o Santuário do Bom Jesus do Monte e a colossal estátua de Nossa Senhora, sem esquecer evidentemente, o Castelo de Guimarães. Historicamente falando, Guimarães é uma das cidades mais importantes de Portugal, o seu centro histórico foi classificado Património Cultural da Humanidade. As ruas e monumentos deste Distrito respiram história, mas se você acha que só de passado vivem os habitantes, engana-se. A Universidade, bares e festas sempre animam essa terra milenar e os modernos restaurantes fascinam os paladares com a tradicional gastronomia.