Gastronomia de Coimbra

Chanfana

A chanfana é um prato de origem popular tradicional de Portugal. É um prato à base de carne de cabra, tradicionalmente já velha, assada dentro de caçoilas de barro preto em fornos a lenha, mergulhada em vinho tinto, alho, folhas de louro, pimenta, colorau e sal.

Arroz de lampreia

Em Portugal, a lampreia é comida sobretudo em arroz de lampreia, com uma confecção próxima da cabidela, e à bordalesa, um guisado normalmente acompanhado de arroz. A lampreia é comida de finais de Janeiro a meados de Abril.

Sobremesas

Pastel de Tentúgal

O Pastel de Tentúgal é um doce conventual típico de Portugal, criado pelas freiras carmelitas do Carmelo de Tentúgal e confeccionado desde os finais do século XIX. Este doce foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.

Pão de Deus ( Arrufanda )

O pão de Deus, além de ser único, é uma delícia de lanche a ser apreciada a qualquer hora do dia: Do pequeno almoço à ceia. Você pode comer este pão com ou sem recheio – mas ainda sugiro que você experimente com fiambre e queijo ou com uma geleia. O pão de Deus também é conhecido como Estaladinho ou Arrufada, dependendo da região. Todavia, nem sempre a Arrufada corresponde ao Pão de Deus, que tem como característica a cobertura de coco, levando elas somente o açúcar.