27 de janeiro 

Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto

Isabel Hahn

Chéquia

No dia 27 de janeiro, data da libertação do campo de Auschwitz-Birkenau, assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia foi implementado pela Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.

O objetivo é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas, mas também alertar para a necessidade de combater o antissemitismo com a tolerância, dignidade, liberdade e igualdade, valores que estão na essência da Constituição Portuguesa.

É uma ocasião para recordar um dos maiores atos de violência da história moderna e para recordar as vítimas: judeus, ciganos, outras minorias étnicas ou religiosas, homossexuais, pessoas com deficiência física ou mental e opositores políticos.

É também o dia de lembrar aqueles que se colocaram em perigo para salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Os diplomatas portugueses Aristides de Sousa Mendes ou Carlos Sampaio Garrido, são um exemplo.

Num mundo cada vez mais confrontado com desafios prementes como a propagação do radicalismo ou da desinformação, urge defender uma ordem global sustentada pelos princípios da paz, cooperação, diálogo e respeito pelos direitos humanos.


Evocar o passado, prevenir o futuro.

No dia 26, o Clube Europeu, com a colaboração da Biblioteca Escolar, promoveu uma sessão de cinema com o o filme "Os Últimos Dias", um documentário, vencedor dos Óscares, que relata as histórias perturbadoras de cinco judeus húngaros que viveram os terrores do Holocausto e do regime de Hitler.  A introdução ao tema foi feita pela professora bibliotecária que leu excertos do livro "Se isto é um homem" de Primo Levi.

Exposições diversas