O Cedro da Igreja de Runa, no concelho de Torres Vedras, foi considerada, em 2025, a Árvore do Ano de Portugal. Com 75 anos, foi plantado no início da década de 1950 por Alfredo Cunha, funcionário da junta de freguesia. Agora, chegou a altura de representar o País na Europa.
No concurso nacional, foi a única candidatura da região Oeste a chegar à final, ficando à frente da árvore-da-borracha da Austrália, de Ponta Delgada, que conseguiu o segundo lugar, e da canforeira de Bencanta, em Coimbra, que alcançou a terceira posição.
O cedro está agora a concurso para Árvore Europeia do Ano. A votação online decorre de 2 a 22 de fevereiro. Cada pessoa deve votar em duas árvores e, no final, é necessário confirmar o voto no email.
Caros Professores e Alunos,
Estamos a aproximar-nos do fim do prazo de inscrição no Seminário Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), que terá lugar em Águeda nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março.
Este seminário é aberto a professores e alunos, e constitui uma excelente oportunidade para:
Conhecer melhor o Programa JRA,
Rever colegas e fazer novas amizades,
Participar em oficinas e atividades práticas,
E preparar a participação nas Missões JRA previstas para este ano, nomeadamente:
Missão Internacional em Pombal – Férias da Páscoa
JRA no Rock in Rio Lisboa.
A inscrição é gratuita, sendo que a alimentação e dormida são asseguradas pela organização.
Esta atividade é aberta a todas as escolas inscritas nos Programas Eco-Escolas ou JRA, e podem participar alunos a partir dos 11 anos.
Inscrições até 6 de fevereiro. Inscrição aqui.
Mais informações sobre o seminário.
O Coordenador do Projeto Eco-Escolas
No âmbito do programa Eco-Escolas da ABAAE, as Brigadas Verdes são grupos de alunos e professores responsáveis por:
Monitorizar os consumos de água e energia na escola.
Garantir a correta separação do lixo nos ecopontos escolares.
Cuidar da horta biológica ou do jardim da escola.
O Coordenador do Projeto Eco-Escolas
Caros amigos do ambiente: Já temos Brigada Verde!
A nossa Brigada Verde na Escola Básica da Rainha Santa Isabel é formada pelos seguintes alunos:
Abdullah Nursi, n.º 1 do 5.º A;
João André Santos, n.º 7 do 5.º A;
Maxim Smars, n.º 11 do 5.º A;
Santiago José Reis, n.º 16 do 5.º A;
Guilherme Seco Carnim, n.º 9 do 6.º E;
Santiago Rafael Cardoso, n.º 20 do 7.º A;
Duarte Cação, n.º 22 do 7.º C.
Estamosdisponíveis para receber mais elementos nesta equipa!
O Dia Mundial da Educação Ambiental celebra-se a 26 de janeiro.Esta data foi instituída pela UNESCO para promover a consciencialização sobre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável através do conhecimento e da mudança de atitudes. A celebração serve para reforçar a importância de ações coletivas para um futuro mais verde e sustentável.
O Desafio que propomos para esta data é a elaboração de um cartaz alusivo à comemoração desta data importante.
Prazo: O teu cartaz em formato papel e/digital deve ser entregue até ao dia 2/2/2026 a qualquer professor do Projeto Eco-Escolas ou, mesmo, ao teu professor de Ciências Naturais.
Bom trabalho!
Que vença o melhor!
A equipa do Eco-Escolas
Caros amigos:
A Equipa do Eco-Escolas vem desejar a todos os nossos alunos, funcionários, professores, elementos da nossa Comunidade Educativa um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo de 2026.
Muita PAZ e ALEGRIA para todos.
Adelaide Carvalho
Paula Pinto Costa
João Serôdio
No dia 17/12/2025, pelas 14h e 30 minutos, na sala B6, vai realizar-se o 1.º Conselho Eco - Escolas na Escola Básica Rainha Santa Isabel. Os pontos a tratar serão os seguintes:
1.Apresentação dos Conselheiros;
2.Objetivos e finalidades do Programa Eco-Escolas;
3.Metodologia subjacente às atividades;
4.Linhas orientadoras do plano de ação para as atividades e projetos relacionados com a educação ambiental e temas a desenvolver;
5.Informações.
O Coordenador
Decorreu hoje, dia 17 de dezembro, pelas 10 horas e 15 minutos, na Escola Básica Rainha Santa Isabel, a cerimónia do hastear da Bandeira Verde do Eco - Escolas na presença de muitos elementos da nossa comunidade educativa.
O momento representou o corolário do trabalho no âmbito do Projeto Eco-Escolas desenvolvido pelos nossos jovens ao longo do ano letivo 2024/25 .
O nosso Muito Obrigado a todos.
O Coordenador
Dia 25 de Novembro decorreu o II Encontro Eco-Escolas estiveram presentes representantes de todos os níveis de ensino, bem acolhidos, pelo Dr. António Martins, Dr. Pedro Oliveira e Dr. José Raposo.
Agradeceram o trabalho realizado com o esforço de todos, na educação, no sentido de educar a reciclar, e na implementação das hortas biológicas.
Há necessidade de reduzir, reduzir, reduzir … cada tonelada de lixo tem um custo de cem euros no aterro sanitário.
Pretende-se aumentar a taxa de reciclagem até 2030. Vamos conseguir!
Caros amigos ambientalistas:
Temos uma nova equipa. Este ano temos três pessoas com quem podem trocar ideias sobre os assuntos da sustentabilidade.
Equipa:
João Serôdio, Adelaide Isabel Carvalho e Paula Pinto Costa.
Temos muitos amigos interessados em colaborar. Novo ano, novos desafios.
Todos são bem-vindos.
Sempre que quiserem podem contatar-nos pelo nosso email: eco.escolas@aersi.net
A equipa.
Decorreu hoje, 13 de junho de 2025, pelas 10h15m a cerimónia do içar da Bandeira do Eco-Escolas. A cerimónia juntou os elementos da comunidade educativa que quiseram juntar à iniciativa. Contámos com a interpretação pelas turmas do 5.º E e do 6.º F, orientadas pelo docente Luís Borges, de um breve trecho musical intitulado "Preservar a Natureza". Compareceram ao ato os responsáveis da autarquia, o Dr. Pedro Machado e o Dr. António Martins. Os nossos sinceros agradecimentos a todos os elementos da comunidade educativa que colaboraram conosco este ano letivo.
Depois de uma fase inicial em que os alunos das turmas foram convidados a participar com as suas ideias temos agora que proceder à seleção das 6 melhores.
O Concurso Nacional Eco-Código pretende promover a participação e a criatividade dos estudantes envolvidos no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno.
A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar.
Podes participar aqui: Concurso de frases para o Póster Eco-Código
O grupo dos alunos do 7.º B da EBRSI, Duarte, Manuel Xavier, Francisco, David e Daler na divulgação do projeto selecionado para o Concurso do Eco - Escolas "O Mar começa Aqui" (12/6/2025).
O grupo dos alunos do 7.º B da EBRSI, da EBRSI, Camila, Érica, Juliana, Ariana, e Carlos, na divulgação do projeto selecionado para o Concurso do Eco - Escolas "O Mar começa Aqui" (12/6/2025).
O grupo dos alunos do 7.º B da EBRSI, Awais, Daniel, Samuel, Margarida e Mariana, na divulgação do projeto selecionado para o Concurso do Eco - Escolas "O Mar começa Aqui". (12/6/2025).
O grupo dos alunos do 7.º B da EBRSI, Alice, Alícia, Benedita, Constança e Rodrigo, na divulgação do projeto selecionado para o Concurso do Eco - Escolas "O Mar começa Aqui" (12/6/2025).
Hoje, 6 de Junho, este foi o trabalho mais conseguido e que o rodado dos carros não conseguiu apagar. Ficou muito bonito. Para a próxima semana teremos a fixação com as cores definitivas. Muitos parabéns ao grupo das alunas: Iris Vilas, Miriam, Mara, Marta, Matilde e Iasmin.
O 7.º C da EBRSI na divulgação do projeto selecionado para o Concurso do Eco - Escolas "O Mar começa Aqui". Grupo: Iris Vilas, Miriam, Mara, Marta, Matilde e Iasmin (6/6/2025).
O 7.º C da EBRSI na divulgação do projeto selecionado para o Concurso do Eco - Escolas " O Mar começa Aqui". Grupo: Anabela, Inês e Íris Santos (6/6/2025).
O 7.º C da EBRSI na divulgação do projeto selecionado para o Concurso do Eco - Escolas " O Mar começa Aqui". Grupo: Francisco Costa, João Neves, Joel, Rodrigo e Santiago (6/6/2025).
O 7.º C da EBRSI na divulgação do projeto selecionado para o Concurso do Eco - Escolas " O Mar começa Aqui". Grupo: Afonso Cardoso, Afonso Costa, Henrique, João Soares e Tomás Sousa (6/6/2025).
Desenho feito pelo aluno João Silva, n.º 11 do 5.º E, com a história da viagem da água da chuva desde a sarjeta até ao rio Mondego e daí até ao mar na Figueira da Foz. Foi feito num dia chuvoso em que ele estava na Biblioteca da Escola. A ideia nasceu e ganhou asas.
No dia 30 de Maio de 2025 foi escolhido no decurso da 3.ª reunião do Conselho Eco-Escolas o nosso novo símbolo. É muito bonito e teve origem num projeto apresentado por um aluno nosso, o Manuel Dimbo Forte, n.º 15 do 5.º C. Os nossos sinceros parabéns pela ideia.
O âmbito do projeto “+ClimAgir” é a sensibilização para a questão das alterações climáticas.Este projeto da CIM Região de Coimbra é financiado pelo Fundo ambiental, e inserido na Estratégia Nacional de Educação Ambiental. Contámos com a presença do eng. Daniel Robalo na realização das palestras e foram plantadas duas oliveiras no nosso recinto escolar. Está dado mais um passo na luta contra as alterações climáticas que foi, precisamente, o tema das sessões realizadas durante o dia de hoje que envolveram todas as turmas do 6.º ano de escolaridade.
Poderão consultar o site do Climagir aqui:
https://climagir.cim-regiaodecoimbra.pt/
e a respetiva página do Facebook também está aí em baixo:
https://www.facebook.com/climagir/?locale=pt_PT
Jovem amigo do ambiente: o nosso Eco-Código precisa de ser renovado.Aceitamos propostas de renovação!
A equipa Eco-Escolas da EB da Rainha Santa Isabel - Coimbra e todos os elementos do Conselho Eco-Escolas desejam uma Páscoa Muito Feliz a toda a comunidade educativa. Muita Saúde e Paz para todos vós. Bem hajam.
Turma do 7.º B em visita a 27 de Março
Fósseis de trilobites | Exposição/Feira dos Minerais
Turma do 7.º B em visita a 27 de Março
Jóias e adereços feitas com minerais | Exposição/Feira
Está a decorrer hoje e amanhã a Feira dos Minerais e Fósseis na Escola Básica da Rainha Santa Isabel (Coimbra). A Exposição/Feira estará patente à comunidade educativa durante este dois dias entre as 9h30m e as 17h30m, no decurso dos quais os alunos e respetivos professores poderão deslocar-se ao local e ouvir as pequenas palestras proferidas pelo responsável pela Aventurina - Minerais e Fósseis, o geólogo Isaías Ferreira. Estas ações são vocacionadas especialmente para os alunos que visitarem esta exposição que deverá ser agendada preferencialmente junto dos respetivos diretores de turma e/ou professores de Ciências Naturais.
No dia 21 de março, assinala-se na Escola Básica da Rainha Santa Isabel o Dia Internacional das Florestas com um conjunto de iniciativas que irão decorrer de 18 a 21 de março, dentro e fora da sala de aula. Foi implementado através da resolução 67/200 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 21 de dezembro de 2012.
O tema para 2025 é «Celebrar as florestas e os alimentos». Pretende celebrar o papel fundamental das florestas na segurança alimentar, na nutrição e nos meios de subsistência. Para além de fornecerem alimentos, combustíveis, rendimentos e emprego, as florestas apoiam a fertilidade dos solos, protegem os recursos hídricos e oferecem habitats para a biodiversidade, incluindo polinizadores vitais. São essenciais para a sobrevivência das comunidades dependentes da floresta, em particular dos povos indígenas, e contribuem para a atenuação das alterações climáticas através do armazenamento de carbono.
Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-das-florestas
Foi concluída na 6.ª feira da semana passada (14 de Março), a Auditoria Ambiental na Escola Básica da Rainha Santa Isabel. Foram recolhidas 98 respostas ao inquérito de Auditoria Ambiental, o que representa uma taxa de participação de 18,1%. o que representa o alcance pleno dos objetivos traçados quando foi lançada. A Média dos inquéritos foi de 53,15% e um Índice Ação Climática obtido foi de 52,61%. Os resultados recolhidos permitem-nos ter uma maior segurança na elaboração do nosso Plano de Ação cujas linhas gerais serão apresentadas na próxima reunião do Conselho Eco-Escolas a 26/3/2025, pelas 14h30m.
Realizou-se no dia 13 de março, pelas 12 horas, na Biblioteca da Escola Básica da Rainha Santa Isabel (Pedrulha) uma Ação de sensibilização pela Goldenergy junto da turma do 6.º D, com intuito de transmitir os valores de sustentabilidade, com intuito de transmitir os valores de sustentabilidade, reciclagem e preservação do nosso meio ambiente. Foi feita uma pequena apresentação, realizaram-se alguns jogos e terminou-se com a entrega de diplomas e brindes. A ação teve uma duração de uma hora e meia.
A Goldenergy é uma empresa que nasceu em Portugal, sediada em Vila Real, que se dedica à comercialização de energia, com eletricidade de origem 100% renovável, tendo vindo ao longo dos tempos a promover os seus valores de sustentabilidade e de garantia de comercialização de eletricidade 100% verde, tendo vindo a desenvolver junto das escolas de diversas localidades ações de sensibilização junto da população mais jovem por forma a sensibilizá-los cada vez mais para a necessidade de preservarmos o nosso planeta. Foi desta forma muito interessante que a Goldenergy veio partilhar os seus valores com os nossos alunos. Os nossos agradecimentos pela vossa presença.
O 1.º Conselho já reuniu no passado dia 7/2/2025 com os seguintes pontos na agenda: Apresentação dos conselheiros, objetivos e finalidades do Programa Eco-Escolas, Metodologia subjacente às atividades, linhas orientadoras do plano de ação para as atividades e projetos relacionados com a educação ambiental e temas a desenvolver e Informações. Esta primeira reunião foi muito importante para nos conhecermos melhor e podermos comunicar mais facilmente. Pudemos contar com alguns jovens verdadeiramente entusiasmados. Os nossos sinceros agradecimentos pela vossa presença.
um "router" individual;
um contentor de reciclagem em cada lado dos blocos;
aulas digitais;
trocar as luzes das salas de aula.
recolha de ideias por Duarte Cação, 6.º B
A Brigada Verde é uma equipa de alunos que promove a sensibilização ambiental e a limpeza dos espaços vedes da Escola.