Ao longo de todo o mês de dezembro o nosso Natal foi assim mesmo, recheado de atividades divertidas e ecológicas.
Os alunos da EB1/JI de Trouxemil participaram com grande entusiasmo na atividade Natal Ecológico, uma iniciativa promovida pela União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, que teve como objetivo sensibilizar para a importância da sustentabilidade e da criatividade na época natalícia.
Com dedicação, trabalho em equipa e espírito união, os alunos deram vida à rotunda da freguesia, criando decorações com materiais reciclados e demonstrando que é possível celebrar o Natal de forma mais consciente e amiga do ambiente.
A participação dos alunos, pais, assistentes operacionais e professoras foi exemplar e resultou num espaço bonito, colorido e cheio de significado.
Parabéns a todos os envolvidos pelo empenho, pela imaginação e pelo contributo para uma comunidade mais sustentável.
A Biblioteca da Escola EB/3 Rainha Santa Isabel convida todos à partilha do espírito natalício.
Objetivo: sensibilizar para a importância da sustentabilidade e da criatividade na época natalícia, sem nos descuidarmos de uma boa leitura.
Hoje celebrámos o Dia Mundial do Animal (4/10/2025) com uma atividade muito especial e educativa!
Recebemos a visita da Clínica OneVet de Santa Apolónia, que dinamizou uma palestra interativa sobre o bem-estar animal, os cuidados a ter com os nossos animais de estimação e a importância do respeito por todas as espécies.
Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de se tornarem "veterinários por um dia", participando ativamente em atividades práticas, que os ajudaram a compreender melhor o trabalho dos profissionais que cuidam dos animais.
Foi um momento muito enriquecedor, que despertou a curiosidade, empatia e sentido de responsabilidade das crianças.
Agradecemos à equipa da OneVet pela presença e pelo carinho com que prepararam esta iniciativa.
No âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, os nossos alunos realizaram uma atividade muito especial dedicada à importância de uma alimentação saudável.
Construímos em conjunto uma pirâmide alimentar, onde explorámos os diferentes grupos de alimentos e falámos sobre os seus benefícios para a saúde. Para concluir a atividade, realizámos uma deliciosa e saudável confeção de smoothies, preparados com frutas frescas e naturais — um verdadeiro sucesso entre os nossos pequenos cozinheiros!
Foi um momento divertido, educativo e saboroso, que ajudou as crianças a compreender melhor como fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
Seguindo a Estratégia Nacional de Educação Ambiental
na recuperação dos espaços verdes na área limítrofe da escola, em articulação com a Autarquia e Agrupamento de Escuteiros, sensibilizamos
a participação dos alunos e dos Encarregados de Educação na atividade do dia Nacional do Mar, limpar a Ribeira, a realizar dia 15 de Novembro.
Início da atividade às 09:15 horas, na sede do Agrupamento de Escuteiros, em Santa Apolónia e seu término por volta das 12:30 horas.
Os participantes devem levar água e o seu lanche da manhã.
A atividade a realizar no dia 15 de Novembro foi adiada para o dia 22 devido às previsões de mau tempo.
Com mais de 100 municípios e 400 escolas da rede Eco-Escolas a participar no Projeto “O mar começa aqui”, chegou o momento da validação das imagens e da execução da pintura das sarjetas.
Estamos na fase da execução das pinturas, recorrendo aos materiais fornecidos pelo município. Recomendamos que as pinturas aconteçam no Dia dos Oceanos (8 de junho) ou nessa semana. Contudo, caso se verifique que tal não é possível, então a pintura poderá ocorrer quando a(s) escola(s) envolvidas, em articulação com a autarquia, o decidirem fazer. Relembramos que a pintura deverá conter os logótipos do Projeto “O mar começa aqui” e do Programa Eco-Escolas.
A pintura final já foi divulgada. Relembramos que um dos objetivos centrais é precisamente comunicar e divulgar o projeto, junto da comunidade escolar e famílias, recorrendo a todos os meios possíveis, nomeadamente boletins, jornais locais, página web da autarquia, página web da escola e respetivas redes sociais.
Para participarem no concurso, a nossa Escola já submeteu as imagens e a Câmara Municipal já nos disponibilizou as tintas para o efeito.
Poderás dirigir-te ao Eco-Escolas.
O Coordenador
Porquê esta brigada | objetivo
A participação na recolha e análise de dados de consumo que permitam analisar o impacto das ações do Eco-Escolas na escola é uma tarefa de grande importância para a validação interna e externa da eficácia do Programa.
Propõe-se por isso, a criação em cada Eco-Escola desta “Brigada da Monitorização” (que integra conceito “Brigada Verde” – mais abrangente), a qual deverá ser composta pelos elementos que o Conselho Eco-Escolas entender (preferencialmente alunos).
Os registos dos consumos deverão ser realizados pelos alunos “Brigada Verde” preferencialmente através da leitura do contador mas também se possível através da análise das faturas. Em casos em que os alunos não possuam capacidade ou possibilidade para efetuar estes registos poderão ser elementos do Conselho Eco-Escolas incluindo os coordenadores.
Como participar
Registar os consumos de água e energia pelo menos uma vez por mês.
Introduzir esses valores na plataforma Eco-Escolas (duas fases para colocação de registos – Ficha de Acompanhamento e/ou Galardão).
Documentos de apoio
Imprima estas folhas para registar as leituras dos contadores:
Se quiser ter uma previsão dos valores em kW/h e m3, pode usar esta calculadora.
Cálculo de consumos de energia e água nas escolas.