Distinção entre Literacia da Informação e Literacia dos Media
Enquanto a Literacia da Informação se foca no modo como a informação é pesquisada, avaliada e usada, Literacia dos Media foca-se na natureza dos diferentes meios de comunicação e nos modos como as mensagens são construídas e interpretadas.
Na Literacia da Informação dá-se atenção ao CONTEÚDO da mensagem.
Na Literacia dos Media dá-se atenção aos PROCESSOS da mensagem mediática.
DEFINIÇÃO
“refere-se às competências, aos conhecimentos e à compreensão que permitem aos cidadãos utilizar os meios de comunicação social de forma eficaz e segura. A fim de que os cidadãos possam aceder à informação e utilizem, analisem de forma critica e criem conteúdos mediáticos de forma responsável e segura, deverão possuir elevadas competências de literacia mediática”
(Referencial de Educação para os Media – 2023)
Literacia Mediática não é só uma questão de saber como usar determinados dispositivos, seja para aceder aos media ou para criar mensagens. Deve também implicar uma compreensão crítica aprofundada sobre o modo como os media funcionam, como comunicam, como representam o mundo e como são produzidos e usados. Compreender hoje os media requer reconhecer a complexidade das formas modernas do 'capitalismo digital’.
(David Buckingham, The Media Manifesto, 2019, p. 3
TEMAS
Media, informação e atualidade;
Tipos e linguagens dos media;
Acesso, usos e práticas mediáticas;
Criação, produção e participação;
Liberdade e ética;
Ficção e entretenimento;
Propaganda, publicidade e marcas;
Empresas e profissionais
FONTES
Fonte primordial para organizar a promoção da Literacia dos Media nas escolas portuguesas.
Ebook de grande interesse para preparar sessões práticas no âmbito de Literacia dos Media.
Sessão 1: Introdução ao jornalismo e à leitura de conteúdos jornalísticos. A responsabilidade na informação
Sessão 2: Revista de imprensa: Comparação de fontes de informação e perspetivas
Sessão 3: Leituras críticas: jornalismo vs. informação nas redes sociais
Sessão 4: O jornalismo e a inteligência artificial
Sessão 5: Identificação e análise de desinformação
Sessão 6: Reflexão crítica e papel dos media na democracia / 7 Dias com os Média