Bolonha (2)

6.ª Mobilidade - Bolonha

Integrating ICT and new Technologies into Teaching and Education 

Vivemos num mundo em que a tecnologia tem evoluído a um ritmo alucinante. De facto, a Humanidade viveu mais de três milénios com um sistema alfabético como instrumento de comunicação, que se veio a enriquecer no século XVI com a introdução da imprensa. No entanto, em apenas um século viu-se enriquecida com o telégrafo, o telefone, a rádio, a televisão, o computador, enfim uma panóplia de objetos tecnológicos que vieram revolucionar profundamente a nossa sociedade e a forma como vivemos e trabalhamos.

Como é evidente, a escola não pode ficar imune e ignorar esta evolução. A integração das tecnologias na educação é indispensável para que os alunos, que se encontram num processo de educação e formação, conheçam e dominem as diferentes abordagens e potencialidades da tecnologia, de forma a que lhes permita enfrentar os desafios de uma sociedade que acelera na era digital, como nunca antes aconteceu.

A tecnologia tem vindo a ser integrada na educação como um meio, por forma a que as escolas disponham de mais ferramentas para explorar novas metodologias inovadoras. Através do acesso a novos conteúdos e plataformas, as escolas podem aprofundar a diferenciação pedagógica e assegurar a inclusão de cada aluno, respondendo, de forma mais eficaz, ao contexto ou às necessidades especiais de cada um.

Deste modo, a formação de professores nesta área assume um papel importante, na medida em que, se o docente tiver uma formação que lhe permita utilizar estes equipamentos, melhor saberá rentabilizá-los na sua prática educativa.

Foi neste pressuposto que três docentes do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, Albertina Rodrigues, Margarida Figueiredo e Maria Teresa Rocha, participaram no curso “Integrating ICT and new Technologies into Teaching and Education”, promovido pelo projeto Erasmus, que decorreu em Bolonha, Itália, de 6 a 13 de maio.

Para além da aprendizagem de softwares inovadores e da criação de conteúdos informáticos a integrar na prática letiva, este curso possibilitou a partilha de experiências com docentes da Grécia, Sérvia, Bélgica e Espanha e o conhecimento da vastíssima cultura italiana.

Este curso veio integrar o esforço realizado pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades na modernização e na promoção de práticas que visam um ensino de qualidade centrado nos alunos e nas exigências do mundo de hoje.

Material-20230621T063043Z-001.zip