Atividades

Atividade de disseminação 1

Viajamos, não para mudar o nosso lugar, mas as nossas ideias.

Foi com este pensamento que no dia 12 de julho, um grupo de 50 professores juntou-se para conversar acerca das duas mobilidades já realizadas no âmbito do projeto TIC. Foram duas horas em que o verbo latino docere fez sentido, pois significava para os romanos aprender e ensinar e foi assim mesmo…

Num anfiteatro de uma escola, a Nossa Escola, durante um momento, todos quiseram saber como era a de Bolonha, Itália e a de Joensuu, Finlândia. Percebidas as diferenças, encontradas as motivações, os docentes saíram dos seus afazeres rotineiros e sabiamente executados e quiseram dialogar e, desta vontade, só pode sair melhor escola.

Das apresentações, ficou o sentimento que há sempre algo a aprender e que os nossos Dédalos, que habitam cada canto das nossas escolas, merecem a nossa atenção e esforço, só porque são, simplesmente, o futuro. No final da sessão de disseminação, ficou, também, a vontade de voltar a viajar para continuar a mudar ideias.

Obrigada professores!

Apresentação edite e rita.ppt

ErasmusDays 20-21

Há dias que acordamos e os nossos propósitos são maiores. Este dia foi um deles, o dia que desejávamos celebrar a aprendizagem em comum e em movimento. Estava, a propósito, um dia de sol e a tela feita de um lençol com história, foi preenchida com novas histórias feitas de vontade, de esperança e de energia colocada em cada pincelada saída da mão de quem tem o futuro nas mãos. As mãos, essas, ofereceram um novo colorido à nossa escola que sorriu, juntamente com o sol. Queríamos que a nossa escola conhecesse o ânimo que colocamos no nosso projeto, que queremos que seja, depois, de todos. Que lindo dia este, o dia do Erasmus Days.

Dra. Fátima Almeida

No dia 14 de outubro de 2020, os docentes da escola de Oliveira de Frades iniciaram um trajeto de partilha. A primeira pedra foi a comunhão de experiências com outros docentes de outra escola que têm o mesmo sonho e caminho, Agrupamento de Nelas com a professora Fátima Almeida.

Obrigada, aprendemos tanto! Que os trajetos não se fazem de uma vez só, que as pedras existem, a nossa tarefa será contorná-las e que não estaremos sozinhos. Atrás vêm uns, à frente estarão outros, mas ficamos com a certeza que vale a pena.  Foi uma tarde magnífica e sentimos, no final, o nosso ânimo cresce e orgulhosos da nossa coragem de fazer mudanças na nossa rotina.

Uma escola é repleta de criatividade, basta acionar o gatinho. E foi o que fizemos. Lançamos o repto aos alunos para criarem o logótipo do nosso projeto e as imagens falam por si. Convidamos o professor José Carlos Nogueira a fazer um workshop, convite aceite sem hesitação, no qual conduziria os alunos pelas redes de pesca das cores, ilusões e sonhos. O workshop decorreu online, face às vicissitudes do momento, mas nem por isso o resultado ficou comprometido, apenas os afetos. Então, as folhas cobriram-se de ideias, de formas e a exposição nasceu. Os participantes ficaram felizes por terem sido apanhados nas malhas de tais redes e a vencedora, Tatiana Gonçalves, feliz, porque o seu adeus à escola ficou gravado na sala que tantas vezes a acolheu.

“Um por todos, todos por um” é um lema que se ajusta muito bem ao curso de Inglês dinamizado no âmbito do Projeto Erasmus. Cada um na busca de saber melhor para, em equipa, mais tarde, conseguir compreender melhor as mensagens do mundo da educação.  Duas vezes por semana, ao longo de vários meses, este grupo procura aperfeiçoar a língua Inglesa para que a comunicação dentro do projeto que deu motivo ao presente site, seja mais fluída e assertiva. Há nesta preparação o entusiasmo de quem acredita que está no caminho certo e o professor é o lampião neste caminho. Vamos crescendo, e haja o que houver, esse crescimento fica em cada um de nós.

ErasmusDays 21-22


Passou um ano desde que celebramos o nosso primeiro Erasmus Days, um ano em que tivemos a oportunidade de conhecer melhor as dinâmicas envolvidas e perceber que o entusiasmo inicial não foi ofuscado pela responsabilidade que um projeto desta dimensão, forçosamente, exige.

Desta vez, para celebrar este dia, escolhemos propor aos nossos alunos que rodassem o globo e escolhessem um país que fizesse parte do nosso projeto. Daí, partiriam, tal Vasco da Gama, na busca de melhor conhecer o país selecionado pela razão, para ser amado pelo coração. O pano? as velas das novas caravelas no século XXI; os puzzles e os QR Code? Os mapas das novas aventuras; a alegria, essa é do velho espírito aventureiro.

Foi mais um dia em que celebramos o espírito aventureiro daqueles que acreditam que a base da sociedade ainda é a escola e que aprendemos todos juntos na casa comum que é a Europa.

Sessão de esclarecimento Agência Nacional


Sempre que nos juntamos para aprender, crescemos na nossa humanidade e aprendemos a conhecer quer o nosso lugar na jornada da aprendizagem, quer as pessoas que nos envolvem. Foi assim em mais uma sessão de esclarecimento da Agência Nacional de Erasmus que se realizou no dia 13 de outubro, orientada pela Dr.ª Vera Caeiro, coordenadora do nosso projeto. Tiramos as nossas dúvidas e ainda tivemos tempo para partilhar as nossas atividades, quer passadas, quer futuras e ficamos com vontade de ter mais dúvidas, porque é bom conversar com pessoas tão motivadas e experientes. Obrigada Dr.ª Vera Caeiro.


2.ª Reunião Geral de Monitorização Online 

No dia 10 de novembro, usufruímos de mais um follow-up bastante enriquecedor. Esta 2.ª Reunião Geral de Monitorização Online para os projetos KA101 fez jus à frase de Leonardo Da VInci  que acompanha cada email desta equipa  “ Aprender é a única coisa da qual a mente nunca se cansa, nunca tem medo  e nunca se arrepende.” Não almejamos a ser tão extraordinários  como Leonardo Da  Vinci, mas com as sábias  e reconfortantes palavras da Dr.ª Vera Caeiro, vamos fazer muito melhor.

Cartazes

De forma a promover, divulgar e cativar a comunidade escolar para o projeto e para as mobilidades foram elaborados, por alunos, diversos cartazes que serão expostos em diferentes locais da sede do Agrupamento.

Ficam as imagens...

ErasmusDays 22-23

 

Às vezes temos que ir longe, outras muito perto. Mas a caminhada é que importa.

No dia 13 de outubro ligamos o computador, fizemos rotinas no meet e encontramos rostos que abraçaram o projeto Erasmus e por isso já eram amigos. Também o eram porque nos fizeram lembrar os nossos há precisamente um ano atrás, rostos com medos, dúvidas e desejos que tudo corresse bem, porque acima de tudo não queremos desiludir a nossa escola.

É bom podermos ajudar, tal como nos fizeram e poder confirmar sempre que nada se faz tão bem sem a partilha. Estivemos durante duas horas em vídeo conferência com colegas do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique de Viseu que, tal como nós, abraçaram o ideal europeu de construir uma rede de professores e escolas que sabem usar as novas tecnologias ao serviço de métodos de ensino inovadores, baseado numa partilha e transferência de boas práticas no ambiente da Escola e do desenvolvimento escolar.

Obrigada aos colegas do Agrupamento Infante D. Henrique pelos sorrisos finais e foi com grande satisfação que observamos o vosso envolvimento entusiasta e da direção da vossa escola.

Até breve, em qualquer Escola europeia!


Depois, partimos para a biblioteca e aí incentivamos os nossos alunos a aprender um pouco mais acerca do desperdício alimentar. Tema para voltar em outro dia, porque há muito a aprender e eles têm segredos , muitos segredos e truques que as mães lhes ensinaram e podemos também aprender muito com estes jovens que acreditam num planeta menos doente.


Atividade de disseminação 2

O nosso projeto terminou a segunda fase. A primeira foi organizá-lo, tirar dúvidas e superar receios. A segunda foi realizar as mobilidades e superar constrangimentos. Esta fase culminou com a segunda atividade formal de disseminação. Bastantes docentes juntaram-se numa sexta-feira de julho para ouvir os mensageiros do nosso projeto. Falou-se de Trabalho Colaborativo, de Autismo, de Educação Não-formal e de Novas Tecnologias e todos os temas ao serviço da inclusão.

Tal como as florestas acolhem a diversidade biológica, esta atividade acolheu as várias formas de incluir todos os alunos numa sala de aula motivadora, assertiva e sem medo de errar, mas com o desejo de trilhar, sempre, novos caminhos. As flores da nossa floresta agradecerão!