Participação de quatro docentes do CCVnESM com a apresentação de um póster, relativo às atividades desenvolvidas pelo Clube, na Escola de Ciências da Universidade do Minho.
Cozinhar no laboratório com alunos do 11º ano, com vista a:
Tomar consciência da aplicação do conhecimento científico no quotidiano, neste caso na cozinha;
Refletir sobre a importância de ser seletivo/criterioso no momento de comprar os ingredientes;
Evitar o desperdício alimentar;
Adotar atitudes que promovam a sustentabilidade ambiental (antes, durante e após a confeção dos alimentos);
Promover hábitos de vida saudáveis;
Contribuir para a redução do consumo de carne;
Integrar a atividade nos objetivos de desenvolvimento sustentável/agenda 2030.
Parceria: Projeto Haja Saúde.
Observação de figuras de mitose em células do ápice radicular da cebola, com alunos do 11º ano, com a finalidade de:
Planificar e executar atividades experimentais;
Desenvolver competências relacionadas com a utilização do microscópio;
Executar técnicas citológicas simples;
Interpretar, esquematizar e legendar as fases da mitose observadas ao microscópio;
Estimular o interesse e o gosto pela investigação;
Compreender o ciclo celular.
As docentes do CCVnaESM representaram este clube no evento promovido pelo Aquamuseu do Rio Minho – CM Vila Nova de Cerveira, com a finalidade de:
Conhecer projetos, abrangendo diferentes temáticas e tendo a bacia hidrográfica do rio Minho como área de intervenção;
Formação docente e partilha de experiências e saberes na área das ciências biológicas, geológicas e ambientais.
Promover a discussão sobre a gestão dos recursos naturais e sensibilizar para a importância da preservação da biodiversidade associada ao rio Minho.
Refletir de que forma os cientistas podem ter um papel de maior relevância social, contribuindo para o esclarecimento da sociedade e para um debate informado, suportado em conhecimento científico.
Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
Divulgação científica à comunidade escolar e esclarecimento sobre a reprodução medicamente assistida, desconstruindo mitos e preconceitos sobre a manipulação da fertilidade, através de exposição realizada por alunos do 12º ano a fim de:
Interpretar situações que envolvam processos de manipulação biotecnológica da fertilidade humana. Explorar informação sobre aspetos regulamentares e bioéticos associados à manipulação da fertilidade humana.
Refletir de que forma os cientistas podem ter um papel de maior relevância social, contribuindo para o esclarecimento da sociedade e para um debate informado, suportado em conhecimento científico.
Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
Parceria: Projeto Haja Saúde
Três docentes do CCVna ESM realizaram formação em a fim de:
desenvolver modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem das ciências e à dinamização de atividades experimentais (laboratoriais ou de campo) em grupos de trabalho ou clubes (ex. Clube Ciência Viva);
usar as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático, promovendo, posteriormente, o desenvolvimento da capacitação digital dos alunos;
divulgar conhecimento científico e trabalho realizado.
Parceria: Centro de Formação Vale do Minho
Alunos do 9º ano realizaram e simularam procedimentos laboratoriais digitais; planificaram e realizaram de atividades experimentais para identificação de nutrientes, com explicação das etapas do procedimento experimental e ainda, comparação e interpretação de resultados laboratoriais.
Parceria: Projeto Haja Saúde