Nos dias 29 e 30 de abril, 22 alunos do 6º, 24 alunos do 7º ano e 4 alunas do 9º ano, participaram nas Competições Nacionais da Ciência em Rede – CNC na UA, organizadas pela Universidade de Aveiro.
Nestas competições, constituídas por um conjunto de provas, em várias áreas do conhecimento, os nossos alunos tiveram oportunidade de responder a questões no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-química, Matemática, Ecologia e Cidadania e Desenvolvimento.
O entusiasmo e empenho foram notórios, os alunos esforçaram-se por alcançar o nível mais elevado e, em simultâneo … estudaram conteúdos das diversas disciplinas.
O trabalho interpares, a interajuda e a concentração também foram treinadas.
Depois de realizadas as provas, os alunos tiveram a oportunidade de participar noutras atividades preparadas pela organização: insufláveis, animação musical e exposições.
Foram dias muito animados!
No passado dia 21 de março, os alunos do 8.º ano da Escola José Falcão participaram numa visita de estudo à Fábrica Centro Ciência Viva, em Aveiro. A iniciativa teve como objetivo promover o contacto direto com experiências científicas e tecnológicas, despertando a curiosidade e o interesse dos estudantes pela Ciência.
Durante a visita, os alunos assistiram a quatro sessões temáticas distintas. No “HoloLab (Laboratório de Holografia)”, exploraram técnicas holográficas, incluindo a gravação de hologramas 3D através da manipulação de luz laser, espelhos e outros componentes óticos. Na sessão “Janelas de Luz”, viajaram pelo mundo dos hologramas, explorando as diversas vertentes da Ciência e da Arte por detrás desta tecnologia de imagens 3D. No “Sítio dos Robôs”, os alunos interagiram com robôs e aprenderam princípios básicos da programação e automação. Por fim, na sessão dedicada aos “Brinquedos Óticos”, exploraram dispositivos que demonstram conceitos como a persistência da visão e a ilusão de movimento.
No dia 14 de fevereiro os alunos das turmas A e B de 11º ano e da turma A de 12º ano do Curso de Ciências e Tecnologia, deslocaram-se ao ICNAS - Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde.
A apresentação do ICNAS, conduzida com excelência pelo seu Diretor, Prof. Antero Abrunhosa, destacou-se pelo entusiasmo com que relatou a trajetória do instituto desde a sua fundação. Foram abordadas as principais áreas de investigação, com ênfase na relevância crucial do instituto para o diagnóstico de diversas doenças, especialmente na área da oncologia.
Os alunos tiveram a oportunidade de visitar a sala superprotegida (paredes em betão com um metro de espessura) onde estão instalados dois ciclotrões – aceleradores de partículas, onde são produzidos os radionuclídeos necessários para a elaboração dos marcadores moleculares utilizados na Tomografia por Emissão de Positrões (PET).
Além disso, evidenciou-se o papel crucial do ICNAS tanto a nível nacional, assegurando a autossuficiência do país na distribuição de marcadores moleculares (radiofármacos) quanto a nível internacional, através da colaboração em estudos inovadores e da formação de investigadores.
A visita também proporcionou aos alunos a oportunidade de ampliar os seus horizontes, dando-lhes uma visão mais abrangente sobre o vasto leque de profissões essenciais para o funcionamento do Instituto, despertando, assim, um maior interesse pelas diversas áreas científicas e tecnológicas envolvidas.
Durante a visita os alunos puderam ver abordados temas relacionados com várias disciplinas como Física, Química, Biologia e Matemática, demonstrando a interdisciplinaridade e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em sala de aula no contexto científico e tecnológico do ICNAS.
No passado dia 22 de novembro, o Clube Ciência Viva na Escola – Entrelaçando Ciência foi representado pelas professoras Elsa Rodrigues, Isabel Oliveira e Regina Lobo no I Encontro Regional do Projeto CCVnEscola, promovido pelo UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.
Este encontro teve como objetivo promover o trabalho colaborativo e a partilha de boas práticas. Assim, os cerca de 43 clubes presentes tiveram a oportunidade de apresentar as atividades mais relevantes e impactantes que fazem parte dos seus projetos.
Para enriquecer ainda mais a partilha, os representantes dos clubes trouxeram produtos típicos das suas regiões, permitindo dar a conhecer as diversas tradições enraizadas na cultura local.
Houve também tempo para visitar os espaços do UC Exploratório, o que proporcionou, de forma informal, a troca de conhecimentos e experiências entre os presentes.
Um dos momentos mais aguardados foi a sessão dedicada ao tema da inteligência artificial – “Os mitos e a ciência da IA que vai à escola”, dinamizada por Marta Pinto, fundadora do projeto “IA vai à escola”. A sessão gerou grande interesse, com discussões sobre as vantagens e os desafios do uso da inteligência artificial nas salas de aula, além de reflexões sobre a ética e as possíveis transformações no futuro da educação.
Foi, portanto, mais uma partilha que permitiu “Entrelaçar o conhecimento de cada um na construção de todos”!
No âmbito de diversas atividades realizadas no Parque de Lazer da Quinta da Paiva, o Clube de Ciência Viva assinalou o encerramento do ano letivo com a dinamização de Jogos de Tabuleiro. A iniciativa proporcionou aos alunos momentos de confraternização e diversão, ao mesmo tempo que os aproximou da natureza.
Foi uma manhã muito bem passada!
VISITA de ESTUDO
GEOPARK DA SERRA DA ESTRELA
No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, as turmas de 7º ano do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo participaram numa visita de estudo ao Geopark Serra da Estrela, no âmbito de uma atividade DAC 7º ano, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia e Educação Física. Os alunos puderam visitar vários geossítios do Geopark, como os Miradouros do Cabeço de Santo Estevão e do Fragão do Corvo; trilharam um percurso pedestre de 4 km desde o Miradouro do Fragão do Corvo até ao Seixo Branco, almoçaram no Parque da Várzea, em Manteigas, e à tarde visitaram o Souto do Concelho, onde puderam estudar em pormenor o património biológico e geológico da zona.
Foi uma visita muito interessante e elucidativa da interligação das aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas, na explicação dos diversos fenómenos explicativos da paisagem observada, assim como dos fenómenos geológicos que lhe deram origem!
No dia 20 de maio as turmas de 8º ano e 10ºD-TAS do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo participaram numa visita de estudo ao Geopark da Serra da Estrela, no âmbito do projeto DAC 8º ano, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia e História.
Os alunos subiram ao ponto mais alto de Portugal Continental - Planalto da Torre - avistaram paisagens magníficas a partir do Miradouro de Piornos, almoçaram num dos locais mais icónicos da Serra da Estrela – Covão da Ametade – e trilharam um percurso pedestre ao longo do Vale Glaciário do Zêzere até à vila de Manteigas, seguido de visita ao Centro Interpretativo.
Na véspera do Dia da Criança e Feriado Municipal, a Escola José Falcão foi "inundada" pelas Áreas das Ciências, Tecnologia, Ambiente, Robótica e Artes. O Clube Ciência Viva e o Projeto Eco-Escolas proporcionaram aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos uma panóplia de experiências educativas.
Os alunos aderiram com muito entusiasmo às diferentes atividades. Foi uma manhã muito interativa, em que os alunos tiveram oportunidade de explorar a Ciência de forma bastante divertida.
Alunos e professores estão de parabéns!
A Robótica
Tecnologias de Informação e Comunicação
A Tecnologia
Música
A Exposição Interativa de Óptica
Física
A Arte e a Ilusão
Matemática
A Tecnologia
Matemática
A Exposição " Árvores Autóctones"
Projeto Eco-Escolas
A Dança
Os livros
O mundo invisível
Biologia
Oficina de fósseis
Geologia
Origamis
Matemática
Os minerais
Geologia
"Mãos na Massa"
Química
Ambiente