Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, os alunos que frequentam o Clube, aventuraram-se a confecionar iogurte caseiro. A atividade teve como objetivo sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável.
Reza a História que o iogurte poderá ter surgido pela primeira vez no Oriente, por mero acaso, quando se guardava o leite de cabra, búfala ou ovelha em potes de barro sujeitos às altas temperaturas do deserto. Ou então foi na Turquia, onde o leite era guardado em bolsas de couro penduradas no dorso de camelos, cujo calor corporal contribuiria para o processo de fermentação.
A Ciência diz-nos que o processo de fermentação do leite para a produção do iogurte é feito por bactérias que consomem lactose (um açúcar) e libertam ácido láctico. Este ácido vai provocar a coagulação de algumas proteínas – as caseínas – ou seja, vai formar-se uma massa que envolve os restantes componentes do leite. Além disso, as próprias bactérias libertam uma goma – um polissacárido – que também contribui para a consistência final do iogurte.
Foi com grande entusiasmo e interesse que os alunos confecionaram o iogurte caseiro e exploraram as imensas possibilidades de os combinar/enriquecer com outros alimentos saudáveis como fruta, frutos oleaginosos, cereais não açucarados e mel entre outros.
Adaptado de https://academia.cienciaviva.pt/recursos/recurso.php?id_recurso=479