1º Ciclo

2.º Ano

Com vista à comemoração do Dia da Mãe, foi contada a história "Quando a Mãe era pequena", de Joana Cabral e proposta a seguinte tarefa: Depois de ouvires a história, conversa com a tua mãe e pede-lhe que te conte um episódio da época em que ela era pequena. Escreve um pequeno texto com esse episódio e ilustra-o.

Leiam com atenção os relatos bem interessantes dos nossos alunos. Obrigada a todos pela brilhante participação!

Quando a minha mãe era pequena, ela e o meu irmão mais velho descobriram que iam ter uma irmãzinha. Eles não gostaram da ideia e decidiram encontrar uma sacola no sótão para esconder a sua irmãzinha. A mãe deles veio do hospital com um bebé novo e mostrou-lhes. O novo bebé era tão fofo e engraçado que a minha irmã e o seu irmão se esqueceram da bolsa.

Antonina, Turma 2 H

Há alguns anos atrás, uma menina de cabelos loiros, mais ou menos da minha idade entrou para a escola primária. Às vezes ia acompanhada por um colega de turma. Ela gostava muito de ler histórias. Naquele tempo a escola não tinha refeitório, não tinha biblioteca, nem havia aulas de ginástica. Nesse tempo não havia telemóveis. Ela via séries infantis na televisão, como por exemplo: “A Rua Sésamo”.

Cloe, Turma 2H

A minha mãe contou-me que, quando era pequena, não havia tablets, telemóveis nem computadores.

Quando ela tinha tempo livre brincava com as suas Barbies, saltava ao elástico, jogava ao pião e ao berlinde. Mas a sua mãe, a minha avó Beta não gostava que a minha mãe jogasse à bola, na escola, nem ao berlinde, pois achava que eram brincadeiras de meninos. Mas a minha mãe jogava sempre que podia e ficava com os joelhos todos sujos e magoava-se no chão.

Autora: Bárbara Rolão, 2º ano, Turma I

Quando a minha mãe era pequena não tinha televisão a cores, nem telefone fixo, nem telemóvel.

Quando foi para a escola, o caderno para escrever era uma sebenta.

Todas as crianças tinham muito respeito pelos adultos. Brincavam sempre na rua com os amigos e as brincadeiras não eram como as de hoje. Brincavam ao elástico, trouxa lavada e muitas outras brincadeiras. Eram muito amigos e felizes.

Autora: Ana Luísa Boniche. 2º ano, Turma I

Quando a minha mãe era pequena não havia televisão, nem luz elétrica. Na casa dela era utilizado o candeeiro a petróleo e a gás. O seu meio de transporte era andar a pé. Às vezes também usava o carro de mula.

Autor: Simão 2º ano, Turma H

Quando a minha mãe era pequena vivia no campo e os meus avós tinham um restaurante e não a podiam levar à praia, nas férias de verão. Mesmo assim, como ela tem uma irmã que é 8 anos mais velha e já tinha namorado, lá iam todos juntos para a praia. Ficavam lá o dia todo e a minha irmã arranjava sempre amigos para brincar.

Autora: Sara, 2º ano, Turma H

A minha avó contou-me que, quando a minha mãe era pequena gostava de andar de bicicleta, jogar à macaca e brincar com o irmão. A minha mãe era muito amiga do irmão. Brincavam juntos ao pião, ao berlinde, faziam corridas e jogavam a outros jogos. Os meus avós compraram uma Nintendo e eles jogavam ao Super Mário e divertiam-se, depois de fazer os trabalhos de casa. Era uma alegria, essas tardes de brincadeira, em que os meus avós também participavam.

Autor: Tomás Rodrigues 2º I

Quando a minha mãe era pequena, ia muitas vezes ver os jogos de futebol do Benfica a Lisboa, com os pais, tios e a prima Teresa.

Como naquela altura não havia autoestradas, era um caminho muito longo, levava meio-dia para chegar a Lisboa.

A minha mãe e a prima iam no porta-bagagem de uma carrinha grande que o meu avô tinha, nessa altura podiam andar no porta-bagagem, não dava multa.

Nessas viagens, a minha levava sempre o “Frioleiro”, o boneco dela e os acessórios como o biberão, fralda, toalhitas e roupinhas.

Na hora do jogo, a minha irmã e a prima ficavam na carrinha com duas tias a ouvir o jogo no rádio, porque os avós não gostavam de a levar para a confusão do jogo de futebol.

Mas a minha mãe e a prima eram muito brincalhonas, cada vez que um senhor passava pela carrinha, abriam a janela e perguntavam:

- Senhor? Como está o jogo? Quem está a ganhar?

Mas elas já sabiam, tinham ouvido no rádio, era só para rirem muito, só queriam brincadeira e rir com as pessoas.

Eram dias muito divertidos a ida a Lisboa, ver os jogos de futebol do Benfica.

Jenifer 2F Fus

A minha mãe contou-me que, quando eu era pequena, jogava jogos muito divertidos.

Gostava de jogar ao elástico, à cabra-cega, jogo da macaca, jogo do lenço, berlinde e pião.

Também contou-me que, de noite, todos os vizinhos se sentavam à porta para conversarem. Devia ser muito divertido!

Diego 2F Fus

Quando a minha mãe era pequena não tinha tablet. Ela tinha um Game Boy, era uma consola antiga que permitia só brincar jogos que estavam lá dentro. Não havia Internet.

Lyana 2F Fus

Quando a minha mãe era pequena, tinha um jogo a pilhas, que se chamava Tetris. A minha mãe gostava muito desse jogo e fazia competições com a minha tia e com os amigos que viviam na mesma rua.

Mas a minha mãe diz que as pilhas acabavam muito depressa!

Santiago Baptista, 2F Fus

Numa das sessões síncronas do PPRH foi apresentada a história "Um Concerto no Coreto" de Nicha Alvim. Como proposta de tarefa, foi lançado o desafio aos alunos: Imagina que a bruxa Cornélia te convidava para dares um passeio na sua vassoura. Conta-nos a aventura dessa viagem.

Em todas as turmas do 2.º ano, os alunos deram asas à sua imaginação e surgiram textos muito, muito interessantes.

Num dia quente de verão, a bruxa Cornélia convidou-me para voar na vassoura dela.

Foi divertido. Voei também com os morcegos.

E percebi que afinal os gatos pretos dão sorte. Eram tão fofos, estes gatos. Tão fofos, que fiquei com um para mim.

Descobri também nesse dia que os gatos também vivem nas varandas.

Nesse voo, consegui ainda ver outras bruxas amigas da Cornélia.

Lia Carolino, Turma 2K, Prof.ª Cláudia Sancho, EB1/JI de Moncarapacho

Se a Bruxa Cornélia me convidasse para dar um passeio na sua vassoura, eu ia para sítios onde nunca fui: Brasil, oceanário, Serra da Estrela e Açores.

Voltava à noite e despedia-me da Bruxa Cornélia.

Ivan Dulea, Turma 2K, Prof.ª Cláudia Sancho, EB1/JI de Moncarapacho

AS AVENTURAS, NO FUNDO DO MAR

A Bruxa Cornélia e a Joana viviam no fundo do mar e, hoje, foram jantar a casa de uma amiga. Primeiro, elas foram comprar roupas lindas para levarem ao jantar. As duas foram na vassoura, ao jantar da amiga.

A viagem foi fantástica e elas divertiram-se muito.

Joana Marques, Turma 2K, Prof.ª Cláudia Sancho, EB1/JI de Moncarapacho

Eu tocava nas nuvens fofinhas, casas como formigas, nem se viam pessoas, árvores pequeninas algumas nem se viam.

Pedro Ferreira, 2H, Prof.ª Palmira Serrano, EB1/JI de Moncarapacho

Nós fomos passear por vários lugares. Fomos comer um gelado de chocolate e a Bruxa Cornélia ensinou-me feitiços.

Filipa Paiva, Turma 2K, Prof.ª Cláudia Sancho, EB1/JI de Moncarapacho

Se a bruxa fosse minha amiga, deixava-me andar na sua vassoura toda a noite.

Podíamos ir a sítios assustadores e fazíamos travessuras.

Nós íamos ser muito amigos, porque eu adoro o dia das bruxas!

Voávamos muito alto, por cima das nuvens, como no avião.

Vicente Luís, Turma 2F FUS, Prof.ª Noélia Martins, EB1 da Fuseta

À hora combinada a bruxa Cornélia apanhou-me na sua vassoura e fomos à praia para darmos um mergulho.

Depois um sereio pediu-nos para ajudarmos a limpar o mar porque o mar estava cheio de lixo. Com a ajuda das baleias, das sereias, dos golfinhos e de todas as espécies do mar levamos três dias para limpar o oceano. Depois desses três dias nesta missão conseguimos continuar o nosso passeio e a bruxa lançou um feitiço para o mar não ficar todo sujo de novo . E assim eu e a bruxa cornélia ficamos a acampar na praia junto dos nossos amigos. Foram dias incríveis.

E com pozinhos de perlim pim pim a nossa aventura chegou ao fim.

Matilde Gonçalves, Turma 2F FUS, Prof.ª Noélia Martins, EB1 da Fuseta

A bruxa Cornélia convidou-me para ir passear de vassoura. Gostei muito, via tudo tão pequeno lá de cima, os animais, as casas, as árvores. A bruxa era muito brincalhona e começou a dar voltas no ar com a vassoura e eu tinha que me agarrar muito bem para não cair. Foi muito divertido.

Henrique Soares, Turma 2F FUS, Prof.ª Noélia Martins, EB1 da Fuseta

Se a bruxa Cornélia me levasse a passear na sua vassoura queria ir ver as nuvens.

Adorava andar por cima delas, dizem que parece esponja! Já andei de avião mas não pude tocar, imagino tanto sobre as nuvens...

Bruxa Cornélia, leva-me as nuvens.. .

E lá vamos nós a voar na sua vassoura, as nuvens parecem desenhadas, estou a adorar. Pena que é só a minha imaginação, queria que fosse real.

Salvador Santos, Turma 1/2C FUS, Prof.ª Noélia Martins, EB1 da Fuseta

As aventuras no fundo do mar

A bruxa Cornélia e a Joana viviam no mar e hoje foram jantar a casa da amiga mas primeiro foram comprar roupas lindas para ir ao jantar.

As duas foram na vassoura ao jantar da amiga.

A viagem foi fantástica e elas divertiram-se muito.

Joana Marques, Turma 2K, Prof.ª Cláudia Sancho, EB1/JI de Moncarapacho

UM CONCERTO, NO CORETO”

Quando recebi um convite da Bruxa Cornélia para a sua festa, fui correndo lá para fora, peguei na minha vassoura e parti.

Pelo caminho, encontrei as minhas amigas e amigos.

Juntas vimos cavalos, patos, aves bois, vacas, gatos e lindas paisagens. Vimos o maravilhoso pôr-do-sol e o nascer da lua e das estrelas. E, finalmente, estávamos na festa. Quase foi cancelada por falta de instrumentos, mas foi um concerto fantástico.

Quando voltei para casa…..Ai! Que soninho!

Mafalda Fernandes, Turma 2K, Prof.ª Cláudia Sancho, EB1/JI de Moncarapacho

Uma aventura em Paris

Um dia fui com a bruxa Cornélia a França e vi a Torre Eiffel, que fica em Paris, a cidade do amor. Ainda visitamos mais monumentos históricos e até fomos andar nos barcos que percorrem o rio Sena, é o rio que passa no meio da cidade.

Como já tinha fome, pedi à bruxa se podiamos ir comer uma baguete. Abaguete estava decliciosa!

Aproveitando que estávamos em Paris, fomos visitar a minha familia, e assim consegui matar as saudades de todos eles.

Posso dizer que foi uma viagem maravilhosa.

Sara Rodrigues, Turma 2H, Prof.ª Palmira Serrano, EB1/JI de Moncarapacho

A bruxa Cornélia convidou-me para ir dar um passeio na sua vassoura. A bruxa Cornélia chegou à minha casa às 14:15 horas. Ela vinha faminta. Depois de comer fomos dar um passeio e vimos casas, pessoas, árvores, animais, carros…

Quando passámos por Faro voltámos para casa mas levantou-se um vendaval. A viagem de regresso a casa foi muito atribulada. Como a bruxa Cornélia é muito boa condutora conseguimos chegar a casa em segurança.

Eu e a minha nova amiga combinámos dar outro passeio.

Afonso Damásio, Turma 2K, Prof.ª Cláudia, EB1 Fuseta

Era uma vez uma bruxa...

Uma bruxa que convidou um menino chamado David para ir andar de vassoura veloz. O David e a bruxa conseguiram ir a Roma e a Inglaterra ver o coliseu e o relógio Big Ben, foram pelas nuvens e eles viram muitos pássaros e até uma águia. Lá de cima viam tudo pequeno, as pessoas pareciam formigas.

Mas começou a ficar escuro e o David e a bruxa foram para casa mas o David adormeceu e quase que caiu da vassoura! E o David foi a correr para cama.

David Saldanha, Turma 2I Prof.ª Mónica Gomes, EB1/JI de Moncarapacho

3.º Ano

O que entendemos por liberdade?

Para mim, a liberdade é a base da vida.

Lourenço Lopes, Turma 3/4 C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

Para mim, a liberdade é poder fazer o que quisermos, ir onde quisermos, falar o que quisermos

Débora Neves, Turma 3/4 C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

Para mim, liberdade é ajudar a natureza.

Iolanda Joadas, Turma 3/4 C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

Para mim, a liberdade é a melhor coisa que Portugal já teve.

Beatriz Santos, Turma 3/4 C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

Para mim, ter liberdade é ser livre; não estar dentro duma jaula tipo fechado. Gosto de ser livre, de respirar o ar da rua.

Alexandre Conceição, Turma 3/4 C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

4.º Ano

A cadela amarela e os amigos dela

A cadela ladra. Não gostaria que fosse abandonada.

A gata mia. Não gostaria que fosse atropelada.

O cavalo relincha. Não gostaria que fosse vendido.

A vaca muge. Não gostaria que fosse levada para o matadouro.

O porco grunhe. Não gostaria que fosse morto.

O macaco regouga. Não gostaria de o ver em cativeiro.

A ovelha bale. Não gostaria que lhe cortassem a lã.

A cabra berra .Não gostaria de a ver presa.

O coelho chia. Não gostaria de o ver na gaiola.

Trabalho realizado por Lourenço Lopes no âmbito do PPRH, Turma 3/4C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

Conta-nos como estás a viver

a experiência desta quarentena

A quarentena está a ser muito divertida, tirando o facto de não estar com os meus amigos e ter que estar sempre fechada em casa. Faço algumas coisas divertidas com o meu pai, como por exemplo: bolos. O maior desafio destes tempos está a ser não poder conversar à vontade com o resto da família e com os amigos.

Preocupa-me muito se este vírus demora muito tempo a ser controlado e que morra muita gente.

Cloé Pereira, Turma 2H, Prof.ª Palmira Serrano, EB1/JI de Moncarapacho

Para mim, a quarentena está a ser boa porque moro no campo e posso divertir-me com os meus animais: cabra e gatos. O mais difícil é não poder ir à escola e não poder jogar play station, porque está estragada.

Eu gosto das aulas de “Estudo em Casa” e das vídeo chamadas.

Pedro Fernandes, Turma 3A, Prof.ª Edite Pereira,EB1/JI de Moncarapacho

IMAGENS DAS ATIVIDADES REALIZADAS

As imagens foram enviadas pelos encarregados de educação aos respetivos professores (as). A todos, o nosso obrigado pela partilha. Continuem a colaborar com a escola; só deste modo, juntos, conseguiremos alcançar os nossos e os vossos objetivos.

1.º ANO

Trabalho elaborado por Suéli Sabino, Turma 1/2C FUS, Prof. António Figueirinha, EB1 da Fuseta
Trabalho elaborado por Santiago Santos, Turma 1/2C FUS, Prof. António Figueirinha, EB1 da Fuseta
Trabalho elaborado por Simone Rocha, Turma 1/2C FUS, Prof. António Figueirinha, EB1 da Fuseta
Trabalho elaborado por Ana Catalina, Turma 1/2C FUS, Prof. António Figueirinha, EB1 da Fuseta

A nossa JIBÓIA

Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

Puzzle

Trabalho elaborado por Santiago, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

2.º ANO

Trabalho elaborado por Gonçalo Barros, Turma 2H, Prof.ª Palmira Serrano, EB1/JI de Moncarapacho

Estudando as plantas.

Santiago, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

Quando estudámos o conto “Sábio como camelos”, do livro Estranhões e Bizarrocos, eu fiz a maqueta do deserto. Os camelos Aba, Baal, Zuzá e amigos a ler histórias ao grão-vizir.

Trabalho elaborado por Gonçalo Martins, Turma 2H, Prof.ª Palmira Serrano, EB1/JI de Moncarapacho

3.º ANO

Trabalho elaborado por Pedro Fernandes, Turma 3A, Prof.ª Edite Pereira, EB1/JI de Moncarapacho
Trabalho elaborado por Mariana Carvalho, Turma 3A, Prof.ª Edite Pereira, EB1/JI de Moncarapacho

4.º ANO

Vamos construir um animal?

Vamos fazer uma abelha, uma joaninha, um pintainho ou uma galinha? Escolhe apenas um animal e durante a semana, vai trabalhando nele. Podes utilizar materiais reciclados.

Usa a tua imaginação!

Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

Dia da mãe

Trabalho elaborado pela Leonor, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

dia da mãe

Trabalho elaborado pela Beatriz, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

DIA DA MÃE

Trabalho elaborado pela Sara, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

Trabalho enviado pelo Dário, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

dia da mãe

Trabalho enviado pelo Bernardo, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho
Trabalho elaborado por Santiago Faustino, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

Eu adoro a minha mãe porque:

ela é bonita, é amiga e dá- me muitos miminhos.

Filipe Pereira, Turma 1/2C FUS, Prof. António Figueirinha, EB1 da Fuseta

Trabalho elaborado pela Joana Ganhão, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

Hugo Cerdeira

Trabalhos elaborados no âmbito do PPRH

Tiago Marinho, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

Catarina Peleja

Santiago Faustino, Turma 1G, Prof.ª Violante Lopes, EB1/JI de Moncarapacho

No âmbito do projeto PPRH, os alunos do 1º F realizaram alguns dos seguintes trabalhos referentes às diversas histórias apresentadas, ao longo do terceiro período. Prof.ª Célia Nascimento, EB1/JI de Moncarapacho

Texto e desenho, no âmbito do projeto PPRH, «A Casa»

Dentro da minha casa há brinquedos e livros.

Fora da minha casa há bolas e flores.

Na minha casa vive a Isabel, o pai, o Gonçalito e a Mafalda.

Tarefa proposta na sessão televisiva de matemática.

Texto orientado

O boi medroso

Era uma vez um boi e um menino que eram amigos.

Um dia, o menino estava em cima do boi, quando apareceu um pássaro.

O boi assustou-se e deixou cair o menino.

Texto orientado

A galinha corajosa

O gato queria comer os pintainhos.

A galinha viu e foi ralhar com o gato.

O gato ficou com medo e foi-se embora.

A galinha voltou para o ninho com os seus pintainhos.

Trabalhos elaborados pela Mafalda Viegas, Turma 3/4C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

Um concerto no coreto, de Nicha alvim

Trabalho elaborado por Leonor Froita, Turma 2F FUS, Prof.ª Noélia Martins, EB1 da Fuseta

Trabalhos de expressão artística, propostas da telescola, elaborados pelo Guilherme Guerreiro

Texto descritivo: O meu gato Doçuras

O meu gato é amarelo e tem os olhos verdes. Ele é meigo e brincalhão. Gosta de brinca com o seu brinquedo. É um coelho. O meu gato chama-se Doçuras. Ele é muito comilão. Não gosta de comer peixe mas sim a sua ração de gato. Ele parece um bebé quando está a dormir. Gosta que eu lhe coce a barriga.

Guilherme Guerreiro, Turma 3/4 C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

A minha quarentena…

Eu, esta quarentena passei-a com o meu irmão e a minha mãe.

Tenho saudades de todos, tenho muitas saudades do meu pai que mora longe e não tem podido vir buscar-me. Tenho falado às vezes com ele por telefone ou vídeo chamada. Falamos de jogos que nós os dois jogamos.

Todos os dias, depois do pequeno-almoço, faço os trabalhos da escola e ajudo o meu irmão a fazer os dele; brincamos que eu sou a professora dele e ele gosta.

À tarde, brincamos juntos. Fazemos jogos, jogamos PlayStation e ajudamos a nossa mãe. Às vezes brigamos e a minha mãe põe-nos de castigo.

Depois do jantar, vemos um filme juntos. Antes de me deitar, eu leio um livro. Já li 5 livros!

Débora Nebes, Turma 3/4C, Prof.ª isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

Trabalho de Expressão Plástica sobre o Dia da Mãe, com material reciclado e natural.

Texto Serpentefante

Um dia, uma serpente encontrou um elefante. A serpente mordeu o elefante e transformou-se numa serpentefante.

Iolanda Joadas, Turma 3/4C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

Atividade decorrente do PPRH - da História quando a mãe era pequena

Texto e desenho de Alexandre Conceição

Episódio

A minha mãe contou-me que quando tinha a minha idade, durante uma noite, enquanto as pessoas dormiam, houve um sismo. Como ela estava a dormir, não sentiu.

De manhã, a minha avó contou-lhe, quando tudo já se tinha passado. A minha mãe apenas viu um grande buraco na terra e a eletricidade estava cortada.

Ela contou-me que teve muito medo.

Turma 3/4C, Prof.ª Isabel Moujtahid

Atividade decorrente do PPRH

A casa

O Alexandre e a Débora desenharam a planta da casa de cada um deles.

Turma 3/4C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho

Comedouro de borboletas

Quando estudámos os animais eu fiz um comedouro de borboletas.

Demyan, Turma 2H, Prof.ª Palmira Serrano, EB1/JI de Moncarapacho

A minha Tarte de Brownie

Eu e a minha mãe escolhemos fazer uma “Tarte de Brownie” é muito fácil de fazer e eu tive a ajuda da minha mãe, foi muito divertido fazer, adoro raspar a taça da mistura dos bolos, no fim comemos ao lanche com um chá de maçã e canela.

Estes são os ingredientes que eu usei;

· 1 rolo de massa quebrada;

· 200 gramas de chocolate culinário em barra;

· 150 gramas de açúcar;

· 100 gramas de manteiga;

· 6 ovos;

· Açúcar iceberg;

· Chantilly ;

· Compota de frutos vermelhos.

A receita que fiz com a ajuda da minha mãe é esta.

Forrei a forma de tarte com a massa quebrada que comprei com a minha mãe no mini mercado, fiz forças com os dedos para espalhar a massa e ela ficar agarrada à forma.

1. Separei as gemas das claras, pesei o açúcar e a manteiga e pus tudo em taças separadas e a minha mãe partiu o chocolate com uma faca.

2. Pus o chocolate e a manteiga numa panela pequena dentro de uma panela maior com água e liguei o fogão.

3. A minha mãe bateu as claras até ficarem em castelo e ensinou me que as claras só estão boas quando já não escorregam.

4. Eu fui mexer o chocolate até derreter, depois a minha mãe tirou a panela pequena e juntou ao chocolate o açúcar e os ovos, eu ajudei a misturar tudo com a ajuda de um salazar.

5. A minha mãe ligou o forno e marcou 40 minutos a 180 graus.

Juntei os ingredientes todos misturados às claras em castelo e envolvi bem a mistura, depois deitei dentro da tarte e pusemos no forno.

No fim a minha mãe retirou a tarte da forma e polvilhei com açúcar iceberg

Ela cortou umas fatias, pôs chantilly e umas gotas de compota de frutos vermelhos.

Foi um lanche delicioso.

Débora Neves, Turma 3/4C, EB1/JI de Moncarapacho, Prof.ª Isabel Moujtahid

Banda desenhada elaborada pela Débora Neves, Turma 3/4C, Prof.ª Isabel Moujtahid, EB1/JI de Moncarapacho