Rio Cáster

Francisca Bernardes, nº9, e Maria João Duarte, nº17

O Rio Cáster nasce na freguesia de Sanfins, que pertence ao concelho de Santa Maria da Feira, nas nascentes de Santo Aleixo, Vergado e Carvalhosa. 

Desagua na Ria de Aveiro perto do cais do Puchadouro em Ovar.

Nascente do rio

(Imagem tirada do site https://pt.wikipedia.org)

Desaguar do rio

(Imagem tirada do site https://ondasdaserra.pt

Características do Rio Cáster 

Apresenta uma extensão aproximadamente de 20.5 kms enuma bacia hidrográfica de 86,7km²

O rio é importante para a biodiversidade, agricultura, a pesca e o lazer da região.

Em Santa Maria da Feira, o rio está situado numa zona verde única mesmo no centro da cidade, envolvente ao Castelo, Quinta do Castelo, Mata das Guimbras e Parque da Cidade, que permite às populações viver a cidade de uma forma plena, aliando o seu quotidiano, ao lazer e à natureza.  

Oferece um percurso pedonal e ciclável que liga a Rua das Fogaceiras à Avenida Dr. Belchior Cardoso da Costa, o Largo de Camões à Rua da Escola e à Alameda Fernando Pessoa. 

No percurso urbano do Rio Cáster, entre a Escola Básica Fernando Pessoa e as Piscinas Municipais da cidade da Feira, podemos encontrar um conjunto de árvores autóctones e a criação de um prado florido para promover a polinização.

Rio Cáster no concelho de Ovar até à Foz da ria de Aveiro 

A área da foz do rio Cáster é conhecida pela sua harmonia com a natureza, oferecendo um caminho de cerca de 2,5 Kms, que pode ser, também, percorrido a pé ou de bicicleta, onde se pode apreciar a beleza dos mantos verdes, terrenos agrícolas e a fauna local, onde se pode encontrar diversas espécies de aves como os passeriformes, palustres, aves de rapina, patos no inverno, cegonhas e garças no verão.

https://ondasdaserra.pt