Castelo

Laura Ribeiro, nº14, e Matilde Valente, nº18

O Castelo de Santa Maria da Feira é uma construção medieval e é um dos mais emblemáticos e bem preservados castelos do país. 

Foi construído no século XI, durante o período da Reconquista Cristã, com o objetivo de proteger a região dos ataques muçulmanos.

O Castelo é quadrangular, tem muralhas duras e torres altas de defesa em cada um dos quatro cantos. Tem no interior a Torre de Menagem, que é uma estrutura que servia de residência para os senhores do castelo e para defesa em caso de cerco.

Naquela época habitavam neste castelo vários tipos de pessoas: os nobres, que controlavam o castelo e moravam na fortaleza, os soldados e militares, que protegiam o castelo, os trabalhadores, que limpavam, cuidavam dos animais, cozinhavam, reparavam estruturas e tratavam do funcionamento do castelo, os visitantes, que passavam por lá algum tempo, em quartos reservados e podiam ser viajantes, comerciantes, peregrinos ou diplomatas, e habitavam também os prisioneiros, que se mantinham na prisão do castelo como prisioneiros políticos ou de guerra.

O Castelo de Santa Maria da Feira localiza-se em Portugal, no distrito de Aveiro, em Santa Maria da Feira e, atualmente, este Castelo é um importante ponto turístico da cidade e recebe muitos visitantes diariamente. 

Os visitantes podem explorar exposições e eventos culturais que são feitos dentro do castelo, podem também admirar a vista e arquitetura magníficas, que ajudam a contar a história e a vida daquele castelo na Idade Média.