Alimentação saudável: diversificada, equilibrada e moderada; rica em fibra; regular ao longo do dia; dando preferência ao peixe em vez da carne, à fruta em vez das sobremesas elaboradas e aos alimentos cozidos em vez de fritos; com proteínas, gorduras e hidratos de carbono em proporções corretas são garantia de (maior) longevidade e (mais) qualidade de vida.
A chave essencial para uma saúde duradoura combina esta alimentação com atividade física adequada e regular. Cuida-te e adota bons hábitos!
Bons hábitos alimentares
Nota: uma alimentação equilibrada contém frutas e hortícolas em abundância e não muitas gorduras, inclui legumes, peixe e pouca carne.
Bons hábitos alimentares
Nota: a água é essencial para o bom funcionamento do organismo e as leguminosas são excelentes fontes de proteína vegetal.
RÓTULOS ALIMENTARES permitem saber a composição nutricional de um produto.
Os ingredientes encontram-se por ordem decrescente relativamente à quantidade, quer dizer que o primeiro ingrediente descrito é o que contém maior quantidade, e o último, menor quantidade. Através do Semáforo Nutricional podemos verificar se o nutriente se encontra dentro ou fora da zona recomendável. A cor verde é uma opção mais saudável e significa que podemos comer diariamente e sem restrições. Amarelo, deve ser consumido com moderação e o vermelho só deve ser consumido ocasionalmente. Para facilitar esta leitura, o Nutri_score conjuga as cores com letras traduzindo o sistema de avaliação do perfil (qualidade) nutricional do alimento em 5 categorias.
Nota: neste vídeo podes aprender a ler os rótulos e planear as refeições. É mais fácil resistir a tentações pouco recomendadas.
A nova Roda dos Alimentos Mediterrânica, é composta por 7 grupos distintos: Cereais e derivados, tubérculos; Hortícolas; Fruta; Laticínios; Carne, pescado e ovos; Leguminosas e Gorduras e Óleos. Promove uma alimentação completa, equilibrada e variada, apresentando ao centro a importância da ingestão de água diariamente e reforça os benefícios para a saúde ao nível de doenças cardiovasculares, endócrinas, metabólicas e neurodegenerativas. Quantifica as necessidades nutritivas de cada macronutriente e alerta para a necessidade de consumir azeite como principal gordura, moderar o consumo de pescado, aves, laticínios e ovos, e reduzir o consumo de carnes vermelhas.
OS 15 ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS NA NOSSA ALIMENTAÇÃO
Apesar de saboroso, cheiroso e colorido, não é SAUDÁVEL!
Estamos inundados de uma grande variedade de comidas processadas e rápidas que apelam às nossas papilas gustativas. Basta sentir o cheiro para crescer água na boca, no entanto se consumires excessivamente este tipo de alimentos podes sofrer consequências bastante GRAVES no teu corpo.
A alimentação tem um impacto direto na função cerebral, na concentração e no comportamento, especialmente na fase de crescimento/ adolescência, agravando problemas como défice de atenção, hiperatividade e dificuldade de concentração.
Excesso de açúcar, aditivos, gorduras trans e deficiência de nutrientes essenciais são a base deste tipo de refeições pelo que deves fazer um esforço para limitar este consumo e reforçar a presença de alimentos frescos e naturais na tua rotina.
A SUSTENTABILIDADE do PLANETA
e da nossa SAÚDE
A Sustentabilidade é um tema sempre atual e de extrema importância. Não se trata apenas da estabilidade e equilíbrio do nosso Planeta, mas também da nossa saúde. Todos as nossas atitudes e comportamentos têm um forte impacto nesta simbiose, chamada pegada ecológica, e a estrutura que suporta a indústria alimentar é bastante complexa, desde a produção, o transporte, a comercialização, até ao consumo. Todo este suporte estabelece uma relação entre o meio ambiente e o ser humano, e a forma como o gerimos pode afetar negativamente o nosso Planeta, e consequentemente, a nossa saúde. A redução do consumo de carne, a reciclagem e a diminuição da utilização de embalagens plásticas, pode ser um bom começo para que, individualmente, possas dar teu precioso contributo.
PELO TEU FUTURO, e pela tua saúde, MEXE-Te!