Com o objetivo de criar redes de leitura na escola, trabalhando a leitura como domínio transversal ao currículo, a Biblioteca Escolar criou o projeto "À volta dum livro...". Este projeto foi implementado pela primeira vez em 2017. Resulta num trabalho interdisciplinar e de articulação curricular, no Domínio da Autonomia Curricular (DAC), mobilizando saberes de diferentes disciplinas/áreas e partindo sempre da leitura de uma obra literária. Clique nas imagens e conheça o projeto...
Atividade com os alunos do 4.º ano
Atividade com os alunos do 6.º ano
Com o objetivo de relembrar a importância de adotar hábitos de vida saudáveis, como comportamentos alimentares corretos e a prática de atividade física, a biblioteca articulou com a área disciplinar de Ciências Naturais e proporcionou aos alunos das turmas do 6.º ano, uma sessão de esclarecimento, partindo da curta metragem "A história de EATKARUS" realizada pela agência Jung von Matt, seguida de uma oficina de escrita criativa, "Poesia no Prato", em que os alunos criaram quadras alusivas ao tema da alimentação saudável, após ouvirem a leitura do livro “A menina que não gostava de fruta”/"O menino que não gostava de sopa" ambos de Cidália Fernandes. As quadras foram apresentadas em pratos, posteriormente expostos no exterior da biblioteca.
A atividade de escrita criativa estendeu-se, também, aos alunos do 4.º ano, mas o suporte utilizado foram individuais de cozinha. Para finalizar, foi oferecida fruta aos alunos participantes e a quem visitasse a biblioteca, gentilmente oferecida pelo Intermarché do Cartaxo.
Todos os anos a Biblioteca Escolar, juntamente com o grupo da área disciplinar de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), promovem sessões de formação junto dos alunos da Escola Básica D. Sancho I, no âmbito das comemorações do Dia da Internet Mais Segura. Partindo de episódios da série "Net com consciência", de outros vídeos ou de tiras de banda desenhada disponibilizadas pela SeguraNet, os alunos debatem situações de risco e jogam um jogo no Kahoot para aplicação de conhecimentos.
Esta atividade foi desenvolvida com o objetivo de alertar para os perigos na utilização da Internet e proteger os alunos de possíveis vulnerabilidades.
Público-alvo: 7º anos
Calendarização: fevereiro (Dia da Internet Mais Segura)
O Projeto "Biblioteca em Movimento" engloba a atividade "Caixinhas do Saber" que consiste na itinerância de baús com livros, disponibilizados às crianças dos estabelecimentos sem biblioteca escolar e "O Giro das Histórias", atividade de animação da leitura. Ultimamente, esta atividade tem contado com a colaboração do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita do Cartaxo.
O Projeto "Voluntariado de Leitura" surgiu da articulação da Biblioteca com o Clube de Artes e Solidariedade e o Centro de Dia de Pontével. São preparadas leituras com os alunos que frequentam o referido Clube e apresentadas aos utentes do Centro de Dia, na Biblioteca Escolar, aquando da comemoração do Dia Internacional do Voluntariado e numa visita dos alunos ao Centro de Dia, durante a Semana da Leitura. É um momento em que há troca de leituras, histórias, adivinhas, anedotas, canções e pequenas ofertas elaboradas pelos participantes.
Este intercâmbio intergeracional tem trazido momentos de felicidade e de aprendizagem a todos os que nela participam.
"Dormir entre Livros" é o culminar de todas as atividades desenvolvidas pela biblioteca, contando com um trabalho colaborativo e articulado entre docentes e assistentes operacionais. Foi pensado com o objetivo de premiar os "Melhores Leitores", a "Turma + Leitora", os alunos que ao longo do ano colaboram voluntariamente com a biblioteca (Clube de Artes e Solidariedade) e aqueles que se destacam em concursos e atividades promovidas pela biblioteca escolar. Assim, todos os anos, na véspera da Quinta-feira da Ascensão (Dia da Espiga), os alunos de diferentes faixas etárias são convidados a dormir na biblioteca e a participar em diferentes atividades...
2017-2018
"Toma lá histórias... O Cuquedo" de Clara Cunha; ateliê de expressão plástica sobre o livro; dança; cinema; ceia; pequeno almoço com entrega de certificados e muito convívio!
2018-2019
Hora do Conto - "O crocodilo que afinal era um jacaré" de Cláudia Pinto Praça, acompanhada de exercícios de yoga; ateliê de expressão plástica sobre o livro; meditação com taças tibetanas pela professora Cândida Coxo; leitura dramatizada pelos alunos do 3º ano (vencedores do concurso "Turma + leitora"); cinema; ceia; entrega de certificados e muito convívio!
Pretende-se pôr à prova competências a nível do currículo disciplinar.
Assim, os alunos respondem a questões no âmbito de: “Quebra-cabeças” (Matemática); “Problema do Mês” (Ciências Naturais); “Caça ao Erro” (História e Geografia) que consiste na deteção de factos incorretos e “Texto do Mês” (Português), cujas respostas dependem da leitura dum excerto de um livro.
No dia 19 de abril de 2024 comemorou-se o 23.º aniversário de existência do nosso Agrupamento. As Bibliotecas do Agrupamento abriram as suas portas para receber a comunidade escolar.
Associação Abraço
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA e em articulação com a disciplina de Ciências Naturais do 3.º ciclo, foi convidado um elemento da associação ABRAÇO para esclarecer e sensibilizar os alunos do 9º ano e CEF para esta temática e para a importância de adotar hábitos de vida saudáveis.
O Dia Mundial da Poesia comemora-se anualmente, a 21 de março. A data foi implementada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999. Este dia pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade. Celebra-se também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove-se o ensino e declamação da poesia.
No nosso agrupamento, assinalámos este dia com “Poesia nas Árvores”, atividade resultante da articulação da biblioteca escolar com a área disciplinar de Português. Os alunos leram e ofereceram poemas à comunidade escolar e penduraram-nos nas árvores.
No dia 21 de março celebra-se, igualmente, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas. O Dia Mundial da Árvore começou por ser comemorado no dia 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska. O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores naquele Estado. Atualmente, o Dia Internacional das Florestas pretende promover a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas e dos seus recursos essenciais.
Neste dia, no nosso agrupamento, foi inaugurada a exposição “As Árvores não são Verdes”, com poemas e ilustrações alusivas ao tema, com o objetivo de promover ambientes de leitura diversificados.
Neste dia comemorativo, as crianças do Pré-Escolar visitaram a biblioteca escolar, onde viram a curta metragem "Adivinha quanto eu gosto de ti" e ouviram a história "Maria Castanha".
Em retribuição, cantaram-nos uma canção!
Blind Date With a Book
Em fevereiro, comemoramos o Dia de S. Valentim, com atividades variadas que celebram o amor, a amizade, os afetos...
Com o objetivo de promover a divulgação de obras literárias junto dos diferentes públicos da comunidade educativa e possibilitar a sua aquisição a preços mais acessíveis, a biblioteca escolar realiza diferentes tipos de feira de livros: Feira de Natal; "Lidos & Relidos" e "Livros com Cheirinho".
Durante a Feira do Livro de Natal, os alunos têm a possibilidade de assistir à "Hora do Conto", resultante da articulação com o serviço SABE da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita do Cartaxo.
Na feira do livro usado, "Lidos & Relidos", os alunos têm a possibilidade de vender os seus livros e adquirir outros, seguindo normas de procedimento.
No final do ano, a Biblioteca Escolar marca a sua presença no Arraial da Escola, com a feira do livro usado e venda de manjericos "Livros com Cheirinho".
Exposição e venda de trabalhos realizados pelos vários elementos da comunidade escolar, nas suas horas de lazer.