Já temos à venda, na nossa escola, o livro solidário com histórias escritas por jovens autores. Dele fazem parte os textos do Grupo A da educadora Maria João Vieira e do 4.º ano da EB da Lapa da professora Joana Galvão. O valor da sua venda reverte para a Ajudaris, uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.
Durante o mês de outubro comemora-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, ou seja, em 2025, no dia 27/10. O mote para este ano já está lançado: "Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias".
Durante o mês de outubro, damos início a uma série de atividades que se prolongam ao longo do ano e a projetos, destacando-se: "Biblioteca em Movimento" que engloba "O Giro das Histórias" (mediação da leitura) e "Caixinhas do Saber" (itinerância de baús com livros), com o objetivo de promover a leitura, as histórias e os autores/ilustradores junto das crianças e dos alunos dos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do nosso agrupamento; “Melhor leitor” e “Turma + Leitora” que pretendem aumentar o índice de leitores no nosso agrupamento.
No âmbito da Feira do Autor e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – FACIL, que este ano se realizou no Cartaxo, recebemos, nas nossas escolas, as autoras Ana Freitas, Carla Neves, Carla Silva, Georgina Caçador e Maria Cadete que se deslocaram respetivamente à SFIP, ao 1.º Ciclo da EB D. Sancho I - Pontével, à EB da Ereira, à EB de Vale da Pinta, à EB do Vale da Pedra e à EB da Lapa. Durante estas visitas, cada autora apresentou os seus livros.
Os alunos demonstraram muito entusiasmo, curiosidade e participação ativa, enriquecendo ainda mais a experiência.
Nada melhor que iniciar o ano letivo com uma boa notícia!
A nossa biblioteca foi uma das 50 contempladas com 2000€ para aquisição de livros, pelo Plano Nacional de Leitura.
O concurso “50 Listas de Leitura” tem como objetivo fomentar a diversidade de sugestões de leitura, em função dos perfis de leitores de cada agrupamento, incluindo alunos, corpo docente e não docente.