O mBot2 (também conhecido como mBot Neo) é um robot educacional de última geração, fácil para começar a interagir, mas com elevado potencial de aprendizagem. Alimentado por um CyberPi, um poderoso microcontrolador educacional, o mBot2 permite a realização de atividades interativas e envolventes, com aplicação no mundo real, explorando conceitos de robótica, IA, IoT e Ciências Computacionais. O ambiente de programação mBlock5 vai permitir que os alunos comecem com uma linguagem de programação baseada em blocos e fazer a transição para Python, no mesmo ambiente. Os dois motores do mBot2 podem ser controlados com toda a precisão, rotações, velocidade e posição, possibilitando a articulação com conceitos de matemática, física e engenharia.
O CyberPi é um poderoso microcontrolador de funcionamento autónomo, dotado de componentes eletrónicos avançados como sensores, atuadores e módulos de comunicação. CPU dual-core de alta performance, módulo de WiFi, ecrã LCD colorido, sensor de movimento de 3 eixos, de fonte aberta, compatível com a plataforma mBuild, Arduíno e outras. Integrado no ambiente mBlock5, o CyberPi pode ser programável em linguagem de blocos ou de texto, desde microPython até Python3.
O mBot2 promove o desenvolvimento das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, tais como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade. Permite aos alunos construir, programar e experimentar, tornando a aprendizagem mais ativa, imersiva e motivadora, ao mesmo tempo que se integra de forma transversal nas diferentes áreas do currículo.