O Plano Anual de Atividades é coordenado pela Coordenadora de Projetos, professora Rute Geraldo, elaborado pelo Conselho Pedagógico e aprovado pelo Conselho Geral.
O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui, em conjunto com o Projeto Educativo, o Regulamento Interno e o quadro legislativo, um relevante instrumento organizador e regulador da vida do Agrupamento.
O Plano Anual de Atividades é um documento que deverá definir, em função do Projeto Educativo, os objetivos e as formas de organização do conjunto de atividades orientadas para responder às necessidades e expetativas dos alunos. Assim as atividades e projetos deverão estar todas ligadas às áreas de intervenção definidas no Projeto Educativo:
Eixo 1 - Sucesso Escolar
E 1.1. Promover a inclusão, a qualidade das aprendizagens e o sucesso escolar.
E 1.2. Desenvolver nos alunos o gosto pela aprendizagem, pela tecnologia, pela cultura e pelo desporto.
E 1.3. Promover o exercício de uma cidadania inclusiva, pela responsabilidade, solidariedade e cooperação.
Eixo 2 - Liderança - organização e gestão
E 2.1. Proceder a uma reorganização curricular que promova a inovação pedagógica e a articulação transversal dos currículos.
E 2.2. Desenvolver uma oferta formativa orientada para o sucesso e promotora da inclusão.
E 2.3. Definir técnicas e instrumentos de avaliação que regulem o ensino e a aprendizagem.
E 2.4. Melhorar a gestão dos recursos humanos e dos equipamentos.
E 2.5. Organizar a ação das estruturas intermédias.
E 2.6. Implementar medidas de controlo interno para melhorar a qualidade do serviço prestado.
E 2.7. Promover uma política de formação que dê resposta às prioridades do Agrupamento.
E 2.8. Simplificar os processos burocráticos.
Eixo 3 - Articulação Escola Comunidade
E 3.1. Envolver os pais e encarregados de educação no acompanhamento do percurso escolar dos seus educandos.
E 3.2. Incentivar a participação dos pais e encarregados de educação em atividades escolares.
E 3.3. Desenvolver ações que mobilizem a comunidade.
O Plano Anual de Atividades permite agregar vontades, rentabilizar o trabalho desenvolvido e evidenciar as diversas atividades dos vários departamentos e das várias escolas que constituem o agrupamento, necessidades e interesses da Comunidade Educativa. Assim, através do seu desenvolvimento pretende-se motivar os alunos para as aprendizagens, aumentando os seus níveis de interesse e assiduidade, apelando à sua participação, criatividade, autonomia e responsabilidade. Sendo atividades e projetos integradores de todo o processo de aprendizagem, pretendem fomentar o gosto pela ESCOLA, procurando: criar laços de identidade coletiva, hábitos de trabalho, pesquisa e entreajuda; diminuir a indisciplina, o insucesso e o abandono escolares; melhorar os processos de ensino e aprendizagem.
Será, assim, também necessário o reforço da atuação dos conselhos de turma no sentido de delinearem estratégias integradas nos Planos de Turma para cumprimento do Plano Anual de Atividades, com propostas orientadas para as necessidades de cada turma no contexto da elaboração dos seus Planos.