Este relatório anual do PAA - Plano Anual de Atividades, responde ao determinado no respetivo Decreto Lei, faz uma avaliação estatística, uma apreciação global e uma conclusão relativa à execução e avaliação das atividades realizadas no Ano Letivo 2023/2024,
Para além da resposta ao que está determinado nos diversos diplomas legais, este relatório pretende evidenciar os propósitos do Projeto Educativo do Agrupamento e a forma como as estruturas educativas deliberam intenções e pragmatizam o currículo com atividades que tiveram como principais objetivos conduzir, vivenciar e experimentar conhecimentos e capacidades.
Este PAA procurou exemplificar uma vontade de diferenciação, adequação e flexibilização curriculares, procurando motivar os alunos, indo ao encontro dos seus interesses e trabalhando as suas diversidades.
Todas as atividades inscritas neste documento, foram planificadas pelos seus promotores e coordenadores para serem realizadas no presente ano letivo 2023/2024.
Para facilitar a leitura e análise das atividades realizadas serão estas apresentadas sob a forma de estatística, para permitir uma análise global da execução e avaliação das mesmas.
ATIVIDADES TOTAL GLOGAL DO ANO LETIVO
Departamentos - Atividades
Taxa de concretização = 80%
VISITAS TOTAL GLOGAL DO ANO LETIVO
Departamentos - visitas
Taxa de concretização =64,29%
PROJETOS TOTAL GLOGAL DO ANO LETIVO
ATIVIDADES - PROJETOS
Taxa de concretização =87,90%
% DE CONCRETIZAÇÃO ANUAL DE TODAS AS ATIVIDADE, PROJETOS E VISITAS NO AGRUPAMENTO
Foram propostas um total global de 336 atividades no PAA do corrente ano letivo, sendo que foram realizadas 260 atividades, o que perfaz 77,38% de concretização
Concretização anual das atividades e visitas por departamento.
A coordenação de Curso não apresentou propostas de atividades e visitas para o corrente ano.
Só nos Projetos a concretização por projeto, onde se observa uma elevada taxa de concretização na maioria dos projeto.
O Clube ALMA será extinto no próximo ano letivo.
ATIVIDADES, VISITAS E PROJETOS/ PROJETO EDUCATIVO (P.E.em vigor)
A globalidade das atividades abrangeram o EIXO 1 do projeto Educativo em vigor SUCESSO ESCOLAR
Ressalva-se que muitas atividades abrangeram mais que uma das áreas do Projeto Educativo
No EIXO 1, as atividades enquadraram-se na maioria no objetivo E1.1. - no que se relaciona com promover a inclusão, a qualidade das aprendizagens e sucesso escolar
No EIXO 2 , as atividades enquadraram-se na maioria no objetivo E2.2. no que se relaciona com o desenvolvimento de uma oferta formativa orientada para o sucesso e promotora da inclusão.
No EIXO 3 , as atividades enquadraram-se na maioria no objetivos E3.3. no que se relaciona com o desenvolvimento de ações que mobilizem a comunidade.
OBJETIVOS DAS ATIVIDADES, VISITAS E PROJETOS
Podemos concluir que estes objetivos foram maioritariamente concluídos com um taxa de 96%.
Recetividade por parte do público alvo
No que se relaciona com a média global de participantes nas atividade, visitas e projetos, destaca-se a coordenação de projetos.
No entanto ressalva-se que este números são apenas ilustrativos pois nem todos os relatórios submetidos indicavam o número e alunos e muitos referenciam apenas a(s) turma(s) e ou o ano, e ou o ciclo o que impossibilitou a recolha exata destes valores.
Relativamente à recetividade por parte dos seus participantes podemos concluir que a maioria, 81,5% avaliou as mesmas com Muito Bom.
No entanto ressalva-se que este levantamento ainda não está a ser implementado pela maioria dos proponentes como proposto em CP (via formulário) e que muitos dos relatórios das atividades submetidos não indicavam esta avaliação.
Projetos - média dos alunos nas atividades desenvolvidas
Nos projetos, o grau de envolvência é representada no gráfico destacando-se o projeto Desporto Escolar.
Alguns projetos também não indicaram frequência por parte dos alunos porque são projetos que não envolvem esse tipo de participação e outros indicaram turmas, ciclos ou/e anos escolares o que dificultou esta recolha.
De forma a recolher esta informação a coordenadora criou um documento onde os docente dos projetos precederam à indicação mais fiável desses valores.
FREQUÊNCIA DOS PROJETOS - DOCUMENTO
Apreciação Global e Conclusões
De acordo com os relatórios apresentados, o trabalho feito pelos docentes e pelas estruturas educativas sai claramente evidenciado.
Foi possível verificar a intenção de prosseguir, entre outros, os seguintes aspetos centrais do novo Projeto Educativo:
EIXO 1 - Sucesso escolar
EIXO 2 - Liderança - organização e gestão
EIXO 3 - Articulação Escola Comunidade
Melhorar os resultados e a qualidade das aprendizagens, organizar atividades e meios pedagógicos de forma a atingir-se melhores resultados; gerir recursos humanos e materiais de forma a alcançar objetivos com maior eficiência e transpor a escola para o meio bem como o meio para a Escola, tornando-a como parte integrante da nossa sociedade.
Através dos resultados obtidos há que considerar os seguintes aspetos positivos:
Avaliação global das atividades foi positiva;
Um melhor controlo/coordenação através da implementação e aperfeiçoamento dos formulários, e utilização da Drive;
Envolvimento dos grupos, departamentos e projetos como responsáveis das atividades;
Atividades dirigidas aos alunos e à comunidade educativa que potenciam uma maior diversificação pedagógica;
Envolvimento dos alunos do Agrupamento em atividades;
Alguma visibilidade das atividades na vida do Agrupamento;
Contribuição de algumas atividades realizadas para a promoção do Agrupamento no exterior;
Promoção do Sucesso escolar.
Alguns aspetos que carecem de melhoria:
Avaliação das atividades de uma forma mais objetiva por parte dos alunos e destinatários através de um formulário, rápido e direto, já indicado em relatórios anteriores;
Indicação em numerário do total de participantes de forma mais objetiva, sem ser turma, escola ou ciclo;
Rentabilização das visitas, por Turma, disciplina e data de realização;
Marcação das atividades e visitas num calendário que esteja acessível a todos, de forma a possibilitar a visualização da totalidade das atividades e visitas;
Maior envolvimento por parte dos alunos na planificação, operacionalização e avaliação das atividades;
Maior divulgação das atividades, quer na sua promoção quer na sua avaliação junto da comunidade escolar no início do ano letivo;
Maior controlo por parte de alguns departamento das atividades propostas e realizadas e indicação de novas propostas e alterações;
Escassa participação da Associação de Pais na organização das atividades, isoladas ou em parceria;
Cumprimento com a submissão dos relatórios;
Cumprimento dos prazos estabelecidos para a avaliação e submissão dos relatórios.
A recolha dos dados, só foi possível através da aplicação da Drive que possibilitou um trabalho mais colaborativo e rápido, ressalva-se no entanto que continuam a existir algumas dificuldades apresentadas por alguns docentes no que se relaciona com o funcionamento desta aplicação, pelo que se sugere, mais uma vez, uma formação/esclarecimento no início de cada ano letivo (principalmente para os novos docentes colocados no agrupamento).
Sugere-se mais uma vez que este trabalho de elaboração e monitorização do PAA deverá ser feito por uma equipa, que possibilite uma recolha mais sistemática, organizada e criteriosa.
julho de 2024
A coordenadora de Projetos e PAA
Rute Geraldo