O projeto "Além-Fronteiras SCH II - 2024-1-PT01-KA121-SCH-000223513", integrado no projeto no âmbito da Acreditação Erasmus (22-27), visou cumprir, através das suas atividades, os seguintes objetivos do plano Erasmus:
Promover o sucesso educativo e o aumento da qualidade do mesmo, com as mobilidades de grupo, cursos estruturados e dinamização de projetos, decorrentes das aprendizagens (projetos eTwinning).
Favorecer dinâmicas de interculturalidade, intercompreensão e tolerância entre os povos, com o acolhimento de várias comitivas e do contacto intercultural em qualquer uma das atividades.
Dia de viagem...
ldgadfgkjdfkghdfgh
1.º DIA- Sabbioneta
Receção na escola IC Marcaria, Sabbioneta.
Reencontro de alunos e partilha de experiências. Caça ao tesouro pelas ruas históricas de Città Murata de Gonzaga.
Após delicioso almoço veramente italiano, fomos recebidos de forma muito calorosa pelo município.
È stata una bella giornata!!
2.º DIA
À descoberta de Mantova
Visita guiada pelo centro histórico da cidade, que tal como Elvas e Sabbioneta, também é Patrinómio Mundial da Unesco. O nosso roteiro cultural contemplou: piazza Erbe, piazza Sordello, Basílica de Sant’Andrea, Torre dell’orologio, Rotonda di San Lorenzo, Palazzo Ducale, Duomo Cattedrale Di San Pietro…
Tutto è molto bello!
3.º DIA
Erasmus+teamwork on Digital Plan Journal, na Escola I C Marcaria, Sabbioneta. Os alunos continuaram o projeto Digital Plan Journal iniciado em Elvas. Foi uma manhã de interação entre alunos. Foi um momento de reencontros, partilha de saberes e diversão.
E porque Sabbioneta não é só trabalho, desfrutámos de algumas iguarias da cozinha italiana como a pizza e a pasta.
Domani è un altro giorno! Arrivederci…
4.º DIA
A professora Elisa Rodrigues, participou no Curso estruturado, em Amsterdão de 28 de abril a 3 de maio de 2025, sobre a temática dos debates como ferramenta pedagógica na sala da aula.
Foram objetivos da frequência:
- Estimular discussões significativas, construtivas e envolventes na sala de aula enquanto se garante que todos os alunos sejam ouvidos;
- Desenvolver a capacidade dos alunos em articular uma compreensão informada de diferentes tópicos;
- Modelar e facilitar habilidades de escuta mais profundas, resultando numa melhor colaboração, dinâmica e aprendizagem coletiva;
- Cultivar a empatia entre os alunos e, ao mesmo tempo, promover o apreço por diferentes perspectivas;
- Elaborar planos de aula interessantes envolvendo debates;
- Criar ferramentas de avaliação para as sessões de debate;
- Implementar debates como resultado das disciplinas curriculares.
Testemunho
"A compreensão da estratégia de Debate como ferramenta Pedagógica é importante na área da Filosofia (e não só), pois desenvolve nos alunos a capacidade de argumentação e o desenvolvimento do espírito crítico. A frequência do Curso Erasmus, com partilha de experiências com os colegas estrangeiras foi muito enriquecedora." Elisa Rodrigues, docente de Filosofia.
De 2 a 8 de março de 2025 , as docentes Elisabete Matias, Joana Fonseca e Luísa Barrote, frequentaram o Curso estruturado "Discovering covering cultural heritage of Rome", em Roma, com os objetivos específicos de: Aprofundar o conhecimento sobre património cultural e artístico europeu, melhorar competências pedagógicas e integrar novas metodologias de ensino a nível das Artes Visuais e do Ensino da Música; Trazer para as aulas uma visão mais abrangente e diversificada estimulando os alunos a valorizar o património e a desenvolver uma abordagem critica e criativa no que respeita à arte e Integrar uma rede de colaboração internacional que fortaleça a educação artística no Agrupamento e o plano de internacionalização da escola.
Testemunhos
"É uma experiência transformadora que expande horizontes, cria amizades para a vida e desenvolve competências, sendo resumido por frases como: "Investir em viajar é investir em si mesmo" ou "O Erasmus é uma aventura ousada que te transforma num contador de histórias, uma oportunidade única para sair da zona de conforto, conhecer outras culturas". Elisabete Matias, Educação Visual.
"Roma foi uma sala de aula. A possibilidade de ter esta experiência foi extremamente enriquecedora para a prática docente em Artes Visuais." Joana Fonseca, Educação Visual.
"Uma experiência única na minha vida que gostaria muito de repetir". Luísa Barrote, Educação Musical.
Trabalhos realizados pelos alunos de 6.º ano de modo a trabalhar a diferença entre os azulejos romanos e portugueses.
Durante a semana Aberta as docentes Joana Fonseca e Elisabete Renga, fizeram com os alunos de Artes um workshop de estampa, com a figura de "David" de Michelangelo, com base em diferentes técnica de estampagem.
O workshop contou com a visita de umas parceiras Italianas de Sabionetta que estavam em mobilidade de grupo de alunos.
O Agrupamento de Escolas N.º3 de Elvas celebrou ontem, dia 7 de maior de 2025, o Dia da Europa, assinalando o 40.º aniversário da assinatura do Tratado de Adesão de Espanha e Portugal à UE.
O evento que reuniu diversos convidados especiais, estudantes e professores de ambos os países foi marcado pelo simbolismo, cooperação, valores e empenho europeu.
Nesta celebração estiveram reunidas Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (EPAS): Sagrada Família de Badajoz, Colégio Sopeña de Badajoz, Agrupamento de Escolas N.º3 de Elvas e Agrupamento de Escolas de Campo Maior.
Esta colaboração transfronteiriça teve como objetivo realçar os laços históricos e culturais que unem Espanha e Portugal, reforçando o espírito da Eurocidade EUROBEC.
Estiveram presentes a Dr.ª Anabela Cartas, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, o Dr. Luís Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Dr.ª Sol Giralt Ballesteros, Coordenadora da Eurocidade EUROBEC, a Dr.ªAna Simão Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo e Dr. Manuel Garrancho González, do Europe Direct Extremadura-CEIPREX.
Os deputados europeus da Extremadura, Elena Nevado e Ignacio Sánchez Amor, estiveram presentes por via telemática a partir de Bruxelas para manifestar o seu apoio ao trabalho realizado pelas escolas, sublinhando o seu empenho na formação dos jovens de acordo com os valores europeus.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de colocar questões às autoridades sobre o futuro da União Europeia, o futuro da Europa, os desafios globais, a colaboração hispano-portuguesa e o papel da educação na construção de uma Europa mais unida.
O dia terminou com uma mensagem de agradecimento e um apelo à continuação do trabalho conjunto para uma Europa de paz, paz e prosperidade, de solidariedade e de oportunidades para todos
Agradecemos a todos os possibilitaram este dia, em especial à Câmara Municipal de Elvas e do Ayntamiento de Badajoz.