O projeto "Além-Fronteiras SCH I" - 2023-1-PT01-KA121-SCH-000138387", constitui o primeiro projeto no âmbito da Acreditação Erasmus, este visou cumprir, através das suas atividades, os objetivos do plano Erasmus, nomeadamente:
Promover o sucesso educativo e o aumento da qualidade do mesmo, com as mobilidades de grupo e job shadowing e dinamização de projetos, decorrentes das aprendizagens.
Capacitar a comunidade educativa no domínio da literacia digital e de literacias emergentes, através dos cursos estruturados em que os docentes participaram.
Favorecer dinâmicas de interculturalidade, intercompreensão e tolerância entre os povos, com o acolhimento de várias comitivas e do contacto intercultural em qualquer uma das atividades.
Valverde del Fresno (Espanha) - ( 3 dias)
Beneficiários: 5 alunos do 1.º ciclo (4.º ano) + 2 docentes e uma assistente operacional
Âmbito: Projeto Escolas Bilingues e interculturais de Fronteira (EBIF).
Objetivos principais: Melhorar as competências linguísticas em espanhol; Realização de atividades conjuntas com alunos de projetos desenvolvidos à distância; Áreas transversais: interculturalidade, cidadania e democracia.
Escola de acolhimento: CEIP- Nuestra Senõra de la Asunción - https://cpnsasuncionval.educarex.es/
De 17 a 19 de abril de 2024 decorreu em Valverde del Fresno (Espanha) a primeira mobilidade Erasmus com meninos de 1.º ciclo. Cinco alunos do 4.º ano, foram maravilhosamente recebidos no CEIP- Nuestra Senõra de la Asunción e acolhidos com muito carinho por alunos, professores e pela comunidade local. Esta atividade realizou-se em articulação com o projeto de Escolas Bilingues e interculturais de Fronteira (EBIF). Os alunos tiveram não só a oportunidade de praticar/falar a língua espanhola, e os alunos espanhóis a língua portuguesa, mas também desenvolver uma série de atividades escolares com a comunidade local. Foram acompanhados pelas professoras Cláudia Marçal e Maria João Balseiro e pela assistente operacional Rute Travanca. Uma experiência inesquecível para todos! Os nossos meninos ficaram encantados!
Atividades em sala de aula
Aulas de Artes Plástica, Línguas, entrevista na radio escola...
Atividades com a comunidade Local
Carnaval escolar, Percurso pedestre em Valverde...
Entrega de certificados
Badajoz - 16 a 19 de fevereiro de 2025
Beneficiários: 3 alunos de 7.º ano + 1 docente
Âmbito: Integrada no Projeto Internacional de Cooperação entre Escolas Transfronteiriças, eTwinning, "Borrando Fronteras"
Objetivos: Melhorar a comunicação na língua estrangeira (espanhol); reforçar a identidade europeia a partir da comparação da realidade raiana e a pertença à Eurocidade (EUROBEC); Incrementar competências de autonomia e autoconhecimento; Áreas transversais: interculturalidade, cidadania e democracia.
Escola de acolhimento: Colégio Dolores Sopeña de Badajoz - https://sopenabadajoz.org/
Erasmus+ “Borrando Fronteras/ Apagando Fronteiras"
A mobilidade de alunos entre o Agrupamento de Escolas N.º 3 de Elvas e Colégio Dolores Sopeña de Badajoz. Durante três dias, três alunos do 7.º ano frequentaram as aulas e partilharam na vida familiar de três alunos espanhóis.
Os alunos do Agrupamento de Elvas destacam "o companheirismo, a boa disposição e acolhimento durante a sua estada".
Atividades em sala de aula
Atividades culturais
Os alunos tiveram oportunidade de visitar o centro de Badajoz e o Fuerte de San Cristobal
Alojamento com famílias
Os alunos no primeiro dia de mobilidade foram acolhidos pelas famílias de acolhimento com muito entusiasmo e grande empatia.
Targovistea - maio ( 5 dias)
Beneficiários: 11 alunos de 12.º ano- Cursos Científico - Humanísticos + 3 docentes
Âmbito: projetos STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática)
Objetivos: Contacto com implementação de projetos STEAM. Áreas transversais: interculturalidade, cidadania e democracia
Escola de acolhimento: COLEGIUL NATIONAL "CONSTANTIN CARABELLA - https://www.carabella.ro/
1.º Dia Elvas-Madrid-Bucareste-Targovistea
1.º Dia de viagem com muitas paragens, Elvas -Madrid-Bucareste-Targovistea. Fica aqui o registo da nossa jornada, com um dia longo. Em Bucareste "sentimos o pulso à cidade" capital da Roménia.
Testemunhos
"A minha experiência Erasmus foi incrível! Conheci pessoas, vivi experiências que nunca vou esquecer e aprendi muito. Foi uma aventura do início ao fim, cheia de momentos bons, risos, viagens e boas memórias. Se pudesse voltar atrás, viveria tudo da mesma forma". Margarida Arriaga
"I had a lot of fun in this trip, it was awesome having this privilege of going to another country with people that I enjoy being with and getting to know other cultures, people and their ways of living their life. I’m really grateful". Jiale Wu
2.º Dia - Apresentações, Visita ao Colégio, Visitas Culturais
Início dos trabalhos, partilha entre os alunos: apresentações, culturas, língua, projetos de ambas as escolas e visita guiada pelos alunos romenos a Targovistea. The Royal Court of Targoviste.
3.º Dia - PROJETOS STEAM
Atividades com o clube de robótica, "Phantom Robotics"@phantom.robotics; apresentação do projeto Terraformer, sobre estação espacial, desenvolvido pelos alunos do Colegium Constantin Carabella. Ficamos deveras impressionados pela qualidade do projeto e trabalho desenvolvido. Durante a tarde os alunos realizaram uma visita guiada ao Museu do Paleolítico Tecnológico e Evolução humana, onde foi possível observar um símbolo importante das descobertas da evolução e representação simbólica do homem a Vénus de Pietra Neamt seguida de uma visita ao Monastério Stelea, onde ficámos a compreender melhor as diferenças entre as celebrações católicas e ortodoxas. Finalizamos o dia com um briefing sobre a mobilidade até ao momento.
4.º Dia ICSTM
Visita à Universitatea Valahia din Targoviste, Institute of Mulsticdisciplinary Resarch for Science and Tecnology (ICSTM)no centro de inovação tecnológica. Durante a tarde foi possível visitar o Museu de História de Dambovita e Museu de Arte.
5.º Dia - Clube de Radio, projeto tecnológico e Dia da Europa
Os alunos foram entrevistados pelas alunas do Clube de Rádio, falou-se de Cultura, Democracia, Diferença entre culturas, funcionamento tecnológico e edição de material.
Testemunhos dos alunos
"Adorei a minha experiência! Para todas as pessoas que pensam que a Roménia não é o melhor país para se visitar, posso dizer que é completamente mentira a Roménia é sem dúvidas um país que voltaria a visitar e faria tudo de novo!" Maria João Lanternas
"Eu quero deixar claro que adorei participar no projecto Erasmus! Ter tido a oportunidade de viajar para a Târgovişte onde conheci uma nova cultura, conheci um sistema educacional diferente, fiz novas amizades, fez me realmente reconhecer a diversidade existente na Europa. Para além disso, esta experiência auxiliou-me na minha comunicação em línguas estrangeiras, bem como, na minha proatividade, confiança e adaptação a novos contextos. Por isso, agradeço à escola e aos professores envolvidos por tornarem isto possível e recomendo a todos os alunos que aproveitem esta oportunidade!" David Rato
"Thank you very much for this adventure in another country. I feel that I really valued all the time spent in activities. I had excellent teachers who managed the activities and I also have to thank the inclusion of others in a country that is so different but very rich with incredible people". Miguel Conceição
"A experiência de participar num Erasmus é, de facto, extremamente enriquecedora, bem como gratificante. É uma oportunidade única e de aproveitar." Francisca Menezes
"It was a very beautiful experience, with very friendly people and I would definitely repeat it if possible." Leonor Poejo
Curso estruturado: Integrating AI in the Classroom with critical thinking - Budapeste de 15 a 20 de julho de 2024. Participaram os docentes Ana Isabel Rijo e Elsa Nascimento, do Grupo 520 (Biologia e Geologia) e Miguel Beira do Grupo 510 (Física e Química).
Curso estruturado: Game- Based Learning and Gamification in the Classroom, Atenas de 15 a 20 de julho de 2024. Com participação da docente de Inglês/Português , Ludmila Bandeira.
Ambos os cursos pretenderam dotar os docentes nos domínios de novas literacias digitais e pedagógicas.
Objetivos gerais:
-Compreender as tendências e tecnologias emergentes em IA aplicadas no ensino básico;
-Desenvolver planos de aula integrando a IA nas salas de aula do ensino básico;
-Explorar como é que IA pode ser utilizada para promover o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração;
-Avaliar a aprendizagem dos alunos com recurso a ferramenteas de IA.
Durante a semana de trabalhos os docentes, utilizaram várias ferramentas de inteligência artificial e desenvolveram um trabalho final com aplicação da IA num projeto STEAM de 12.º ano.
Atividades culturais: visita de Grupo a zonas emblemática de Budapeste, com o intuito de conhecer, desenvolver a comunicação e compreensão intercultural.
A disseminação da Prática aprendida pelos docentes, durante o cursos de formação, foi acreditada como ação de Curta Duração pelo CEFOPNA (centro de Formação de Portalegre)
Na formação participaram 19 docentes de vários grupos disciplinares, estes tiveram oportunidade de criar atividades no âmbito das suas disciplinas, com base nas orientações dadas pelos formadores e documento minuta produzido para a sessão.
A formação foi acreditada pela Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Game- Based Learning and Gamification in the Classroom
Entidade: Teacher Academy
Objetivos gerais:
-Distinguir entre vários tipos de jogos;
-Identificar princípios e definições de design de jogos (por exemplo, mecanismos de recompensa, ciclos de atividades, criação de hábitos, diversão, experiência imersiva, narrativa emergente e ramificada);
- Vantagens da utilização dos jogos como instrumento pedagógico (gamificação);
-Basear-se nas suas experiências pessoais ou criar atividades inteiramente novas baseadas em jogos;
-Explorar jogos para divulgar ou reforçar valores nas comunidades e na sociedade.
Certificação (30horas) e Grupo de Trabalho
Atividades de Gamificação.
Comitiva Portuguesa em Atenas
Foram realizadas duas mobilidades de job shadowing, com observação de práticas pedagógicas com o objetivos específicos integrados em diferentes áreas, de acordo com os grupos disciplinares e Projeto Educativo.
Entre os dias 8 e 13 de abril de 2024, decorreu em Tulcea, Roménia, a mobilidade de Job shadowing do Projeto Erasmus Escolar. As professoras Cláudia Marçal (Mentora eTwinning) e Teresa Guerreiro (Coordenadora da biblioteca escolar do agrupamento), participaram numa série de atividades no Colegiul National Spiru Haret, com especial enfoque na implementação de projetos em articulação com a biblioteca escolar, projetos com impacto na vida escolar e da comunidade local, a utilização de ferramentas digitais e a IA. O acolhimento por todo os profissionais foi extraordinário e deixamos um especial agradecimento à anfitriã a professora Mihaela Condrat, pelo seu entusiasmo, dedicação e acolhimento.
Entre os dias 27 e 28 de maio de 2024, as docentes do grupo de Educação especial Carla Madeira, Isabel Leal e Isabel Pinto fizeram observação de práticas pedagógicas e reuniram com docentes de áreas afins no COLEGIO DIOCESANO SAN ATÓN em Badajoz, https://www.diocesanosanaton.com/
Esta mobilidade surge no seguimento do job shadowing realizado por colegas no nosso agrupamento no ano anterior, potenciando não só novas parendizagens como o estreitamento de cooperação entere as escolas na área da Aprendizagem Inclusiva e formas de Organização.
Reuniões de trabalho
A comitiva e o Coordenador Erasmus
O acolhimento de alunos e professores de outros países é sempre uma oportunidade de partilha de novas experiências e um desafio de cooperação entre todos os elementos do meio escolar que fortalece indiscutivelmente os laços de cooperação e maior conhecimento sobre o Programa Erasmus e os objetivos que se podem alcançar.
MONESTERIO - ESPANHA
Recebemos de 18 a 22 de março de 2024 um grupo de 11 alunos e 3 professoras do IES Maestro Juan Calero de Monesterio, Espanha. O grupo integrou o festival de Teatro do nosso Agrupamento. Integraram uma série de atividades preparadas pela grande equipa de professores e alunos que os presentearam com atividades durante a semana cultural. Agradecer em especial ao Curso de Turismo e Bar e Restaurante pelo acompanhamento em visitas culturais e o lanchinho especial que realizaram e à Câmara Municipal de Elvas pelas ofertas.
Representação da peça teatral "Love Please"
Atividades durante a Semana Aberta
LAS PALMAS ( CANÁRIAS) - ESPANHA
Recebemos entre 13 a 18 de maio de 2024 um grupo de 6 alunas e 2 professores do instituto CEPA Las Palmas, com o "Projeto Uniendo Orillas para La Inclusion". Esta mobilidade de acolhimento foi muito especial pois apesar as alunas de Educação de Adultos, tinham entre os 25 e 76 anos de idade. O grupo partilhou atividades e experiências com alunas do Centro Qualifica, mas igualmente com alunos dos Cursos Profissionais de Turismo, na organização de visitas guiadas, com os alunos dos Curso Profissional de Agropecuária, em atividades sobre tradições festivas locais e com o Curso de Multimédia do 10.º I, tendo aprendido com estes algumas ferramentas digitais. Os alunos deste Curso, com a orientação da Professora Lídia Moura, realizaram através de técnica de edição e de intiligência Artificial, um jornal sobre a mobilidade do grupo.