Gastronomia Ovar

Caldeirada de Peixe

Tradicionalmente, a caldeirada, é um cozido, ou seja, uma preparação que não passa pelo refogado, cujos componentes básicos são diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão. O tempero deste prato pode incluir apenas sal de cozinha e azeite, ou vários outros condimentos, como pimenta, salsa ou outros.

A caldeirada pode ser mais ou menos líquida: por vezes, é servida como uma sopa, noutras regiões é frequente servi-la sobre fatias de pão ou com pedacinhos de pão torrado.


Sobremesa

Pão de ló de Ovar

O Pão de Ló de Ovar é servido dentro de uma forma de papel branco, com um formato parecido com uma broa de massa leve, cremosa, fofa e de cor amarela (designada por “ló”) com uma fina côdea acastanhada dourada levemente húmida. É produzido com uma receita à base de ovos (sobretudo gemas), açúcar e farinha.

A principal característica que distingue o Pão de Ló de Ovar do tradicional Pão de ló português, é o facto deste ser servido com o seu interior mais cru do que é habitual. Esta parte do bolo, de textura húmida (quase líquida) e extremamente doce, é tradicionalmente chamada "pito", e os clientes referem-se ao seu nível de cozedura como sendo mais ou menos "pitoso" (húmido).

Em várias zonas do país (especialmente, em Ovar e na Região de Aveiro), é tradicionalmente servido durante a celebração do Natal e da Páscoa.