Turismo Covilha

Universidade da Beira Interior

A Universidade da Beira Interior é uma universidade pública localizada na cidade da Covilhã, em Portugal. É considerada uma das melhores instituições de ensino superior da Europa e uma das 150 melhores universidades jovens do mundo.

Fundada em 1986, a instituição engloba um conjunto de Faculdades, Departamentos e Centros que se estendem pelas mais variadas áreas do conhecimento, colocando a Covilhã e a região numa posição de destaque no que concerne ao conhecimento científico e artístico. Tal decorre não só do ensino ministrado mas também da investigação efetuada nos diversos departamentos e unidades de investigação. No ano letivo 2018/2019, a UBI contava com 3384 alunos nas licenciaturas, 1974 em mestrados integrados, 1061 em mestrados regulares e 460 alunos de doutoramento, totalizando 6879 alunos.


Museu do Queijo

A história da produção de queijo na Serra da Estrela é, no mínimo, fascinante! Numa pequena aldeia, situada a apenas 14 km da Covilhã, encontrará o interessante Museu do Queijo. Este museu conta a história de dóceis ovelhas, de sábios pastores que habitam as montanhas desde os primórdios, de rotas dos rebanhos através de Portugal e Espanha. E o guia do museu, o Pedro, é um anfitrião fantástico que conta todas essas histórias com sentido de humor, um conhecimento profundo e uma imensa hospitalidade!

Ponte da Ribeira da Carpinteira

A ponte sobre o Vale da Carpinteira, da autoria do Arquitecto João Carrilho da Graça e do Engenheiro Adão Fonseca, surge na sequência de um plano de mobilidade do Município da Covilhã para facilitar a circulação pedonal entre o centro da cidade e a zona dos Penedos Altos.

Projectada e construída entre 2003 e 2009, a ponte ergue-se como um objecto elegante que sublinha a paisagem e cria uma alternativa de atravessamento do vale. Custou três milhões de euros.