OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Com o estudo desta unidade, você deverá ser capaz de:
compreender como surgiu o Excel;
aprender a história do Excel;
formatar fórmulas básicas no software;
conhecer planilhas e gráficos da ferramenta.
PLANO DE ESTUDOS
A cada tópico desta unidade, você encontrará autoatividades com o objetivo de reforçar o conteúdo apresentado.
Olá, estudante!
O Excel é um programa que permite a manipulação de planilhas eletrônicas desenvolvido pela Microsoft.
É um dos principais softwares de uso acadêmico e profissional da atualidade. Em formato de planilha eletrônica, é uma ferramenta relevante para o gerenciamento de recursos, desenvolvimento de controles, gestão de projetos, tratamento de dados e estruturação de relatórios, e gerenciamento operacional.
O programa foi lançado em 1985, para a plataforma MAC, da Apple. Foi criado para competir com o Lótus 1-2-3, que estava ganhando espaço no mercado. A primeira versão para Windows saiu em 1987, e após esse ano, a Microsoft lançou várias novas versões do Excel, em geral a cada dois anos uma nova versão.
O Excel revolucionou as planilhas eletrônicas, e avançou muito mais rápido que a concorrência. O programa ofereceu muitas alterações na interface do usuário, porém, continuou com o padrão de organização em linhas e colunas. O Excel foi o primeiro a permitir modificação de fonte, cor e tamanho de modo facilitado.
Após 2003, o Excel implantou a VBA (Visual Basic for Applications), linguagem de programação criada com base em Visual Basic, e que ajudou a automatizar algumas funções do programa.
Planilhas semelhantes às do Excel servem como base para bancos de dados, pois é possível adicionar dados a um banco de dados a partir de uma planilha do Excel. O programa também é bastante usado para armazenar dados de compras e vendas de produtos, custos e orçamentos familiares.
Hoje, trata-se de uma planilha formada por linhas e colunas que compõem uma grade. A intersecção de uma linha com uma coluna é chamada de Célula.
Cada célula em uma planilha tem um único endereço. Um endereço de uma célula é a designação formada pela combinação dos nomes das colunas e das linhas.
O Excel também permite construir gráficos e recursos visuais para racionalizar o processo de análise de dados.
Agora que você concluiu a Unidade 1, avance para a próxima etapa.
1 INTRODUÇÃO
Neste tópico, estudaremos a história e os conceitos importantes da ferramenta do Excel, versão 2019. Veremos como este aplicativo é utilizado por profissionais e empresas e os benefícios que pode trazer à rotina de trabalho. Vamos lá?
2 COMO SURGIU O EXCEL
No final dos anos 1970, antes que as pessoas soubessem o que era um computador pessoal no escritório, Dan Bricklin e Bob Frankston criaram a primeira planilha digital, chamada “VisiCalc”. Nessa época, o software VisiCalc foi um dos precursores em empresas, tornando-se uma ferramenta para cálculos. Recebeu o apelido carinhoso de "killer app" e revolucionou o espaço corporativo. O VisiCalc era da Apple II, e a empresa teve suas vendas alavancadas com essa inovação.
Mais tarde, o programa foi vendido para a Lotus Development Corporation, a qual desenvolveu o Lotus123 (outro software), em 1983, mais aprimorado, uma planilha que juntava banco de dados com programa de dados.
Saiba a importância de aprender Excel nos dias atuais. Acesse o vídeo a seguir:
O seu visual era bem básico, com linhas, barras, colunas, células, mas para a época era um grande avanço. Pode ser encontrado em planilhas eletrônicas modernas.
Tempos depois, em 1985, a Microsoft lançou o Excel, um programa de planilhas criado pela Microsoft para o Windows, Windows NT e Mac OS. Hoje, o Excel é um dos aplicativos mais populares do mundo.
Em 1982, a empresa UM declarou aprovação de computadores pessoais no mercado mundial. Sem perder tempo, um pequeno grupo de programadores criou um programa de planilhas. Juntos, em uma pequena empresa liderada por Mitch Kapor e Jonathan Sachs, esses entusiastas criaram um novo produto de software e, pela primeira vez na história do desenvolvimento de software, foi realizada uma campanha publicitária em grande escala para promover um novo produto no mercado, o Lotus 123.
Após, o Microsoft Excel foi criado para concorrer com o Lotus 123.
Neste link, você poderá acompanhar um pouco mais sobre o inventor das planilhas eletrônicas:
O Excel foi desenvolvido pela Microsoft, na década de 1980, para substituir o Multiplan, software que já não tinha mercado.
Este vídeo de 1985 refere-se ao lançamento do Lotus123. É longo, e sugerimos que assista o trecho de 15 segundos até 5 minutos.
Hoje, o Excel exibe os dados no formato de linhas e colunas, com linhas de grade entre elas, similar a um livro de contabilidade ou papel gráfico. “Consequentemente, o Excel é adequado para o trabalho com dados numéricos em contabilidade, pesquisa científica, registros estatísticos e todas as outras situações que podem ser beneficiadas pela organização de dados em um formato de tabela” (MICROSOFT, 2007, p. 23). Desde sua criação, muitas versões do Excel foram criadas e aprimoradas. Vejamos o Quadro 1.
Quadro 1 – Versões do excel
Fonte: adaptado de Edivaldo (2017)
3 CONHECENDO O APLICATIVO EXCEL
Podemos dizer que o Excel é uma ferramenta de automação de processos e gerenciamento de dados. É possível simplificar alguns processos que, no passado, eram feitos manualmente.
Essa ferramenta é um dos principais softwares de uso organizacional e pessoal hoje em dia. Em formato de planilha eletrônica, o gerenciamento de recursos, o desenvolvimento de controles, a gestão de projetos, o tratamento de dados e a estruturação de relatórios fazem do Excel um bom programa. Além de contribuir para o processo de tomada de decisão, apresenta funcionalidades que facilitam a interpretação das informações em diversos níveis.
O layout do Excel, assim como de algumas outras ferramentas da Microsoft, tem uma exibição de menus e faixas de opções e uma série de atalhos de diversas funções, como área de transferência, estilos, alinhamentos e edição.
Figura 1 – Tela principal do Excel
FONTE: a autora
Podemos dizer que, nessa tela inicial, você pode encontrar funções e comandos importantes para o uso da planilha. Observe a Figura 2.
Figura 2 – Descrição dos principais componentes do Excel
FONTE: a autora
A seguir, vejamos mais detalhes dos principais componentes. Acompanhe.
Barra de fórmulas: local de valores a serem digitados, como números, fórmulas e textos.
Barras de rolagem: localizadas na lateral direita e na parte inferior da janela, têm por finalidade o deslocamento horizontal e vertical pela planilha.
Barra de status: barra horizontal na parte inferior da tela, que exibe informações como status de itens da janela, andamento da tarefa atual, informações sobre itens selecionados, resultado de cálculos básicos (soma, média e contagem), modos de exibição e barra deslizante de zoom.
Botão Nova Planilha: localizado no lado direito da última planilha, na guia Planilhas, insere uma nova planilha.
Botões de navegação: permitem a navegação entre planilhas, principalmente quando há muitas e nem todas ficam visíveis na guia.
Modos de exibição: localizados no canto direito da barra de status, permitem visualizar a planilha em diferentes formatos. São eles:
normal: é o modo padrão visualizado assim que você abre o Excel;
layout da página: tem como principal característica exibir cabeçalho e rodapé, margens esquerda, direita, inferior e superior, sendo possível a realização de cálculos;
visualização da quebra de página: exibe linhas pontilhadas, que indicam a quebra de página, e uma linha azul contínua, que marca a área a ser impressa.
Uma planilha não é uma coisa fácil de fazer. Quando programas como o Excel não existiam, as pessoas usavam computadores ou calculadoras enormes, trabalhando por horas em tarefas que hoje levam apenas alguns minutos para serem concluídas.
Uma das inovações do Microsoft Excel 2010 são os minigráficos que se encaixam dentro das células e exibem visualmente a dinâmica dos dados numéricos. Essa inovação está implementada nas versões 2010, 2013 e 2016.
Neste link, você poderá compreender um pouco mais dos minigráficos (sparkline):
O Excel é uma ferramenta incrível com recursos interessantes de dados (funções, gráficos ou painéis). A facilidade de inserir dados é que torna a ferramenta atraente. O formulário de entrada de dados do Excel permite adicionar registros a um conjunto de dados existentes.
Como já mencionamos, cada planilha é formada por linhas e colunas, que compõem uma grade. A intersecção de uma linha com uma coluna é chamada de célula.
Veja um passo a passo de como construir uma planilha no Excel de forma simples e básica:
Figura 3 – Célula de uma planilha do Excel
FONTE: a autora
Cada célula tem um único endereço. O endereço de uma célula é a designação formada pela combinação dos nomes das colunas e das linhas. Na Figura 3, podemos notar uma célula destacada na cor vermelha – é a célula localizada na coluna B, linha 3, ou seja, célula B3.
A célula selecionada com o cursor é chamada de célula ativa. Sempre há pelo menos uma célula ativa quando se está em trabalho na planilha eletrônica.
No Excel, há 2.147.483.648 células não contíguas que podem ser selecionadas, ou seja, células que não estejam próximas.
De acordo com o Microsoft Suporte (2022a), conheça as especificações do Excel no Quadro 2.
Quadro 2 – Especificações e limites de planilha e de pasta de trabalho do Excel
Fonte: adaptado de Microsoft Suporte ( 2022a)
Uma faixa ou intervalo é um grupo específico de células. Um intervalo pode ser uma célula, uma coluna, uma linha, ou qualquer combinação de células, linhas ou colunas. Veja, na Figura 4, o quadrado selecionado com células marcadas pela cor cinza.
Figura 4 – Exemplo de faixa ou intervalo
FONTE: a autora
Podemos dizer que a ferramenta Excel é muito poderosa, e sua formatação é imprescindível para o bom resultado de suas planilhas.
RESUMO DO TÓPICO 1
Neste tópico, você aprendeu:
● A história da ferramenta Excel.
● Conceitos sobre a ferramenta.
● Importância do Excel nos dias atuais.
● Descrição dos principais componentes da ferramenta.
AUTOATIVIDADE
1 O layout do Excel, assim como de algumas outras ferramentas da Microsoft, tem uma exibição de menus e faixas de opções. Com base na faixa de opções do menu Página Inicial, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) Apresenta uma série de atalhos de diversas funções, como área de transferência, estilos, alinhamentos e edição.
b) ( ) Apesar de ter a opção de estilos, somente é possível modificar estilos por meio das opções do menu Layout da Página.
c) ( ) Pode-se configurar a presença da barra de fórmulas, mas somente se o menu Página Inicial estiver ativado.
d) ( ) É possível colorir a planilha com o pincel de formatação, porém, por se tratar de um pincel, só é possível manipular as cores.
2 O Excel é uma poderosa ferramenta de automação de processos e gerenciamento de dados. Com ele, é possível simplificar alguns processos que, no passado, eram feitos manualmente. Acerca do uso da ferramenta de formatação condicional, analise as afirmativas e assinale a opção CORRETA:
I- Com o uso da formatação condicional, é possível ilustrar o percentual de um dado em relação ao total e, assim, tornar mais fácil a compreensão de uma informação. O tipo de formatação utilizada para isso é a de barra de dados.
II- É possível utilizar conjuntos de ícones na representação dos dados.
III- É possível gerenciar as regras existentes a qualquer momento, além de ser possível definir regras lógicas na formatação condicional.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Nenhuma está correta.
c) ( ) Todas as sentenças estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3 O Excel é um dos principais softwares de uso acadêmico e profissional da atualidade. A esse respeito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em formato de planilha eletrônica, o Excel é uma ferramenta relevante para o gerenciamento de recursos.
( ) No Excel, podem ser desenvolvidas planilhas de controle e gestão de projetos e de tratamento de dados, além de ser feita a estruturação de relatórios.
( ) O Excel apresenta funcionalidades que facilitam a interpretação das informações nos níveis educacional, operacional e de gestão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – V – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4 O Excel é uma poderosa ferramenta de automação de processos e gerenciamento de dados. Com o seu auxílio, é possível simplificar alguns processos que, no passado, eram feitos manualmente. Disserte sobre alguns pontos importantes do software Excel.
5 O layout do Excel, assim como de algumas outras ferramentas da Microsoft, possui uma exibição de menus e faixas de opções e uma série de atalhos para diversas funções. Um conjunto de células em uma mesma linha ou em uma mesma coluna forma o que chamamos de linhas e colunas. Cada célula em uma planilha tem um único endereço. Um endereço de uma célula é a designação formada pela combinação dos nomes das colunas e das linhas. Nesse contexto, indique a localização das células marcadas com verde, azul e amarelo na imagem a seguir.
Figura – Planilha do Excel
FONTE: a autora
1 INTRODUÇÃO
Neste tópico, veremos como manusear a ferramenta e aplicar formatações. Conheceremos telas, botões, criação de planilhas e tabelas. Além disso, veremos como montar gráficos simples e dinâmicos.
2 BARRA DE FERRAMENTAS, TELAS E BOTÕES
Neste tópico, veremos alguns dos principais recursos do Excel.
A barra de título, indicada na imagem seguinte, mostra o nome do programa e da planilha que está ativa no momento. Está localizada na parte superior. Observe.
Figura 5 – Barra de título
FONTE: a autora
Temos, ainda, os botões referentes à janela:
Figura 6 – Botões de ação: janela
FONTE: a autora
Esses botões servem para modificar o tamanho da janela e são respectivamente chamados de:
botão Minimizar: faz com que a janela aberta fique escondida na barra inferior;
botão Restaurar: redimensiona a janela em aberto;
botão Fechar: fecha a janela de trabalho em aberto.
A barra de menu do Excel serve para auxiliar na configuração do aplicativo. Vejamos.
Figura 7 – Barra de menu
FONTE: a autora
A barra de menu tem comandos para a operação do Excel. As opções podem ser acionadas por teclas de atalho, conforme estes exemplos:
ALT + A = Arquivo
ALT + E = Editar
ALT + X = Exibir
ALT + I = Inserir
ALT + F = Formatar
ALT + M = Ferramentas
ALT + D = Dados
ALT + J = Janela
ALT + U = Ajuda
Você pode usar o teclado para chegar às funções e agilizar o processo que está sendo realizado. Para abrir a barra de menu, use as teclas CTRL + F6 ou WIN + ALT.
Ainda temos a barra de ferramentas, que dá acesso a recursos do Excel.
Figura 8 – Barra de ferramentas
FONTE: a autora
A barra de ferramentas serve para auxiliar na configuração de sua planilha. Na barra, os comandos são apresentados em forma de ícones, facilitando a execução daqueles mais utilizados.
A barra de ferramentas padrão aparece assim que o Microsoft Excel é iniciado. Contém botões de acesso para as tarefas mais frequentes e pode ser visualizada quando criamos uma nova pasta de trabalho.
No Quadro 3, temos os principais recursos da barra de ferramentas padrão.
Quadro 3 – Principais recursos da barra de ferramentas padrão
FONTE: a autora
3 BARRA DE STATUS E COMPONENTES
A barra de status permite a visualização rápida de cálculos, além de várias outras funções matemáticas. Está localizada na parte inferior da tela principal, ao inserir informações em células.
Figura 9 – Barra de status
FONTE: a autora
Na barra de status, temos alguns indicadores importantes. Observe.
Indicador de célula ativa
Indica qual a célula que está ativa no momento.
Indicadores de linhas
Indicam as linhas da planilha.
Indicadores de colunas
Indicam as colunas da planilha
Muitas vezes, a visualização dos conteúdos pode ser parcial. Para visualizá-los por completo, é necessário ajustar a largura das colunas e linhas. Vejamos este exemplo:
Para ajustar a largura de uma coluna, basta dar um clique duplo na borda do nome da coluna quando o cursor estiver em forma de cruz. Dessa forma, a coluna assumirá o tamanho da célula com maior conteúdo.
Repita o procedimento para as demais colunas e linhas.
Depois de concluir a digitação dos dados, você observa que esqueceu de inserir algum dado. Isso é muito simples de resolver. Acompanhe:
Na linha em que você deseja inserir o dado que esqueceu, clique com o botão direito do mouse, por exemplo em A3, e selecione Inserir Linha.
Para inserir uma nova coluna, siga o mesmo procedimento. Por exemplo, para inserir uma coluna entre as colunas A e B, clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir Nova Coluna. Você deslocará a coluna a atual para a direita ou esquerda, e a nova coluna será inserida.
É possível, também, excluir coluna ou linha; para isso, adote o mesmo princípio da inserção: clique com botão direito do mouse e escolha a opção Excluir Linha ou Excluir Coluna.
A seguir, veremos algumas funções primordiais do Excel.
3.2 FILTRO AVANÇADO
Filtra somente os registros exclusivos (que não se repetem).
Passo a passo:
Selecione o intervalo (coluna) em que pretende identificar somente os registros com valores não repetidos.
Copie (Ctrl + C) e cole em outro lugar qualquer da planilha (Ctrl + V).
Selecione o intervalo de coluna criado.
Clique no menu Dados.
Clique em Filtro – Avançado.
Na janela pop up Filtro avançado, no menu Ação selecione Copiar para Outro Local.
Copie (Ctrl + C) o valor contido em Intervalo da Lista.
Cole (Ctrl + V) o intervalo copiado em Intervalo de Critérios.
Na janela Copiar Para, clique na célula de referência em que pretende colar apenas os registros que não se repetem (ex.: A1, B1).
3.3 REAPLICAR FÓRMULA
Reaplica a fórmula desenvolvida na célula matriz para as demais células da coluna.
Passo a passo:
Selecione o intervalo da coluna em que pretende aplicar a fórmula
Clique duas vezes no canto inferior da célula rapidamente ou arraste a célula até o final do intervalo desejado
3.4 COPIAR E COLAR ESPECIAL
Cola segmentos do conteúdo da célula (exemplo: somente a formatação, somente as fórmulas, somente os valores).
Figura 10 – Colar especial
FONTE: a autora
Passo a passo:
Clique com o lado direito do mouse na célula e selecione a opção Copiar.
Selecione Colar Especial e a opção conforme necessidade (valores, fórmula, formatação, comentários etc.).
3.5 FORMATAR CÉLULAS
Formata as células de acordo com o valor contido. Quando o valor contido na célula representa uma data, é fundamental que a célula seja formatada como data; da mesma forma, número como número, moeda como moeda, texto como texto.
Passo a passo:
Clique na célula com o lado direito do mouse (ou no intervalo de células que devem receber a formatação).
Selecione Formatar Células.
Na guia Número, selecione a categoria conforme valor demonstrado na célula (número, texto, moeda, formato personalizado etc).
Na guia Alinhamento, configure, se necessário, a disposição do conteúdo na célula, horizontal ou verticalmente. O texto pode ser quebrado automaticamente, mesclado ou ainda reduzido para caber.
Por fim, verifique as formatações de fonte, borda ou preenchimento (tipo e cor da fonte, cor de preenchimento, bordas).
4 FORMATAÇÃO DA PLANILHA
Altera a aparência dos dados inseridos. São várias as opções para formatação da planilha.
Por exemplo, os dados podem ser alinhados em uma célula à esquerda, ao centro ou à direita. O padrão de alinhamento é geral, ou seja, os números são alinhados à direita e o texto é alinhado à esquerda.
O conteúdo da célula pode ser alinhado vertical ou horizontalmente de três formas. Visualiza-se melhor o efeito vertical com a altura da linha maior que o tamanho da fonte.
O Excel ainda permite mudar a largura de qualquer coluna e a altura de qualquer linha. O recurso Autoajuste pode ser utilizado para mudar rapidamente a largura de qualquer coluna; basta clicar duas vezes na linha próxima à letra da coluna, e o Excel muda automaticamente a largura da coluna com base na entrada mais extensa daquela coluna.
Veja mais dicas sobre a criação e o design de planilhas no Excel neste vídeo:
Além desses ajustes de formatação, existem vários tipos e tamanhos de fontes disponíveis na barra de ferramentas, item Formatação. Podem ser utilizadas fontes específicas para uma única célula ou para um intervalo de células. O tamanho e a cor da fonte também podem ser alterados.
Podem também ser aplicados formatos predefinidos para dados selecionados na planilha pelo comando Autoformatação. Os formatos são importantes para criar relatórios financeiros, listagens e tabelas com aparência profissional.
Uma das maneiras de melhorar a aparência de uma planilha é adicionando bordas aos dados inseridos. O botão Tipos de Bordas, na barra de ferramentas Formatação, pode ser utilizado para acrescentar molduras em volta das células e dos intervalos e para realçar as linhas em qualquer lugar da planilha. Outra maneira de mudar a exibição da planilha é remover as linhas de grade, que separam as células da planilha, assim ela parecerá mais limpa quando as linhas forem desativadas.
Após a inserção de dados na célula, estes são alinhados automaticamente de acordo com o tipo. Dados do tipo caractere são alinhados automaticamente à esquerda, e dados do tipo numéricos são alinhados automaticamente à direita. O alinhamento da informação pode ser alterado a qualquer momento.
Figura 11 – Exemplo de dados alinhados
FONTE: a autora
O botão direito do mouse pode ser usado para buscar algumas opções de forma rápida, facilitando o trabalho. Vejamos a Figura 12, na qual, ao se clicar no botão direito do mouse, são abertas inúmeras configurações.
Figura 12 – Opções de configuração: atalho pelo mouse
FONTE: a autora
A seguir, vejamos alguns procedimentos de formatação de planilhas.
4.1 INSERIR OU REMOVER LINHAS OU COLUNAS
Linhas e colunas extras podem ser inseridas para criar mais espaço para dados e fórmulas adicionais. Aumentar o espaço entre linhas e colunas torna a planilha mais fácil de se ler. Linhas ou colunas podem ser removidas de uma planilha para acabar com espaços vazios.
Inserir colunas
Selecione o local em que a coluna será inserida.
Com o botão direito do mouse, selecione Inserir e na sequência Colunas. O Excel insere colunas à esquerda da coluna selecionada.
Remover colunas
Selecione a coluna inteira a ser excluída.
Com o botão direito do mouse, clique em cima da coluna e selecione Excluir.
Inserir linhas
Selecione o local em que a linha será inserida.
Com o lado direito do mouse, clique na linha e selecione Inserir Linhas. O Excel insere linhas acima da linha selecionada.
Remover linhas
Selecione a linha inteira a ser excluída.
Com o lado direito do mouse, selecione a opção Excluir.
Para desfazer uma inserção ou remoção de linha ou coluna, clique no botão Voltar na barra de ferramentas padrão ou pressione CTRL + Z.
4.2 AJUSTAR TAMANHO DE LINHAS OU COLUNAS
Quando clicamos com o botão direito do mouse em cima da linha de numeração, abrem-se outras opções de configuração. Vejamos a Figura 13.
Figura 13 – Mais opções de configuração: atalhos pelo mouse
FONTE: a autora
Modificar a largura da coluna
Uma sequência de símbolos numéricos (#) em uma célula indica que a coluna não é larga o suficiente para exibir os resultados da fórmula. A formatação (e a fonte selecionada) frequentemente torna os dados mais extensos do que a largura padrão das colunas.
Por exemplo, o número 3.000 tem apenas 4 caracteres. Se for formatado como moeda com duas casas decimais, aparecerá como R$ 3.000,00. Esse número agora requer mais espaço, portanto o Excel preencherá a célula com uma sequência de símbolos numéricos (###########) para demonstrar que a largura da coluna precisa ser ajustada.
Além disso, para ajustar a largura de uma coluna, basta dar um clique duplo na borda do nome da coluna quando o cursor estiver em forma de cruz. Dessa forma, a coluna assumirá o tamanho da célula com maior conteúdo. Repita o procedimento para as demais colunas e linhas.
Figura 14 – Ajuste de largura da linha e coluna
Fonte: a autora
Modificar a altura da linha
Com a linha selecionada, vá ao menu Formatar.
Selecione, com o lado direito do mouse, a opção Altura ou Autoajuste. Outra forma de fazer o ajuste é posicionar o mouse entre duas linhas até aparecer uma dupla-seta entre as linhas; então clique e arraste o mouse até o tamanho desejado da linha.
4.3 FORMATAR NÚMEROS
Passo a passo:
Selecione as células cujos números precisam ser formatados.
Com o lado direito do mouse, selecione Formatar, comando Células. Aparecerá uma caixa de diálogo.
Nessa caixa de diálogo, marque a Número, e assim serão apresentadas as possibilidades de formatação de números.
Marque a opção desejada, por exemplo, Moeda, Porcentagem etc.
Figura 15 – Opções de formatação de números
FONTE: a autora
4.4 FORMATAR FONTES
Passo a passo:
Com o lado direito do mouse, selecione Formatar, comando Células, o que vai abrir a tela Formatação de Células.
Selecione a ficha Fonte.
Para mudar o tipo da fonte, selecione a fonte desejada na lista Fonte ou digite o nome da fonte na caixa acima da lista.
Para ajustar o estilo da fonte, selecione o estilo desejado na lista Estilo da Fonte.
Para alterar o tamanho da fonte, selecione o tamanho desejado na lista Tamanho.
Figura 16 – Opções de formatação de fonte
FONTE: a autora
Para alterar o estilo de uma fonte, também pode-se usar as teclas de atalho: CTRL + N para aplicar bold e CTRL + I para aplicar itálico.
Para ajustar o sublinhado da fonte, selecione a opção desejada na lista Sublinhado.
Para modificar a cor da fonte, clique na lista Cor para visualizar as cores disponíveis.
4.5 FORMATAR CÉLULAS
Conheça alguns passos a passo para formatar as células.
Sombrear células
Usar o sombreamento de células no Excel traz destaques importantes em algumas células. Para esse procedimento, veja o passo a passo:
Selecione as células a serem sombreadas.
Depois, clique com o lado direito do mouse e selecione Formatar Células. Aparecerá a tela Formatar Células.
Selecione a ficha Padrões para mudar o sombreamento. O item Cor permite ajustar a cor para a célula ou as células selecionadas. O item Padrão possibilita modificar o padrão e a cor do padrão para a célula ou as células selecionadas.
Figura 17 – Sombreamento de células
FONTE: a autora
Criar bordas para células
Para inserir uma linha simples ou dupla em torno da célula, clique com o lado direito do mouse e selecione Formatar, comando Células.
Na tela Formatar Células, selecione a ficha Borda. Vejamos os detalhes de cada parâmetro.
• Contorno: coloca uma borda ao redor das extremidades externas da seleção.
• Esquerda: coloca uma borda na extremidade esquerda da(s) célula(s) selecionada(s).
• Direita: coloca uma borda na extremidade direita da(s) células(s) selecionada(s).
• Superior: coloca uma borda na extremidade superior da(s) célula(s) selecionada(s).
• Inferior: coloca uma borda na extremidade inferior da(s) célula(s) selecionada(s).
• Estilo: define o estilo de linha a ser aplicado em borda.
• Cor: define a cor da borda como uma das 56 cores disponíveis. A opção “Automática" aplica o estilo e a cor da borda-padrão.
Figura 18 – Formatação de bordas
FONTE: a autora
Para aplicar uma borda rapidamente, use o botão Tipos de Borda na barra de ferramentas de formatação.
Dessa forma, a sua planilha ficará bem identificada, formatada e de fácil entendimento na leitura de dados.
É importantíssimo desenvolver o hábito de manter o arquivo salvo, entretanto caso se esqueça disso e, por algum problema, o computador desligue inesperadamente ou trave, ainda há o recurso da autorrecuperação. Por padrão, o Excel salva automaticamente a pasta de trabalho a cada dez minutos, para que você não corra o risco de perder seu trabalho em caso de queda de energia, erro de sistema operacional etc. Assim, na próxima vez em que você abrir o Excel, aparecerá uma janela com a lista de todas as pastas recuperadas. Basta, então, clicar naquela que você deseja abrir.
RESUMO DO TÓPICO 2
Neste tópico, você aprendeu:
● Criação de planilhas e suas configurações mais básicas.
● Formatação e principais funcionalidades da ferramenta Excel.
AUTOATIVIDADE
1 Os tipos de dados no Excel têm uma representação muito importante. Entendendo a importância do tipo certo de dado, é possível criar padrões e lógicas na construção de planilhas inteligentes. Sobre os tipos de dados no Excel, analise as afirmativas e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No formato Número, é possível atribuir a quantidade de casas decimais desejadas.
( ) No formato Porcentagem, o número é multiplicado por 100 e atribuído o caractere especial de percentual (%).
( ) O formato Moeda possibilita representar a moeda referente ao idioma configurado no Excel e pode ser modificado clicando em Personalizar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – V.
b) ( ) V – V – V.
c)( ) V – V – F.
d)( ) F – F – F.
2 O layout do Excel, assim como de algumas outras ferramentas da Microsoft, tem uma exibição de menus e faixas de opções. Com base na faixa de opções do menu Página Inicial, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) Apresenta uma série de atalhos para diversas funções, como área de transferência, estilos, alinhamentos e edição.
b) ( ) Apesar de ter a opção de estilos, somente é possível modificá-los nas opções do menu Layout da Página.
c) ( ) A presença da barra de fórmulas é possível somente se o menu Página Inicial estiver ativado.
d) ( ) É possível colorir a planilha com o pincel de formatação, mas, por se tratar de um pincel, só as cores podem ser manipuladas.
3 No Excel, o comando Borda permite criar caixas em torno das células e de intervalos com uma linha simples ou dupla. Sobre esse recurso, analise as afirmativas a seguir:
I- Contorno: Coloca uma borda ao redor das extremidades externas da seleção.
II- Esquerda: Coloca uma borda na extremidade esquerda da(s) célula(s) selecionada(s).
III- Direita: Coloca uma borda na extremidade direita da(s) células(s) selecionada(s).
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Nenhuma sentença está correta.
c) ( ) Todas as sentenças estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
4 Os tipos de dados no Excel têm uma representação muito importante, e um valor com a unidade de medida incorreta pode tornar incoerente uma informação. Entendendo a importância do tipo certo de dado, é possível criar padrões e lógicas na construção de planilhas inteligentes. Disserte acerca da importância da aplicação dos tipos corretos de dados em funções e fórmulas no Excel.
5 No Excel, formatar a fonte é umas das configurações mais importantes da criação de planilhas. Disserte sobre a importância da configuração de planilhas do Excel.
1 INTRODUÇÃO
Neste tópico, veremos planilhas e gráficos. Abordaremos, ainda, como inserir dados em planilhas, como proteger a planilha de informações não desejadas e como gerar gráficos simples. Vamos lá?
2 DADOS E TIPOS DE DADOS
O Excel é uma poderosa ferramenta de automação de processos e gerenciamento de dados, simplificando processos que no passado eram feitos manualmente.
Nessa ferramenta, os tipos de dados têm uma representação muito importante, e um valor com a unidade de medida incorreta pode tornar incoerente uma informação. Entendendo a importância do tipo certo de dado, é possível criar padrões e lógicas na construção de planilhas inteligentes.
Podemos dizer que tipos dados podem ser numéricos, alfanuméricos, aspas, tipo string, operações básicas com strings, listas e outros. No Quadro 4, temos uma lista dos tipos de dados com suporte em um modelo de dados.
Quadro 4 – Tipos de dados
Fonte: adaptado de Microsoft Suporte (2022b)
2.1 PLANILHAS
Planilhas são tabelas compostas por linhas e colunas que organizam dados e realizam cálculos através de fórmulas que relacionam os dados.
2.2 ALGUMAS FUNÇÕES DE DADOS DO EXCEL
No Excel, é possível analisar os dados de forma mais visual, com o auxílio das tabelas dinâmicas ou gráficos dinâmicos, e ainda é possível compartilhar planilhas com proteção de diversos níveis.
Os argumentos de uma função podem ser fornecidos como valores ou fórmulas. As fórmulas podem conter outras funções. Uma função que tem como argumento outra função é conhecida como função aninhada. Só podem ser aninhados até sete níveis de funções em uma fórmula (MANZANO; MANZANO, 2007, p. 17, grifo nosso).
2.1.1 Criar uma lista de valores
A seguir, vejamos como criar uma lista de valores para que a célula seja preenchida obrigatoriamente com uma das opções relacionadas, restringindo os dados que podem ser utilizados. Como exemplo, será criada uma lista para que o usuário necessariamente escolha um dos valores permitidos: “Hayabusa, R1, CBR 1000”. Acompanhe o passo a passo de um exemplo.
Crie uma lista de valores em uma coluna auxiliar somente com as opções que o usuário irá escolher. Recomenda-se que essa lista não fique visível ao usuário, por isso, crie a referida lista em colunas que provavelmente não sejam utilizadas (ex: AA, AB, AC) e pinte a fonte de branca. Como medida preventiva, essas células ainda podem ser protegidas.
Figura 19 – Dados do exemplo
FONTE: a autora
Neste exemplo, a lista de validação será criada a partir da célula A1. Para fácil identificação desta célula, iremos pintar o fundo de amarelo (não é obrigatório pintar a célula!). Depois de finalizada, a lista de validação pode ser reaplicada em outras células usando a função Reaplicar ou simplesmente copiando e colando as células. Importante: cada vez que a coluna auxiliar tiver valores incluídos ou alterados, a lista de validação também precisa ser readequada.
Com a célula ativa A1, clique no menu Dados e selecione Validação de Dados.
Figura 20 – Dados a serem validados
FONTE: a autora
Na janela Validação de Dados, guia Configurações, no campo Permitir, selecione Lista. No campo Fonte, selecione o intervalo de células preenchidas para criação da lista pela coluna auxiliar.
Figura 21 – Validação de dados
FONTE: a autora
Na guia Mensagem de Entrada, pode ser configurada uma mensagem que irá aparecer como rótulo cada vez que a célula for selecionada.
Figura 22 – Mensagem de entrada
FONTE: a autora
Em alerta de erro, será apresentada uma mensagem ao usuário cada vez que ele tentar preencher a célula com um valor que não esteja contido na lista criada (ex.: os valores permitidos são “Hayabusa – R1- CBR1000”, e o usuário tenta preencher a célula com a palavra “biz”). Recomenda-se a realização dos passos 5 e 6 aqui descritos, no entanto, sua execução não é obrigatória.
Figura 23 – Alerta de erro
FONTE: a autora
Após clicar em OK, a lista será criada.
Figura 24 – Lista criada
FONTE: a autora
2.1.2 Agrupar valores
É um recurso indicado para organização e apresentação de dados, otimizando a visualização por níveis de informação. A planilha pode ser agrupada por linhas ou colunas (ou ambas).
Para utilizar a função Agrupar, clique em Dados, selecione o intervalo de linha ou coluna que intenciona agrupar e depois no ícone Agrupar da barra de ferramentas. Serão habilitadas as funções destacadas em vermelho na Figura 25:
Figura 25 – Funções habilitadas para agrupar valores
FONTE: a autora
Ao clicar no número 1 ou no símbolo -, o intervalo será agrupado e ficará oculto. Se clicar no sinal de + ou no número 2, seguirá o processo inverso.
Para desagrupar os dados, clique em Desagrupar da barra de ferramentas.
3 OPERADORES MAIS UTILIZADOS
Qualquer fórmula iniciada no Excel deve ser precedida do sinal de igual. Após chamar a fórmula, deve-se abrir os parênteses, por exemplo:
= Se(...)
= Procv(...)
A seguir, vejamos os sinais gráficos mais utilizados na elaboração de fórmulas com os respectivos significados:
Quadro 5 – Sinais gráficos mais utilizados
FONTE: a autora
Palavras ou expressões devem ser referenciadas entre aspas duplas.
Números ou endereços de células não devem ser referenciados entre aspas.
Podemos dizer que os operadores matemáticos básicos, como adição, subtração ou multiplicação, fazem a combinação de números para a produção do resultado numérico.
Nas operações de comparação, verdadeiro ou falso, comparam-se dois valores para um resultado mais lógico, ou seja, maior ou menor que algo, por exemplo.
Na concatenação, une-se uma ou mais sequências de caracteres de texto para produzir um único texto contínuo. Vejamos este exemplo:
A1: Brasília
B1: DF
Então, C1 = A1& ”-” B1
O resultado será: Brasília-DF
Já os operadores de referência combinam intervalos de células para cálculos.
4 GRÁFICOS
Gráficos são recursos visuais para racionalizar o processo de análise de dados. Para gerar o gráfico, selecione a opção Inserir, selecione o intervalo de dados e escolha o tipo de gráfico que melhor representará os valores analisados. Observe a Figura 26.
Figura 26 – Opções de gráficos
FONTE: a autora
Algumas dicas para a geração de gráficos:
procure não carregar gráficos com informações demais, pois isso pode dificultar a sua análise;
lembre-se de que os gráficos devem ter aspecto profissional. Evite exageros;
se os dados do seu gráfico estiverem em um intervalo contínuo de células, selecione qualquer célula desse intervalo. O gráfico incluirá todos os dados do intervalo;
se os dados não estiverem em um intervalo contínuo, selecione intervalos ou células não adjacentes. Apenas verifique se a sua seleção forma um retângulo;
procure comparar dados de mesma grandeza e manter coerência na análise, evitando influenciar tendenciosamente as tomadas de decisão.
Após a seleção do gráfico, você pode ainda formatar as cores e outros aspectos visuais. Para isso, clique com o lado direito do mouse em cima do gráfico para habilitar as funções de formatação (cor, sombra, bordas, 3D etc.). Também é possível personalizar o gráfico nas opções:
Menu Ícone Layout: Título do gráfico, Legenda, Rótulos de Dados;
Menu Design: Estilos de gráfico, alterar tipo de gráfico;
Outras formatações para melhorar a visualização gráfica: menu Exibição (desmarcar linhas de grade); remover linhas de grade da área gráfica; remover eixos (não é recomendado para todos os casos).
No Excel, existem diversos tipos de gráficos já configurados, tais como: de colunas agrupadas, de colunas empilhadas, de colunas 100% empilhadas, de colunas 3D, de linhas, de pizza, de pizza de barra e de barra de pizza, de barras. Vejamos os modelos disponíveis no Quadro 6.
Quadro 6 – Tipos de gráficos do Excel
Fonte: adaptado de Microsoft Suporte (2022c)
Ainda de acordo com o Microsoft Suporte (2022d, s. p.), “se não quiser incluir linhas ou colunas de dados específicas em um gráfico, basta ocultá-las na planilha. Outra alternativa é aplicar filtros de gráfico para mostrar os pontos de dados desejados depois de criar o gráfico”.
Por fim, vale ressaltar que os gráficos são meios que auxiliam a analisar visualmente uma série de dados numéricos e entender qual é o relacionamento entre eles.
LEITURA COMPLEMENTAR
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO TQWL-42: UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Bruno Pedroso
Luiz A. Pilatti
Gustavo L. Gutierrez
Claudia T. Picinin
RESUMO
Objetivo O objetivo deste estudo foi construir um instrumento que avalia a qualidade de vida no trabalho de forma global, seguindo os moldes dos instrumentos de avaliação da qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL) e alicerçado nos modelos teóricos clássicos de qualidade de vida no trabalho, com direcionamento para a sociedade contemporânea brasileira.
Metodologia A validação de conteúdo foi realizada através da análise por pesquisadores da área da qualidade de vida no trabalho, enquanto a verificação da consistência interna ocorreu por meio da utilização do coeficiente alfa de Cronbach, em uma aplicação a 143 indivíduos.
Resultados A versão final do instrumento é constituída de 47 questões, sendo cinco para conhecimento da amostra e 42 seccionadas em cinco esferas que contemplam as dimensões da qualidade de vida no trabalho. O alfa de Cronbach obtido a partir da aplicação do instrumento foi de 0,8568. Para o cálculo dos resultados do instrumento fora desenvolvida a sintaxe SPSS e uma ferramenta no software Microsoft Excel que realiza os cálculos forma automatizada após a
tabulação dos dados.
Conclusão Conclui-se que o objetivo de validar um instrumento global de avaliação da qualidade de vida no trabalho validado a partir da cultura hodierna brasileira, com características psicométricas satisfatórias foi atingido, podendo este ser aplicado sem a obrigatoriedade de utilização do software SPSS.
[...]
Fonte: PEDROSO, B. et al. Construção e validação do TQWL-42: um instrumento de avaliação da qualidade de vida no trabalho. Salud Pública, Bogotá, v. 16, n. 6, p. 885-896, 2014. Disponível em:
http://www.scielo.org.co/pdf/rsap/v16n6/v16n6a07.pdf. Acesso em: 3 nov. 2022.
RESUMO DO TÓPICO 3
Neste tópico, você aprendeu:
● O que são dados e tipos de dados.
● Os tipos de gráficos disponíveis no Excel.
● Os principais operadores do Excel.
● O que são agrupamentos de valores nessa ferramenta.
AUTOATIVIDADE
1 No Excel, existem diversos tipos de gráficos já configurados, como de colunas agrupadas, empilhadas, de linhas, dentre outros. Sobre os gráficos em Excel, analise as afirmativas e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os gráficos são recursos visuais.
( ) Os gráficos podem representar valores e, assim, auxiliar na tomada de decisão.
( ) Os gráficos podem ser configurados com cores, fontes e bordas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – V.
b) ( ) V – V – V.
c) ( ) V – V – F.
d) ( ) F – F – F.
2 Qualquer fórmula iniciada no Excel deve ser precedida de um sinal. Com base nos seus estudos, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) = Igual.
b) ( ) <> Diferente.
c) ( ) > Maior.
d) ( ) < Menor.
3 Com o Excel, é possível analisar os dados de forma mais visual, por meio das tabelas dinâmicas ou gráficos dinâmicos, além de compartilhar planilhas com proteção de diversos níveis. Sobre o uso da ferramenta, analise as afirmativas:
I- Os argumentos de uma função podem ser fornecidos como valores ou fórmulas.
II- Na célula ativa A1, pode-se inserir a validação de dados.
III- No campo Fonte, é possível selecionar células preenchidas para criação da lista pela coluna complementar.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Nenhuma sentença está correta.
c) ( ) Todas as sentenças estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
4 Com o Excel, é possível analisar os dados de forma mais visual, por meio das tabelas dinâmicas ou gráficos dinâmicos. Ainda é possível compartilhar planilhas com proteção de diversos níveis. Disserte tabelas dinâmicas, gráficos dinâmicos e compartilhamento com proteção.
5 O Excel é uma poderosa ferramenta de automação de processos e gerenciamento de dados, que simplifica alguns processos feitos manualmente no passado. Disserte sobre os tipos de dados.