GABARITO
1 Com base em seus conhecimentos em proteção de dados no Excel, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) É possível criar uma senha para a proteção da pasta de trabalho ou ainda proteger partes específicas de uma ou várias planilhas.
b) ( ) É possível criar uma senha para a proteção da pasta de trabalho que pode proteger até uma das planilhas.
c) ( ) Apesar de as senhas protegerem contra certos tipos de edições, não oferecem proteção se o arquivo for compartilhado com algum usuário.
d) ( ) Para desproteger um arquivo, basta compartilhá-lo.
2 Acerca da proteção de pastas de trabalho no Excel, analise as sentenças a seguir:
I- Ao proteger uma pasta de trabalho, não é possível permitir a edição de trechos aos usuários.
II- Uma vez criada a senha para um arquivo, ela não poderá ser modificada ou removida mesmo pelo proprietário da planilha.
III- Na proteção de planilhas, é possível delimitar o que poderá ser editado ou ainda selecionado pelos usuários com acesso à pasta de trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3 No Excel, é possível customizar a proteção de uma pasta de trabalho. A esse respeito, analise as sentenças a seguir e classifique V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode-se impedir que usuários adicionem ou excluam linhas e colunas.
( ) É possível que um usuário sem acesso à pasta de trabalho ou sem a senha consiga modificar o arquivo.
( ) Com a senha, é possível ativar ou desativar as proteções criadas pelo proprietário de um arquivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4 Disserte sobre a proteção de arquivos e pastas de trabalhos no Excel e diferencie essas proteções com um exemplo claro.
R.: A proteção de pastas de trabalho ou arquivos do Excel é por vezes confundida com a proteção de planilhas, mas existe uma clara diferença. Quando protegemos um arquivo, ele não poderá ser acessado sem a senha; já uma planilha protegida pode ser acessada sem a senha em mãos. Por exemplo, é possível que uma planilha seja utilizada por diversas pessoas, mas alguns têm acesso de edição apenas para partes específicas. Caso o proprietário ou outro membro com posse da senha queira editar algo protegido, ele deverá desproteger inserindo a senha. Em outras palavras, proteger a planilha é criar partes específicas nas quais não se pode fazer certos tipos de alterações. Também pode-se proteger somente uma planilha de um arquivo todo. Já a proteção de pastas de trabalho limita a abertura do arquivo apenas àqueles que têm acesso à senha de liberação.
5 Acerca da proteção de planilhas no Excel, exemplifique os tipos de liberações e os bloqueios possíveis nelas.
R.: É possível permitir ou bloquear a inserção ou exclusão de linhas ou colunas, a seleção, formatação, classificação ou ainda a visualização das fórmulas contidas em uma célula. As restrições ou liberações podem ser criadas a qualquer momento, desde que o usuário possua a senha de liberação. Criar restrições não é algo tão simples, pois uma restrição pode impedir o bom funcionamento de uma fórmula em uma planilha automatizada.
GABARITO
1. Acerca das lista suspensa no Excel, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As listas suspensas podem ter sua fonte de dados descrita no campo Fonte de Dados ou em uma matriz externa, até mesmo em outra planilha.
b) ( ) As listas suspensas só podem ter sua fonte de dados descrita no campo Fonte de Dados.
c) ( ) As listas suspensas só podem ter sua fonte de dados do campo Fonte de Dados de uma matriz externa, na mesma planilha em que foram criadas.
d) ( ) As listas suspensas podem ter sua fonte de dados descrita no campo Fonte de Dados ou em uma matriz externa, desde que sejam da mesma planilha em que foram criadas.
2. As listas suspensas são uma saída muito eficiente para criar padrões de preenchimento em planilhas de uso coletivo, por isso são muito aplicadas em diversos modelos. Analise as sentenças a seguir, sobre a aplicação e a criação de uma lista:
I- As listas suspensas são consideradas um tipo de validação de dados.
II- A maior limitação das listas suspensas é a fonte de dados só poder ser descrita no campo Fonte de Dados, impossibilitando o uso de matrizes ou tabelas de fontes externas.
III- É possível ignorar valores em branco, criar menus suspensos e ainda utilizar fórmulas no campo de fonte de dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3. Acerca das listas suspensas dependentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma lista suspensa dependente é uma lista que varia suas opções com base em um parâmetro. O mecanismo mais utilizado é aquele que tem o auxílio da função INDIRETO, para analisar um determinado valor e aplicar nomes a intervalos de dados.
( ) Listas indiretas são aquelas que permitem a seleção de mais de um valor.
( ) Para nomear um intervalo, basta selecioná-lo e modificar o nome da caixa de nomes, não podendo criar um nome já utilizado. Esse conhecimento é importante para a criação de listas indiretas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4. Listas suspensas são muito úteis na adoção de padrões de nomenclaturas e formatos em uma pasta de trabalho compartilhada, sua criação é simples e é possível utilizar dois tipos de fontes de dados basicamente. Descreva como é o processo para a criação de uma lista suspensa e quais são as duas formas de obtenção de fonte de dados.
R.: Para criar uma lista suspensa, basta selecionar a célula em que deseja aplicar a formatação e acessar o menu Dados. Nas ferramentas de Dados, selecione Validação de Dados. Abrirá um pop-up, e na caixa Permitir marque a opção Lista. A caixa de fonte de dados se tornará editável, e nela poderão ser inscritas as opções que essa lista conterá, ou apontar um intervalo de células onde estão os dados. Com isso, será criada uma lista na célula desejada.
5. As listas suspensas são muito úteis para definir padrões de nomenclaturas e formatos em uma pasta de trabalho compartilhada. Sua criação é simples e é possível utilizar dois tipos de fontes de dados basicamente. No Excel e em trabalhos específicos, essa função é muito importante.
Descreva de forma simples e com suas palavras como é o processo de criação de uma lista suspensa.
R.: Para criar uma lista suspensa, basta selecionar a célula a que deseja aplicar a formatação, acessar o menu Dados; nas ferramentas de dados, escolha a opção Validação de Dados. Abrirá um pop-up, e na caixa Permitir selecione a opção Lista; a caixa de fonte de dados se tornará editável e nela poderão ser inscritas as opções que essa lista conterá ou apontar um intervalo de células no qual estarão os dados. A lista se tornará dependente da seguinte forma: primeiramente, deverão ser criados intervalos nomeados e uma lista com os nomes dos intervalos em colunas; os dados de cada dependência deverão ser dispostos como uma tabela. Ou seja, cada coluna será um parâmetro para a dependência da lista. Após criar a tabela, crie outra lista suspensa (os passos serão os mesmos), mas na fonte de dados será aplicada a função =INDIRETA(A1) – dentro dos parênteses deve ser colocada a célula que conterá o valor a ser analisado, por exemplo, se tiver o valor 1, então as opções do valor correspondente serão as opções da lista suspensa dependente.
GABARITO
1. 1 Com base em seus conhecimentos em importação de dados no Excel, assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) Existem dois formatos de arquivo de texto comumente usados, são eles: arquivos de texto delimitados (.txt) ou valores separados por vírgulas (.csv).
b) ( ) É possível haver erros nos dados importados e, mesmo assim, os dados são gravados para ajustes futuros.
c) ( ) Todos os aspectos de um arquivo de importação são verificados ao usar a execução de teste.
d) ( ) Na importação, existem muitas funções que podem ser importadas.
2 Acerca da importação de dados no Excel, analise as sentenças a seguir:
I- Ao preparar um arquivo para importação, verifique os caracteres proibidos e o que pode e não pode ser importado.
II- Se o ID de uma ficha informativa for fornecido, todas as alterações no arquivo Excel serão tratadas como atualizações.
III- Uma ação de coluna pode ser fornecida com uma string "arquivar".
Assinale a alternativa CORRETA:
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) ( ) Somente a sentença III está correta.
3 No Excel, é possível importar dados para uma melhor autonomia na edição. A esse respeito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os dados podem ser importados na extensão .xls.
( ) Os dados podem ser importados na extensão .csv.
( ) Os dados podem ser importados na extensão .doc.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) ( ) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.
4 Disserte sobre a importação de arquivos do Excel.
R.: A importação de dados do Excel geralmente fornece um atalho para adicionar ou editar informações em massa, a fim de criar, editar ou excluir informações ou arquivar fichas informativas inteiras. Além disso, o Excel oferece um assistente de importação de texto para importar dados de diferentes formatos de arquivo de texto: arquivos separados por vírgula (.csv) ou arquivos separados por tabulação (.txt); arquivos com colunas de largura fixa sem delimitadores entre colunas de dados nos quais os dados começam em posições fixas da linha.
5 Disserte sobre a exportação de dados no Excel.
R.: Exportar dados significa modificar a formatação de um arquivo para ser editado. A exportação serve para que você possa ajustar dados em outros softwares. Para isso, deve-se clicar em Exportar para exportar a visualização da tabela para arquivo Excel. Assim que a exportação terminar, deve-se clicar em Download para obter o arquivo exportado no computador. Por fim, basta clicar no arquivo baixado para ver a tabela no Excel.