Não há necessariamente um jeito certo ou errado para alguém definir o seu gênero, assim como está tudo bem se alguém não quiser defini-lo. O que devemos ter cuidado é para não impor ou determinar a outras pessoas como elas devem ou não se identificar.
Promover um ambiente de respeito e inclusão para pessoas trans é fundamental para uma sociedade justa e equitativa.
Use esta cartilha como uma ferramenta para educar e apoiar todos na criação de um espaço mais inclusivo. Eduque-se sobre questões trans e fale contra a discriminação.
É de nossa responsabilidade buscar aprender sobre novos termos. Todos os dias aprendemos novas palavras e conhecemos expressões que, com o tempo, se tornam familiares. Pense em termos como 'PIX', 'selfie' ou 'story', que surgiram há pouco tempo e hoje já fazem parte do nosso dia a dia!
A identidade de gênero é a percepção pessoal e interna de ser homem, mulher, ambos, nenhum ou algo diferente. A expressão de gênero é a forma como uma pessoa comunica seu gênero aos outros, por meio de comportamentos, roupas, voz ou outras características. Isso pode ou não atender às expectativas sociais de como um gênero deve ser expressado, mas não invalida a identidade de gênero da pessoa.
Dentre muitas questões, uma pessoa trans é alguém cuja identidade de gênero não corresponde ao sexo que lhe foi atribuído ao nascer. Por exemplo, uma pessoa designada como "masculina" ao nascer, mas que se identifica como mulher.
O melhor caminho é pedir desculpas e perguntar “qual pronome utilizo para me referir a você?”. E não esqueça: travestis são sempre tratadas com pronomes femininos! Respeitar o nome e os pronomes de uma pessoa trans é fundamental para mostrar reconhecimento e respeito pela sua identidade.
Busque conhecimento sobre questões trans e direitos
Apoie pessoas trans em suas escolhas e necessidades
Intervenha caso presencie atitudes ou comentários preconceituosos