Interdisciplinaridades

“5 Culturas Em Conexão”

No dia 13 de dezembro os alunos do 12º F realizaram um evento no átrio da escola, no âmbito da disciplina de OTET, com a colaboração das disciplinas de TIAT e TCAT, denominado        “5 Culturas em Conexão”. Esta designação está relacionada com a cultura dos 5 países que estão representados na turma: Portugal, Nepal, Brasil, Índia e Senegal.

Esta atividade consistiu na representação gastronómica dos referidos países, bem como noutros aspetos gerais relacionados com a respetiva cultura: vestuário, património, artesanato…

Contaram, ainda, com a colaboração da turma do 12º E, curso de Teatro, que organizou com grande sucesso, um Escape Room destinado a 2 turmas do 7º ano e a 2 turmas do 8º ano.

Participaram, também, um grupo de alunas com danças típicas da Índia e do Nepal.

Professora Helena Simões

Coordenadora do Curso Profissional de Técnico de Turismo

Um grupo de alunas participou com danças típicas da Índia e do Nepal.

Eu, Cidadão!

Os alunos dos 9ºB e 9ºC, no âmbito da articulação entre as disciplinas de Português e de Assembleia de Turma, deslocaram-se ao Museu da Cidade – Museu de Santo António para conhecerem este local e o testemunho de Fernando de Bulhões, mais conhecido por Santo António, santo popular de Lisboa.

Em seguida, com base na Declaração dos Direitos do Homem e nos valores universais como Respeito, Igualdade e Tolerância debateram situações, problemas e possíveis soluções.

Professor João Faria 

Nos Portões da Esperança

Sinagoga Shaare Tikvah:

 “ anatomia” de uma visita de estudo


Os alunos das turmas 8ºA e 8ºC realizaram uma visita de estudo à Sinagoga de Lisboa, no dia 22 de novembro, seguindo-se a turma do 8º B, no dia 27 do mesmo mês.

Tendo como ponto de partida o estudo da obra “O Dário de Anne Frank”, na disciplina de Português e envolvendo as disciplinas de História, Francês e Religião e Moral, a visita, uma aula prática, teve como principal objetivo o conhecimento histórico-cultural sobre o povo judeu ao longo dos tempos e sobretudo uma reflexão sobre o direito à igualdade, à liberdade e à não discriminação.

Acompanhados pelos professores de Português, de Francês e de Religião e Moral, foram recebidos por um guia-intérprete que, além de uma visita guiada, lhes deu a conhecer a origem e a história da comunidade israelita no nosso país. 

 



Os alunos ficaram a saber que a Sinagoga de Lisboa Shaare Tikvah, 

que em hebraico significa Portões da Esperança, foi construída entre 1902 e 1904 dentro de um zona amuralhada, dado que não era permitida a construção com fachada para a rua de um templo que não fosse católico. Conheceram o papel que a comunidade teve na ajuda aos judeus que fugiram para Portugal durante a segunda Guerra Mundial e da figura de Aristides de Sousa Mendes, a quem a sinagoga presta homenagem através de uma placa situada no local.

No interior do templo, os alunos usaram um quipá na cabeça em sinal de respeito e as alunas puderam entrar de cabeça descoberta. Durante cerca de uma hora, todos puderam colocar questões acerca da cultura, da religião e da história do povo judeu, num clima de respeito e tolerância.

Tanto os alunos como os professores consideraram a visita de estudo à Sinagoga uma oportunidade de aprofundar conhecimentos, bem como um importante momento de partilha e de convívio.

Alunos 8ºA, B e C, Professores Alexandra Carneiro, Manuela Pinto, Susana Gonçalves, Luís Caetano, Nuno Tavares

Há Artistas no Passos!

Decorreu com muito sucesso a articulação entre Educação Visual e Ciências Naturais, tendo os alunos do 7º A e 7º B demonstrado muito interesse e motivação.

Em Educação Visual foi explorada a observação da natureza, nomeadamente de plantas e minerais. Foi aprofundada a técnica do desenho de observação e experimentados diversos materiais.

Posteriormente, numa aula de Ciências Naturais, os alunos experimentaram o desenho científico, desenhando à vista os espécimes escolhidos.

Foi uma oportunidade de os alunos contactarem com animais que não conhecem bem/ou nunca viram.

No 2º período serão expostos os trabalhos realizados.

Professoras Isabel Zagalo e Paula Viana

Azulejos Matemáticos

No âmbito da articulação entre as disciplinas de Matemática e Educação Visual, em 14 de novembro de 2023 a turma 8ºA da Escola Secundária Passos Manuel fez uma visita de estudo ao Museu do Azulejo.

Os alunos foram a pé até à Praça da Figueira e nesse local apanharam o autocarro nº 759 até Xabregas. Quando chegaram foi formada uma fila para poderem pintar azulejos. Os alunos que pagaram cinco euros puderam pintar um azulejo utilizando a sua criatividade e a sua imaginação. Quando esta atividade terminou foi tirada no jardim uma fotografia com todos os elementos da turma.

Em seguida, juntaram-se em grupos de três alunos para realizarem um Peddy Paper de Matemática disponibilizado pela professora desta disciplina. Responderam a perguntas de acordo com as exposições que se encontravam no Museu. 

Quando terminou a atividade, os alunos dirigiram-se à saída do Museu e formaram uma fila na paragem do autocarro para o regresso à escola. Todos regressaram por volta das 13h30 e continuaram as aulas do resto do dia. Depois, foram entregues a cada um dos alunos participantes o respetivo azulejo pintado. 

Todos adoraram esta visita de estudo.

                                 A turma 8ºA

Professoras Alexandra Carneiro, Eduarda Carvalho, Isabel Martins