Jardim de Infância 2023/24

No âmbito da comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril, a Junta de Freguesia de Santo António convidou a escola a participar no projeto "Sementes de Abril" que consta de uma exposição de trabalhos dos alunos, alusivos ao 25 de Abril, no Jardim Camilo Castelo Branco.

Estes são os trabalhos e as mensagens das crianças do jardim-de-Infância.

Notícias dos "Pequenos Jardineiros"

No mês de fevereiro semeámos na sala sementes de cenoura, alface, tomateiro e amor-perfeito.

As primeiras a germinar foram as alfaces e, durante o mês de março, fizemos o seu transplante para o exterior.

Entretanto as alfaces cresceram e, nesta sexta-feira, dia 12 de abril, apanhámos as alfaces e a nossa cozinheira, D. Fernanda, preparou-as para o nosso almoço.

Antes de irmos para as  férias da Páscoa, transplantámos para os canteiros do exterior as pequenas plantas de amor perfeito e tomateiro que, entretanto,  germinaram na sala . Também  semeámos sementes de  cenoura, porque as que tínhamos semeado na sala nunca germinaram.

Por proposta de duas crianças, que trouxeram batatas de casa,  também semeámos batatas

Alguns momentos das nossas aulas de psicomotricidade com a professora Catarina Barros, durante o 2º período

Na sequência da nossa visita ao Museu da Marioneta,  contruímos marionetas na sala, inventámos uma história e fizemos um teatro com  as nossas marionetas.

O nosso teatro chama-se "Todos os Animais são bem vindos"

Pequenos Jardineiros

Demos continuidade ao nosso projeto "Pequenos Jardineiros".

Neste momento encontramo-nos à espera que a Câmara Municipal  entregue a terra necessária para podermos começar a semear e a plantar nos canteiros.

Entretanto semeámos na sala , em caixas de ovos,  sementes das plantas que pretendemos semear nos canteiros e estamos a acompanhar a germinação das sementes.

Estes são os canteiros onde iremos semear e plantar

Semear em caixas de ovos

A observar a germinação das sementes

As alfaces foram as primeiras a germinar

A Galeria Monumental fica situada no Campo Mártires da Pátria. Desde que tive conhecimento da existência desta Galeria de Arte, situada perto da escola e onde podemos deslocar-nos a pé, que fiquei atenta à sua programação, na expectativa de  que surgisse alguma exposição que fosse adequada para ser visitada por crianças em idade pré-escolar.

Em Dezembro tomei conhecimento da exposição:

Uncertain Smile

Auto-retratos e Paisagem

Miguel Navas

20.01.2024 – 17.02.2024

No dia 16 de fevereiro visitámos esta exposição, e quero deixar um  agradecimento à responsável pela Galeria, Ana Sim-Sim, por ter aberto a galeria no período da manhã para nos receber, e  por ter guiado o grupo nesta visita.

No dia 1 de fevereiro visitámos o Museu da Marioneta.

“Era uma vez… um imperador que vivia num país muito distante, um monstro com dez cabeças e vinte braços e um macaco voador com um diamante no céu da boca!

Era uma vez um museu com um livro de onde saltam várias lendas ilustradas e que contam segredos milenares. Preparados para as ouvir?

Uma visita conto que estimula a atenção e o gosto pela narrativa, dando asas à imaginação.”

Hoje demos início ao Projeto

"Pequenos Jardineiros"

31/01/2024

Para começar, tivemos a colaboração de 2  jardineiros da Junta de Freguesia  que nos vieram ajudar a  preparar os "canteiros" onde iremos fazer as nossas sementeiras.

Enquanto os jardineiros preparavam a terra para os nossos canteiros, nós observámos um caracol .

Os caracóis são animai que vivem nos jardins e nas hortas.

No dia 17 de janeiro, fizemos uma visita de estudo à Quinta pedagógica e participámos na atividade "De quem são estas pegadas?"

A porca com os seus leitões

A cabra

O burro

O cavalo

A Sandra foi a nossa guia, e foi com ela que descobrimos como são as pegadas de cada um dos animais.

No dia 5 de janeiro realizou-se na Escola um exercício para treino e para verificação de procedimentos de medidas de autoproteção em situação de tremor de terra.

Já tínhamos realizado um destes exercícios no 1º período.

O NATAL "entrou" na nossa sala no fim de Novembro, quando as crianças começaram a contar que já tinham feito a Árvore de Natal nas suas casas.

Quando, em grupo, conversámos sobre  o que queriam fazer na nossa sala para o NATAL  as propostas das crianças foram:

1 árvore de Natal

1 Pai Natal

1 trenó

2 renas

O saco de presentes do Pai Natal

Neve

Estrelas

Dividimos tarefas e pusemos mãos à obra....

Canto do Conto

O Projeto "Canto do Conto" vem à nossa sala uma vez por mês, é realizado em parceria com a Biblioteca Arquitecto

Cosmelli Sant'Anna e é dinamizado pela Animadora Marta Branquinho.

Esta sessão aconteceu no dia 11 de Dezembro.

À quinta-feira fazemos  Atividades de psicomotricidade com a professora Catarina

Visita de estudo ao Jardim Campo Mártires da Pátria

No dia 22 de novembro fomos visitar o Jardim Campo Mártires da Pátria, para observar e sentir os "sinais" do Outono. Também tivemos tempo para brincar um bocadinho no parque.

Esta foi a nossa primeira visita de estudo deste ano letivo. Ela foi muito importante para aprendermos todos os procedimentos que tínhamos   de cumprir para que corresse bem e  todos chegassem  felizes à escola.

No fim estávamos todos felizes e de parabéns!

Higiene Oral

No dia 15 de novembro, veio à nossa sala uma higienista oral que nos ensinou quais são as regras mais importantes para lavarmos muito bem os dentes:

1. Temos de lavar todos os dentes, começando atrás, duma ponta até à outra.

2. Temos de lavar os dentes de cima e os dentes de baixo, sem esquecer as gengivas.

3. De manhã, quando estivermos a lavar os dentes, contamos até 5 e à noite contamos até 10.

4. Depois dos dentes lavados, lavamos a língua.

5. Quando acabamos, não devemos bochechar, para não tirar o fluor.

(Texto feito a partir do diálogo com as crianças, realizado no dia seguinte à visita da higienista oral)

Borboleta "cauda de andorinha"

No dia 6 de novembro, a Sara trouxe para a nossa sala uma larva de borboleta "cauda de andorinha" que, entretanto, começou a fazer o seu casulo.

Aguardámos ansiosamente que,  um dia, saísse do casulo uma borboleta

Hoje, dia 13 de março, ao fim de 4 meses, a nossa borboleta "cauda de andorinha" saiu do casulo.

Foi uma explosão de alegria para as crianças, mas também para os adultos da sala.

Depois de partilharmos este acontecimento com os nossos colegas do 1º ciclo, libertámos a borboleta no recreio da nossa escola, e batemos palmas quando ela bateu asas e voou.

Dia Mundial da Alimentação

16/10/2023

Aprendemos e ilustrámos a poesia "Frutos" de Eugénio de Andrade.

Depois partilhámos esta poesia  com os nossos colegas do 1º ciclo e fizemos um "picnic " com tangerinas(fruto preferido do autor da poesia )

As nossas "fotografias"

(Feitas em setembro, quando chegámos à escola)