-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rádio Alerta link para técnicos
RÁDIO AUTOMAÇÃO EM CONDOMÍNIOS E INDÚSTRIAS
Inteligência Predial Passo a Passo O Rádio Alerta é um poderoso instrumento de inteligência predial e segurança. Pela simplicidade de uso e extensas capacidades de interação com os sistemas prediais, é o elo que faltava entre as pessoas e os sistemas implantados no condomínio.Com um rádio ou telefone você sabe de tudo, e controla tudo. Usando a voz falada como meio de comunicação ( existe algo mais simples? ) e o telefone ou rádio como meio de comunicação, o administrador, síndico, zelador ou quem mais queira ou necessite, terá acesso e controle sobre o que acontece em seu condomínio.
Imaginando um computador fica fácil sentir a importância do Rádio Alerta. Um PC controla tudo, já sabemos. Mas temos que ficar diante da tela se quisermos interagir com qualquer coisa conectada nele. E se, a partir de agora, não necessitássemos ficar na frente do computador? O Rádio Alerta faz uso de todo poder de um computador, no entanto é capaz de funcionar até sem ele. Sistemas mais simples, como centrais de incêndio ou alarmes de furto, assim como sensores de água, energia, gás, portões, etc., podem optar por funcionamento acoplados diretamente ao Rádio Alerta. Evidentemente que em caso de arrastões, detecções por câmeras digitais e outros incidentes prediais que demandem envio de emails ou sms ( torpedos), estas funções não existirão sem o PC conectado à internet.
Muito há que se pensar antes da escolha das tecnologias a adotar para nossas edificações. No entanto não restam dúvidas sobre a necessidade de controlar e interagir com os sistemas.
Alguns CASES que explicarão melhor o contexto do Rádio Alerta
1- Ronda de Vigilantes:
Antes do Rádio Alerta: Vigilantes devem acionar pontos eletrônicos de vigia instalados pela edificação. O não acionar de um dos pontos gera um alarme na empresa de monitoramento, que entra em contato com seus funcionários ( vigias) antes de comunicar ao condomínio a ocorrrência.
Após o Rádio Alerta: O não acionar de um dos pontos gera uma mensagem de voz falada na rede de rádio do condomínio. Zelador, síndico, condôminos, quem possuir um rádio ouvirá o anúncio da ocorrência em alto e bom som, sem siglas, sem códigos, sem curso. "ATENÇÃO FALTA DE VIGILÂNCIA NO PORTÃO DOS VISITANTES"
( extra: O Radio Alerta está acoplado ao PC que está na internet? Então mensagens sms ( torpedos ), e-mails e messengers serão enviados a todas as pessoas que registraram interesse em receber tais avisos. Isso inclui a empresa de monitoramento. Um completo relatório atualizado em tempo real fica armazenado gratuitamente em um site da internet, formato texto legível, acessado via browser, ftp, rss, google gadgets, etc.).
2- Catracas e cartões de acesso em condomínios comerciais
Antes do Rádio Alerta: Período noturno, condomínio quase vazio, poucos vigias, disparo de um alarme qualquer. O vigia que ouviu passa rádio para os colegas, que ficam atentos enquanto um deles sai de seu posto, desativa as catracas, libera os pontos de acesso, tranca seu gabinete e sai em verificação da correta informação do alarme. Cancela o disparo falso, procede inversamente enquanto retorna ao seu gabinete.
Depois do Rádio Alerta: A mensagem de alarme soa em todos os rádios explicitamente: "ALARME DE INCÊNDIO NO LOBBY FRONTAL". O chefe dos vigias comanda via rádio o silenciamento da central, rapidamente verifica pelas câmeras a autenticidade do evento ou comanda via rádio os procedimentos anotados e parte em direção à resolução do problema.
3- Arrastão
Antes do Rádio Alerta: Edificio rendido por marginais, vigia consegue apertar o botão de pânico silencioso. A empresa de monitoramento recebe o alarme, envia uma viatura que confirma o incidente. Até a chegada da viatura, um a um cada condômino é rendido sem saber o que está acontecendo. Quando a polícia chega os ladrões já estão comemorando em algum lugar distante.
Depois do Rádio Alerta: ... o vigia consegue apertar o botão de pânico silencioso. O Rádio Alerta se Cala ( não quer ser percebido ), e transmite em branco impedindo a comunicação dos outros rádios nesta frequência, obrigando os usuários não coagidos a procurar outro canal combinado para falar. Mensagens de sms e e-mail são enviadas a cada pessoa registrada no sistema informando o possível incidente, e orientando como proceder. Vizinhos do prédio ao lado, que aceitaram participar, também recebem as mensagens. Muitos condôminos são poupados do constrangimento.
( e se o vigia não conseguir apertar o tal botão? Temos uma solução para isso também)
4- Hotéis ( manutenção predial)
Antes do Rádio Alerta: Um hóspede reclama na recepção a falta dágua em seus aposentos. O atendente pede desculpas sabendo que perdeu mais um cliente.
Depois do Rádio Alerta: A falta dágua no edifício foi detectada no momento que a pressão de entrada caiu a um certo nível. Um aviso de rádio informou o staff, providências foram tomadas, e o hóspede foi poupado de um aborrecimento.
5- Hotéis ( operações )
Antes do Rádio Alerta: A arrumadeira detecta uma lâmpada queimada num dos quartos e telefona para a manutenção avisando o defeito. O técnico está ocupado e quando terminar promete trocar a lâmpada.
Depois do Rádio Alerta: A arrumadeira liga para o ramal do robô e seguindo as instruções verbais emite um chamado técnico. O sistema informa o ERP do hotel que o quarto está indisponível até o encerramento do chamado. Após tempo determinado, se o chamado não estiver concluído o sistema transmitirá um aviso via rádio, sms, ou e-mail alertando a condição.
mais detalhes em http://www.protopage.com/settima#settima/Radio_Alerta
Não há limite para o número de estações receptoras, sejam rádios, telefones, ou computadores. Estando o LOG do sistema hospedado na internet, um simples browser no PC ou celular é suficiente para acessá-lo. O formato do LOG é compatível com os bancos de dados existentes no mercado.
Implantação em 3 fases:
Fase1: Escolha do primeiro sinal a monitorar.
Nível da Caixa D'água, pressão de entrada d'água, etc.
Treinamento do uso do Rádio Ramal.
Fase 2 :Ampliação do controle e monitoramento predial.
Escolha eficiente de novos pontos de monitoramento Ampliação de recursos com controle remoto e inclusão de outras tecnologias presentes.
Dimensionamento para expansão linear das funções prediais de controle de água, luz e energia.
Inclusão do sistema de segurança.
Fase 3 :Broadcast e inclusão dos condôminos no gerenciamento predial.
Implantação do servidor predial de banda larga.
Home page dinâmica do condomínio, com acesso por senha.
Controles prediais distribuidos, acesso por celular e browser.
Transformação dos controles prediais para Arquitetura Orientada a Serviço ( SOA).
Nova cultura de administração predial.
Radio Automação
Labels: radio, automação, alerta, condominio
RÁDIO AUTOMAÇÃO EM INDÚSTRIAS
O Radio Alerta foi criado para levar as informações críticas e alarmes ao pessoal operacional da empresa. Pouca atenção foi dada em extrair-se uma informação crítica de um sistema e colocá-la nas mãos de quem realmente executará uma ação. O Rádio Alerta complementa este nicho.
Quando uma central ou computador avisa algum evento crítico, fica a merce de alguem estar olhando para uma tela ou painel.
Nós demos voz a esta informação crítica e a enviamos via rádio ou outros meios às pessoas que poderão tomar as providências.
Labels: radio, automação, alerta, transmissão, sem fio, alarme, remoto, industria
SETTIMA ONLINE
www.protopage.com/settima#settima/Radio_Alerta
Explicação detalhada do sistema, o que é o que faz, aplicações e especificações
Labels: radio, automação, alerta, industria
Transmissão de mensagens contextuais automáticas via rádio e outros meios