C 3 - Roménia

Bacãu 17 a 21 de novembro 2019

1º dia (17/11/2019)

Saímos de Ourém por volta das 17h00. Ao início estávamos com um certo receio de como iria ser a experiência. Assim que entrámos no autocarro ficamos entusiasmados e ansiosos por irmos conhecer outro país e outras realidades.

O voo, apesar de longo, foi tranquilo e tivemos a oportunidade de assistir a uma trovoada por cima das nuvens. Fantástico!

Chegámos a Bucareste por volta das 7h00 da manhã, tomamos o pequeno almoço e partimos para o centro da cidade para visitar e conhecer alguns dos vários monumentos .

No final da tarde, depois de caminharmos bastante, fomos buscar as nossas malas, compramos o jantar e seguimos para Bacãu.

O dia foi longo, muito cansativo mas estávamos muito felizes, assim começou a nossa aventura.

Maria Rodrigues (9º A)

2º dia (18/11/2019)

Acordámos e fomos tomar o pequeno almoço a um café perto do hotel onde pernoitamos. Estavamos bastante ansiosos, íamos conhecer a escola e os grupo do Erasmus. Quando voltámos para o o hotel tínhamos duas alunas romenas à nossa espera para nos acompanharem à escola. Chegados à escola fomos recebidos por um grupo de alunos e professores vestidos com trajes tradicionais e a cantar uma canção de boas vindas. Ofereceram-nos pão e sal à entrada, uma tradição romena.

Fomos para um auditório onde nos apresentaram os trabalhos sobre a Roménia e o sistema educativo romeno, segui-se um “coffee break”, aproveitámos este tempo para começarmos a conhecer os nosso novos amigos.

Fomos conhecer a escola e assistir a uma aula de dança, uma aula de orquestra e uma aula de artes, todas espetaculares. No final da manhã fomos almoçar a um restaurante perto da escola e aproveitámos para conviver mais um pouco.

À tarde fomos visitar a cidade e voltamos para o hotel, acabando por jantar lá. Depois de jantar fomos dar mais uma volta a pé.