C4 - Portugal

Ourém 3 a 5 de fevereiro 2020

1º dia (03 / 02)

Durante estes três dias vivemos uma experiência excelente , mas nos “bastidores” houve muito trabalho a ser feito! Vamos agora apresentar um resumo destes dias.

Às 8h30 estávamos todos reunidos à espera dos grupos dos diferentes países, ansiosos. Chegaram por volta das 9h00, estávamos tão envergonhados como eles, recebemo-los de de braços abertos e entregámos as identificações e uma mochila prática com um kit.

Pelas 9h30, fomos para a biblioteca onde apresentamos os nossos trabalhos sobre Portugal, mitos e verdades, o sistema educativo português e um vídeo sobre o nosso país. Quando terminámos, foi o “coffee break”; convivemos, conhecemo-nos melhor e isso da melhor forma, a comer! :D

Das 11h00 às 11h45, apresentámos às equipas italiana, grega, polaca e espanhola os recintos escolares, tais como as salas de educação visual, as salas dos computadores, os campos de futebol, a estufa e a horta e tudo o que a escola tem para mostrar. Depois de um intervalo em que uns conversaram e outros jogaram à bola ou basquete, os diferentes grupos assistiram a diferentes aulas (geografia, físico-química, EVT e EV).

O almoço para alunos e professores foi no refeitório da escola e aí convivemos mais um pouco!

Por volta das 14h30, todos os alunos se juntaram ao pé da portaria e fomos até à Câmara Municipal onde fomos carinhosamente acolhidos e onde o Projeto Erasmus foi muito elogiado pelo sr. presidente da Câmara. Depois desta homenagem, começou a viagem para Tomar que durou cerca de 20 minutos.

Quando chegámos, entrámos no Convento de Cristo e começou a nossa visita, guiada pelo professor Telmo Mendes de História. No Convento de Cristo visitamos vários pontos, como a famosa janela manuelina, o refeitório e os dormitórios dos monges.

Depois da visita, dividimo-nos em vários grupos e fomos conhecer melhor a cidade. Algumas pessoas foram para o parque, outras andar pelas ruas e outras sentaram-se perto do restaurante à espera que chegasse a hora do jantar.

O jantar começou por volta das 19h30 no restaurante “O Tabuleiro”. Nas entradas havia paté de frutos do mar, queijos e chouriços. No prato principal podíamos escolher se queríamos carne ou peixe com ou sem salada. Finalmente, na sobremesa, tivemos a oportunidade de escolher entre várias sobremesas, tais como cheesecake, mousse de chocolate, mousse de oreo, bolo de bolacha ou salada de fruta.

Foram uma tarde e uma noite de convívio muito agradáveis. E amanhã há mais!





2º dia (04/02)

No dia 4 de fevereiro, às 9H00 da manhã, os alunos do projeto Erasmus chegaram à escola e deslocaram-se para a Biblioteca para apresentar e assistir a trabalhos realizados por todos os países participantes. Foi bastante interessante assistir a diferentes abordagens dos diversos países.

A meio da manhã fizemos uma pausa para apreciarmos e partilharmos um pequeno almoço internacional, cada país levou produtos típicos da sua região/país.

Depois do almoço seguimos para o Castelo de Ourém onde os alunos, divididos por equipas correspondentes aos 5 países participaram numa prova de orientação. A equipa vencedora foi a polaca.

No final desta atividade lanchámos e regressámos à escola.

3º dia (05/02)

No 3º dia desta experiência realizámos uma visita a Coimbra.

Iniciámos o dia com um passeio pelo espaço arquitetónico da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo. Apreciámos a vista maravilhosa sobre a cidade, a Torre do Sino e ainda a enriquecedora visita guiada à Biblioteca Joanina e à Capela de São Miguel. Este espaço faz parte do Património Mundial da Unesco.

À hora de almoço dirigimo-nos ao Restaurante do Museu Nacional Machado de Castro, um dos museus de Belas Artes mais importantes do nosso país. Apesar de não termos tido tempo para visitar o museu, almoçámos com uma bela vista para a cidade.

De seguida, percorremos as Escadas do Quebra-Costas, um ponto histórico que liga a zona alta à parte baixa de Coimbra. Aproveitámos para descansar nas escadarias da Sé Velha, símbolo de um dos momentos mais importantes dos estudantes de Coimbra. É onde se realiza, todos os anos a

emblemática serenata monumental que marca o início da Queima das Fitas.

Concluímos a nossa visita passeando pelas ruas de Coimbra tendo alguns de nós para comprado pequenas lembranças típicas do nosso país.

Regressámos a Fátima, ao final do dia, para o nosso jantar de despedida que contou com muita diversão e muitas emoções.