C 1 - Espanha

Madrid de 24 a 28 Fevereiro de 2019

1º Dia (24/2)

Chegámos a Madrid muito cedo, como tal, ainda conseguimos ver o nascer do sol.

A nossa primeira paragem foi na estação de Atocha onde fomos depositar as malas, que se estavam muito pesadas, até podermos efetuar o check-in no alojamento , situação que só podia acontecer após às 12:00 horas.

O nosso primeiro pequeno-almoço em Madrid foi muito agradável, croissant com chocolate quente, tendo sido muito bem recebidos pelas pessoas locais, que eram muito afáveis.

Depois de termos reposto energias, deslocámo-nos então até ao Parque del Retiro (onde nos deslumbramos com a bela vista, incluindo um lago que se encontrava no meio).

Seguimos até Calle Gran Via onde decidimos quais é que iriam ser as nossas próximas paragens, tendo avistado algumas lojas que gostaríamos de ir visitar mais tarde.

Depois do almoço fizemos o check-in e fomos até às Puertas del Sol - uma das praças mais emblemáticas de Madrid. Descemos a Gran Via e fomos visitar o Museu do Prado, onde pudemos observar as obras dos pintores Diego Velázquez, El Greco, Goya, entre outros. O dia foi bastante cansativo, mas muito produtivo.

Bárbara Lebre - 9ºC

Parque del Retiro

Puertas del Sol

Museu do Prado

Palácio de Cibeles

2º Dia (25/2)

Foi na segunda-feira que começou esta magnífica aventura. Acordámos, tomámos o pequeno-almoço e fomos em direção à escola ES Gerardo Diego em Aravaca, arredores de Madrid.

A aventura começou assim que saímos de casa e fomos a pé para a estação de comboio Príncipe Pio, onde após termos comprado os bilhetes e passarmos as máquinas da bilheteira tivemos que fazer uma pequena corrida para não perdermos o comboio. Quando chegámos ao local combinado, encontrámos logo alunos dos outros países, com os quais nos dirigimos para a escola, onde fomos muito bem recebidos pelos alunos espanhóis. Fomos acompanhados para a cantina onde tomámos um pequeno-almoço tradicional espanhol, churros com chocolate quente. Durante o pequeno-almoço iniciámos o convívio com os alunos dos diferentes países. De seguida a este delicioso pequeno-almoço fomos para uma sala onde os alunos de Espanha fizeram as apresentações sobre o seu país. Jogamos um Kahoot onde a equipa Portuguesa se destacou.

Após este jogo, quatro dos alunos espanhóis fizeram-nos uma visita guiada à sua escola. A escola era fantástica e tinha muito boas condições, e no fim desta visita fomos assistir a uma aula de ciências dos alunos do 7º ano. O que mais me impressionou nessa aula, apesar de ser uma aula de ciências, foi os alunos falarem fluentemente o inglês ( a aula era dada em Inglês). Depressa chegou a hora do almoço e todos tivemos um almoço tradicional espanhol, foi-nos servida a conhecida paella. Terminada a manhã na escola, a tarde começou com a visita à capital espanhola, Madrid.

Após comprarmos um grande e delicioso gelado, sentámo-nos perto do Palácio Real a desfrutar a natureza, o monumento e, claro, o gelado. Primeiro fomos visitar a Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena e logo de seguida uma parte do Palácio Real, uma vez que não foi possível visitar mais, pois estavam a proceder aos preparativos para receberem o Presidente do Peru. Passámos uns bons momentos no exterior do Palácio Real a descansar, a tirar fotos, etc.

De seguida, dirígimo-nos para a Plaza de Espana onde foi possível apreciarmos um grande lago e uma estátua de Dom Quixote e o seu acompanhante. Também aproveitámos uma experiência única que as nossas professoras nos proporcionaram de ir ao El Corte Inglês onde tivemos a oportunidade de desfrutar de um momento “virtual” e de ski.

Como o dia estava a terminar, fomos jantar num ótimo restaurante. Após o jantar fomos conhecer um pouco da noite de Madrid e é incrível. E assim terminou o nosso dia com a chegada a casa, onde após jogarmos uns jogos de cartas, fomos dormir. Eu adorei este dia, e uma das coisas de que mais gostei nesta experiência única foi ver que os alunos de cada país falavam a sua língua entre si, mas depois havia uma língua que nos unia a todos.

Rita Silva - 9ºA

Palácio Real

Praça de Espanha

3º Dia (26/2)

A terça feira foi um dia um pouco complicado, especialmente a manhã, porque era o dia das nossas apresentações, e como podem imaginar, ter de apresentar um trabalho para mais de 20 pessoas que tínhamos conhecido há pouco tempo não era brincadeira. Estávamos um pouco nervosos mas acabou por correr tudo bem.

Nessa mesma manhã foi o dia de lanche partilhado, os participantes trouxeram comida típica de cada país.

Depois de terminadas as apresentações, os professores tiveram um reunião e os alunos foram para o pátio para interagir uns com os outros.

Na parte da tarde fomos passear para Madrid. Não conseguimos visitar o Templo de Debod porque estava temporariamente fechado. Seguimos para uma das melhores casas de chocolate quente de Madrid “San Gines”, onde bebemos o melhor chocolate de quente com churros que é uma das tradições espanholas.

Nesta noite após provarmos as tapas fomos descansar, o dia seguinte prometia ser em grande.

Leandro Pereira - 9º C

4º Dia (27/2)

A quarta feira foi o nosso último dia em Madrid.

Acordámos,tomámos o pequeno-almoço e fomos até ao ponto de encontro - a Praça Puertas del Sol.

Reunido e grupo foi-nos explicado um jogo, que iríamos jogar em equipas, que consistia em encontrar e fotografar determinados locais à medida que íamos respondendo a umas perguntas. O jogo terminava junto ao Palácio Real.

Concluído o jogo, continuámos o nosso caminho e fomos comprar o almoço.

Depois do almoço fomos visitar o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Gostamos muito de ver as obras de arte, em específico, o Guérnica, de Picasso. Após a saída do Museu, fomos até ao parque do Retiro comer um gelado e visitar um pouco do parque. Às 18h tínhamos um autocarro à nossa espera, que nos levou até um restaurante, onde fizemos o jantar de despedida. Comemos a típica Tortilha espanhola e despedi-mo-nos dos nossos novos amigos.

Apanhámos o metro de regresso a casa.

Quando chegámos ao nosso apartamento, fizemos as malas e fomos descansar. Apesar de o dia ter sido cansativo, gostámos muito.