Cateterismo de seios petrosos inferiores

O cateterismo de seios petrosos inferiores está indicado:

  • Na avaliação diagnóstica da síndrome de Cushing ACTH-dependente quando testes dinâmicos de ACTH e cortisol são conflitantes ou não conclusivos;
  • Quando existe concomitância de lesão hipofisária e adrenal e principalmente quando a imagem hipofisária (RM) é negativa ou duvidosa para a presença de tumor corticotrófico.
  • Conduta menos freqüente tem sido a realização de cateterismo em todos os casos, pois mesmo quando a RM evidencia uma lesão, o diagnóstico de incidentaloma hipofisário não pode ser totalmente descartado, principalmente nas lesões <5 mm.

Objetivos do exame:

  1. Confirmar ou refutar a origem central do ACTH (Doença de Cushing) nos pacientes com síndrome de Cushing ACTH-dependente;
  2. Localizar o tumor através da análise do gradiente interseios petrosos inferiores;
  3. Auxiliar o cirurgião na procura e exploração do tumor podendo determinar impacto na remissão pós-operatória.

Apesar do constante avanço no conhecimento da síndrome de Cushing, da melhoria das dosagens hormonais, do desenvolvimento de novos métodos diagnósticos e no aperfeiçoamento dos exames de imagem, esse exame continua sendo fundamental no diagnóstico diferencial da síndrome de Cushing ACTH-dependente, sendo considerado o teste padrão-ouro com acurácia em torno de 95%.

Confirmação angiográfica do cateterismo de seios petrosos em AP.


Confirmação angiográfica do cateterismo de seios petrosos em AP sem subtração.


Confirmação angiográfica do cateterismo de seios petrosos em Perfil.