Angiografia cerebral

Angiografia cerebral por cateter é um método que permite estudar ao mesmo tempo os vasos extra e intracranianos, de maneira seletiva e dinâmica, com sensibilidade e especificidade altas para doenças vasculares.


As indicações mais comuns de angiografia cerebral e dos troncos supra-aórticos são:

  • Investigação detalhada de lesões vasculares intracranianas. Os exames de imagem seccionais e as imagens vasculares não-invasivas (angiotomografia e angiorressonância) são capazes de diagnosticar essas doenças, mas a decisão terapêutica muitas vezes depende da angiografia.
  • Hemorragia cerebral fora do período neonatal e sem traumatismo ou coagulopatia associados.
  • Isquemia cerebral sem causa cardíaca (valvopatia) ou hematológica (trombofilia, por exemplo) conhecidas e onde as imagens vasculares não-invasivas não sejam capazes de descartar vasculopatia de pequenos vasos, ou de definir a etiologia de lesão de vasos de maior calibre.
  • Traumatismo crânio-cervical penetrante ou fechado, nesse caso quando há déficit neurológico não explicado.
  • Investigação de tumores hipervasculares ou tumores que invadam vasos, seguida ou não de teste de oclusão temporária com balão.
  • Confirmação e quantificação acurada das estenoses dos troncos supra-aórticos.


Durante o exame, são realizadas aquisições de imagem dos vasos cerebrais através da injeção de meio de contraste no vaso. Veja abaixo, exemplos de doenças vasculares que podem ser estudadas através da angiografia cerebral.


Malformação arteriovenosa cerebral.

Aneurisma cerebral da artéria carótida interna direita.

Angiopatia proliferativa.

Doença de Moyamoya.

Estenose carotídea.

Acidente vascular cerebral isquêmico.