Ternos

- Fique atento a altura correta da gravata que deve ser até o começo da fivela do seu cinto. Para o nó da gravata faça o que você sabe melhor, considerando que o colarinho italiano precisa ser preenchido.

- Se a gravata tiver textura ou cor, ela pode ser usada com terno risca-de-giz, mas não use com camisas estampadas. Com exceção das camisas com listras ou quadriculados discretos, que ficam bem com gravatas de poás.

Para não errar

- Em casamentos informais ou mais simples, você poderá usar um terno. Pela manhã, poderá optar por ternos como o cinza ou o bege (evite cores mais claras como azul, rosa ou amarelo); à tarde, os ternos cinza mais escuro ou azul marinho caem muito bem. A noite a opção pode ser o grafite ou azul marinho. A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata deverá ser em tons mais escuros do que a camisa. Para casamentos mais formais o ideal é o fraque (paletó cinza chumbo, longo, calça cinza riscada e colete cinza claro, acompanhado de cravo), ou casaca (curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido, geralmente preto).

Acessórios

- O sapato deve ser novo (já que em algumas cerimônias como a católica por exemplo, você vai ficar grande parte ajoelhado), ser confortável, bem lustrado e adequado ao traje. O cinto deve ser da cor do traje (geralmente acompanha). As meias devem ser da cor da calça.

Beleza

- Se você é daqueles mais vaidosos que não acha que cuidar de si mesmo é coisa de mulher, faça uma limpeza de pele uma semana antes do casamento para tirar aqueles cravinhos chatos e ficar com a pele mais vistosa e bonita, e para melhorar ainda mais o visual faça um leve maquiagem no dia, se preferir algo mais completo faça o dia do noivo (muitos salões de beleza oferecem essa opção), afinal você merece.

Evite

Dinner Jacket

Formado por um spencer (casaquinho curto que vai até a cintura e pode ter abotoamentos simples ou duplo), camisa branca de gola alta e pontas viradas e gravata borboleta preta. O traje, caiu em desuso (hoje em dia, só mensageiros de hotéis de luxo usam).

Smoking

Originalmente um paletó de seda, veludo ou brocado, adornado com botões. É formado por calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca, faixa de cetim horizontal e gravata borboleta preta. O smoking é um traje a rigor, para ser usado em bailes e festividades e não em uma cerimônia religiosa e igreja, mesmo que você vá para a festa depois.

--------------------

Segundo Branchini, o padrinho deve usar smoking de três botões ou Meio Fraque, dependendo da ocasião. Ele não aconselha trajes claros, pois essa pode ser a premissa do noivo, que deve estar em destaque junto da noiva. Outro risco é se tornar "brega" ou até mesmo deselegante. Durante o dia, esqueça o smoking e use sempre o Meio Fraque.

O smoking de três botões é tradicional e fica bem para qualquer pessoa devido à ótima simetria. Abotoe-o sempre de cima para baixo e, se quiser deixar um botão aberto, que seja sempre o último. Entretanto é indicado apenas em cerimônias noturnas.

A etiqueta pede um sapato de cadarço com solado em couro, entretanto, um belo sapato em verniz, mesmo sem cadarço, pode deixar o conjunto mais elegante e formal para a ocasião.