Publicações

    • Ver Apresentações publicadas no Slide Share.

    • Capítulo de livro: Bibliotecário Treinador em Bases de Dados. Publicado no livro: SILVA, Fabiano Couto (Org.). O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020. (ISBN: 978-65-87264-28-8) (Selo Nyota).

    • Capítulo de livro: Faça a biblioteca acontecer fora da biblioteca. Publicado no livro: PRADO, Jorge do (Org.). Ideias emergentes em Biblioteconomia. São Paulo: FEBAB, 2016. (ISBN: 978-85-85024-07-9)

    • Trabalho apresentado em evento: Full bibliographic and authorities cataloging in RDA using ALEPH500 at PUCRS: new policies, manuals, MARC21 templates, actions and tasks, and display changes on PRIMO discovery tool. (Apresentado na 11ª Conferência do Grupo internacional de Usuários da Ex Libris, IGeLU, em Trondheim, Noruega, Set. 2016)

    • Artigo: Uma breve história da automação de bibliotecas universitárias no Brasil e algumas perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 1, p. 43-86, ago. 2015. ISSN 1983-5213. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/15688>. Acesso em: 28 Jun. 2016.

    • Curso ministrado em evento: Sistemas de Informação para Bibliotecas Universitárias: análise multicritérios. In: XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais do... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2014. v. 1. 62p.

    • Capítulo de livro: Development of Academic Library Automation in Brazil. Publicado no livro: IGLESIAS, Edward (Org.) Robots in Academic Libraries: Advancements in Library Automation. Hershey, IGI Global, 2013. (DOI: 10.4018/978-1-4666-3938-6, ISBN13: 9781466639386, ISBN10: 1466639385, EISBN13: 9781466639393)

      • Tradução do resumo do capítulo: "A automação das bibliotecas universitárias no Brasil passou por uma reserva de mercado de computadores e de softwares, que ocorreu no país entre 1980 e 1990, a qual restringiu a adoção inicial de sistemas de automação. No entanto, foi muitas vezes desenvolvida de formas criativas: sistemas e aplicativos foram criados e usados em diversas universidades, alguns como software livre, outros baseados na plataforma ISIS da Unesco, além da adoção de modernos sistemas estrangeiros, que aconteceu apenas nos anos 1990. Este capítulo resume a história do desenvolvimento da automação de bibliotecas universitárias do país, desde o momento em que os pesquisadores brasileiros começam a disseminar a informática, criando a cultura da automação em instituições de ensino superior. Muitas pessoas e instituições também contribuíram para promover e implementar a automação em bibliotecas universitárias. Trata de perspectivas futuras em automação de bibliotecas acadêmicas no Brasil com ferramentas de descoberta, sistemas de próxima geração baseados em nuvem e equipamentos de automação de bibliotecas. Apresenta também alguns desenvolvimentos futuros possíveis."

    • Artigo: Die Zentralbibliothek Irmão José Otão an der Päpstlich-Katholischen Universität von Rio Grande do Sul: Ein Beispiel für Innovation (Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS: um exemplo de inovação)

      • Publicado no periódico: BIBLIOTHEK Forschung und Praxis. Volume 35, Issue 2, Pages 231–235, ISSN (Online) 1865-7648, ISSN (Print) 0341-4183, DOI: 10.1515/bfup.2011.032, /July/2011

      • Este artigo apresenta a estrutura, serviços e recursos da Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil, reinaugurada em 2008. Novos conceitos e padrões tecnológicos foram adotados, privilegiando a autonomia do usuário, espaços para a pesquisa acadêmica em ambientes com o uso de recursos multimídia e acesso as fontes de informação eletrônicas. Em alemão. (Acesso restrito a assinantes ou via pay-per-view).

    • Trabalho acadêmico: A Internet e o Bibliotecário

      • Mostra-se como e porque os novos serviços gerados pela Internet devem ser amplamente utilizados. Apresenta-se breve descrição dos serviços de forma direta e clara e quais são as diversas formas de adequar todas as habilidades profissionais bibliotecárias hoje existentes a estes serviços, para que o Bibliotecário possa ganhar respaldo dentro da Internet e realmente ajudar o usuário. (Artigo apresentado durante o 2º Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia da Região Sul (EREBD/SUL), realizado na FURG, na cidade de Rio Grande-RS, de 4 a 7 de dezembro de 1997.)

    • Trabalho acadêmico: La Red Internet y él bibliotecário

      • La Internet hay cambiado los hábitos de los bibliotecários y de las personas. Las principales ventajas en la localización de las informaciones, yuntas a la comunidad ampla entre la comunidad mundial. Por esta razión, ella tene tornadose un importante instrumento de trabajo en bibliotecas y centros de informacion. Los nuevos servicios generados por la Internet precisan ser dominados, para que puedan ser ampleamente utilizados. No és tudo adecuar las habilidades hoy existentes. (ibid).

    • Trabalho apresentado em evento: Informações Científicas em Ambientes Hipertextuais

      • Um apanhando histórico da evolução da comunicação científica, dos suportes da informação, a hipertextualidade e a relação entre o conhecimento científico e a hipertextualidade. (Apresentado no Programa de Capacitação Docente 2006/2 da PUCRS.)

    • Texto de Heloiza Vieira da Silva: A alfabetização informacional e as práticas bibliotecárias escolares - por Heloiza Vieira da Silva

      • Colocar em questão as práticas bibliotecárias escolares que devem estar presentes no trabalho de bibliotecários co-autores do processo de Alfabetização Informacional na escola. Reafirma as funções do bibliotecário escolar como um dos profissionais que deve compor a equipe pedagógica e assumir a sua responsabilidade profissional de planejar e fazer acontecer o processo de Alfabetização Informacional no ambiente escolar. (Texto de autoria de Heloiza Vieira da Silva).

    • Texto: Automação de Bibliotecas - Sistemas

      • Softwares e Sistemas para automação de Bibliotecas: Sites de empresas no Brasil e no exterior que produzem e comercializam softwares e sistemas integrados para automação e informatização dos serviços de bibliotecas.

    • Texto: Automação de Bibliotecas - Características

      • Características Desejáveis em um Sistema de Automação de Bibliotecas. O estudo é resultado da comparação de diversos sistemas de automação de bibliotecas comercializados no Brasil.

    • Trabalho apresentado em evento: Avaliação de Softwares [ppt]

      • Questões gerais para avaliar e selecionar empresas e sistemas para automação de bibliotecas. Apresentação realizada por Michelângelo Viana na XVI Jornada Sul-Rio-Grandense de Biblioteconomia e Documentação, 2003.

    • Resumo de evento: IFLA Pré Conferência Marketing and Management

      • Resumo das palestras do evento. Tema: O cliente Virtual: um novo paradigma para melhorar o relacionamento entre clientes e serviços de informação e bibliotecas. (Resumo elaborado pelo Bibliotecário Michelângelo Viana, participante do evento.)