EXU-01

Laroyê!

Exu é o mais sutil e astuto de todos os orixás. Ele aproveita-se de suas qualidades para provocar entre as pessoas, mal entendidos, discussões ou armadilhas. Exu pode fazer coisas extraordinárias como carregar óleo numa peneira, ou matar um pássaro ontem com pedra que jogou hoje. Exu pode ser terrível se as pessoas esquecerem de homenageá-lo. É necessário, pois, fazer sempre oferendas à Exu antes de qualquer outro orixá. A segunda feira é o dia da semana que lhe é consagrado.

Certa vez, dois amigos de infância, que jamais discutiram, esqueceram-se de fazer-lhes as oferendas devidas. Foram para o campo trabalhar, cada um na sua roça. As terras eram vizinhas, separadas apenas por um estreito canteiro.

Exu, zangado pela negligência dos dois amigos, decidiu preparar-lhes um golpe à sua maneira. Ele colocou sobre a cabeça um boné pontudo que era branco do lado direito e vermelho do lado esquerdo, seguindo depois para o canteiro.

Chegando à altura dos dois trabalhadores amigos, muito educadamente os cumprimentou: "Bom trabalho, meus amigos!" Estes, gentilmente, responderam-lhe: "Bom passeio, nobre estrangeiro!"

Assim que Exu afastou-se, o homem que trabalhava no campo à direita, falou com seu companheiro:

"Quem poderia ser este personagem de boné branco?"

"Seu chapéu era vermelho", respondeu o homem do campo à esquerda.

"Não, ele era branco, de um branco de alabastro, o mais belo branco que existe!"

"Ele era vermelho, um vermelho escarlate de fulgor insustentável!"

"Ele era branco, trata-me de mentiroso?"

"Ele era vermelho, ou pensas que sou cego?"

Os dois amigos tinham razão e estavam furiosos da desconfiança do outro. Irritados, eles agarraram-se e começaram a bater-se, até caírem exaustos no chão.

Exu gargalhava, pois estava vingado!

Isto não teria acontecido, se as oferendas à Exu não houvessem sido negligenciadas, pois Exu pode ser o mais benevolente dos orixás se é tratado com consideração e generosidade.

Uma maneira hábil de obter um favor de Exu é preparar-lhe um golpe mais astuto que aquele que ele mesmo prepara...mas isso já é uma outra história...