Salvando Um Pedaço da Amazonia

Salvando Uma Área do Tamanho da Dinamarca na Amazônia!

Quando o presidente Temer tentou rifar um precioso pedaço da floresta ao interesses minerários, quase 2 milhões de membros da Avaaz se uniram aos apelos das lideranças indígenas, celebridades e políticos, forçando-o a reverter o decreto. Nós levamos nosso apelo até Nova York e colocamos Temer no centro do escândalo ao orquestrar uma mega repercussão na imprensa dias antes dele discursar na ONU. Um parlamentar brasileiro definiu esse como "o maior ataque dos últimos 50 anos à floresta Amazônica" e nós impedimos!

Quero que todo Membro da Avaaz Saiba: Sua Pressão Funciona.

Presidente Temer jamais imaginou uma repercussão dessas. Não Parem!!!

Avaaz e Mensageiros do Amor Maior em Cristo Jesus, Parceiros Inseparáveis

Impedindo Que Trump Controle a Internet

Quando a administração de Trump solicitou detalhes pessoais de milhões de pessoas no mundo inteiro que haviam visitado um site anti-Trump, a Avaaz foi aos tribunais com outros grupos para proteger nossa privacidade. O governo deu pra trás no pedido mas o juiz foi além, limitando consideravelmente os poderes do governo e abriu um precedente importante para casos futuros!

A agricultura familiar brasileira é grande responsável pela produção de alimentos no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 4,4 milhões de famílias agricultoras, o que corresponde a 84% dos estabelecimentos agropecuários do país e responde por aproximadamente 33% do valor total da produção do meio rural. Dentro da cadeia produtiva do Brasil, o pequeno agricultor abastece o mercado brasileiro com mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%), dentre outros. Além de prover boa parte dos alimentos, o setor tem se tornado chave na construção de políticas públicas; na adoção de incentivos financeiros; na formulação de normas e leis; na criação de modelos de compras como, por exemplo, a compra direta pelo governo de produtos da agricultura familiar, que se tornou possível por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); entre outros. Outra base importante para o setor tem sido o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), criado há mais de 20 anos para financiar projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Os incentivos gerados pelo PRONAF vêm refletindo no aumento de safras e de produtividade. Apenas para a safra 2015-16, foram disponibilizados quase 29 bilhões de reais para investimentos dos pequenos agricultores. Atualmente, o país trabalha no desenvolvimento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020, que tem dez eixos de atuação com os seguintes objetivos principais: promover ações para oferecer segurança jurídica da terra, com titulação e regularização fundiária; seguro da produção; ações para o Semiárido; Assistência Técnica e Extensão Rural. Para a FAO, o trabalho desenvolvido no Brasil é exemplar e, por isso, o país tem sido uma fonte de exemplo e de boas práticas que merecem ser disseminadas, o que a Organização tem feito por meio de projetos com base no modelo de Cooperação Sul-Sul. Para a FAO, o Brasil está no caminho certo para o cumprimento das novas metas internacionais de erradicação da fome e da pobreza na próxima década, seja no âmbito dos ODS, como no Plano SAN-CELAC. A perspectiva favorável para o país a curto, médio e longo prazo é positiva e totalmente possível.

Em artigo de opinião, o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, elogia as iniciativas do país para promover a agricultura familiar, que responde por 33% do valor total da produção no meio rural. Para agência da ONU, programas nacionais são exemplares e devem ser replicados em outras nações. No mundo, 70% dos alimentos que chegam ao consumidor vêm de pequenos produtores.

Em Outubro Comemoramos O Dia Mundial da Alimentação.

E eu queria conversar com vocês sobre um artigo da ONU que fala da importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável. No mundo, 70% dos alimentos que chegam ao consumidor vêm de pequenos produtores - é essa gente que coloca alimento na sua mesa e não a grandes empresas. A agricultura familiar também é um setor-chave para a segurança alimentar da América Latina. No entanto, o setor enfrenta limitações significativas em aspectos relacionados ao acesso a recursos produtivos, serviços sociais, infraestrutura básica, serviços rurais, financiamento e extensão agrícola.", diz um trecho do artigo. Isso quer dizer que os governos só investem em grandes produtores de monocultura e não em agricultura familiar. A gente precisa mudar isso! A conservação do Cerrado e da Caatinga tem tudo a ver com agricultura familiar e agroecologia. Se você já assinou a petição, compartilha com a sua rede de amigos! E muito obrigado!

@ Copyright - 2017 / 2020 * Fundação Reviver & Mensageiros do Amor Maior em Cristo Jesus