Guia de manutenção para Bocais de Madeira  por David Chu

por David Chu

Antes de tocar um bocal de madeira, recomendo ler a seção sobre a quebra de uma flauta de madeira ou marfim no livro de John Solum, "The Early Flute". Os bocais de madeira não lidam bem com mudanças rápidas de temperatura e clima. Por exemplo, ao entrar em uma sala com ar-condicionado vindo de um ambiente quente e ensolarado, é recomendado deixar o instrumento em seu ambiente protegido (na caixa) por 5 a 10 minutos antes de começar a tocar.

Tocar um bocal de madeira ao ar livre em um dia frio não é recomendado. A respiração quente que passa pelo orifício resultará em uma queda de temperatura muito drástica em um curto período, o que pode causar uma contração súbita da madeira.

A condensação e a umidade que se acumulam no interior do bocal devem ser secas imediatamente após tocar. O furo interno, a parede da embocadura e o exterior devem ser lubrificados a cada poucos meses, dependendo da frequência de uso e do clima. Eu utilizo óleo de amêndoa, que pode ser encontrado em supermercados e farmácias. Outros óleos de castanha comestíveis também podem ser utilizados. Para bocais de madeira de buxo, recomendo o uso do óleo dinamarquês seguro Tried and True Food.

Eu mantenho todos os meus instrumentos de madeira em um recipiente de plástico com tampa, como um grande Tupperware, quando eles não estão sendo utilizados. Para um único bocal de madeira, um recipiente menor será suficiente. Dentro do recipiente, coloco um pequeno prato de gel de água ou um umidificador, metade de uma noz-moscada e um higrômetro digital. A umidade é mantida entre 65% e baixos 70%. Não deixe a umidade ficar muito alta. É melhor não manter os instrumentos em seus respectivos estojos, pois estes não requerem controle de umidade e podem criar mais locais para o crescimento de mofo. O mofo começa a se desenvolver quando a umidade se aproxima de 75%. A noz-moscada desempenha um papel importante nesse aspecto. A noz-moscada fresca possui propriedades antifúngicas devido ao isoeugenol. As plantas desenvolvem compostos como o isoeugenol como pesticidas naturais, como uma defesa contra predadores, insetos e fungos. Para que a noz-moscada seja eficaz, é necessário moer levemente a superfície para liberar o cheiro característico. No entanto, não é seguro consumir a noz-moscada, pois ela é altamente tóxica. Não há problema em utilizá-la como tempero.

Apresentamos o bocal Mascolo artesanal, cuidadosamente criado à mão com prata maciça. Esse bocal é capaz de produzir um som suave e equilibrado em todas as oitavas. Seu design de alta qualidade oferece uma ampla gama de cores musicais, grande flexibilidade, projeção e dinâmica que tornam o bocal Mascolo uma excelente escolha para músicos de todos os níveis de habilidade. Experimente o bocal Mascolo artesanal e veja sua música alcançar um novo nível de excelência.  Mais detalhes.