5 Cuidados que você precisa ter com o bocal de sua Flauta

por Nilson Mascolo Filho

Existem alguns cuidados que você precisa ter com o seu bocal para não danificá-lo, pois cada bocal é uma peça única. Se o seu bocal estiver danificado, você não obterá mais a sonoridade e a resposta que costumava ter com o bocal original. Portanto, cuide bem do seu bocal. 

1 - Não danifique o orifício da embocadura

Um pequeno risco, arranhão ou corte na borda do orifício da embocadura fará com que o seu bocal produza um som desfocado, alterando a sonoridade e a resposta. Portanto, tenha cuidado ao tocar o orifício da embocadura com objetos metálicos, como anéis, estantes de partitura, aparelhos ortodônticos e até mesmo o microfone. 

2 - Não segure o bocal pelo porta-lábio

A solda do porta-lábio no tubo é a solda mais frágil do bocal. Portanto, evite forçar o porta-lábio usando-o como apoio para encaixá-lo na flauta. 

3 - Não riste o símbolo no bocal

Um pequeno risco, arranhão ou corte acima do símbolo do fabricante do bocal não pode ser reparado, portanto, tome cuidado com metais como anéis e estantes de partitura. 

4 - Correto encaixe do bocal no corpo

Um encaixe perfeito do bocal no corpo da flauta é importante para um bom desempenho. Um bocal muito frouxo resultará em um som fraco, semelhante ao vazamento das sapatilhas. Além disso, a sujeira acumulada no encaixe pode danificar o bocal, pois é necessário fazer esforço adicional para encaixá-lo. Portanto, limpe o encaixe com removedor de esmalte ou com o polidor de prata Silvo. Se o bocal estiver frouxo no encaixe, é recomendado procurar um profissional qualificado para realizar os ajustes necessários.

É importante notar que o tipo de tubo utilizado na fabricação do bocal também deve ser levado em consideração. Se o bocal for feito de tubo extrudado sem costura ou soldado com costura, é necessário ter cuidado ao realizar ajustes múltiplos com ferramentas que possam comprometer a solda interna. Essa informação é relevante para bocais 100% feitos à mão e fabricados por grandes fabricantes, como Louis Lot, Altus 1607, Altus 1807 - AL, Bocais Song, Bocais Tudrey, Bocais Mascolo, entre outros.

5 - Ajuste da cortiça do bocal para perfeita afinação do seu bocal

Para garantir a correta afinação do seu bocal, a parede do stopper deve estar posicionada a 17,3mm do centro do orifício do bocal, como indicado na figura abaixo. Utilize a vareta ou haste fornecida com a flauta, que possui uma marcação indicando os 17,3mm, para afinar sua flauta. Para ajustar a altura da parede, você pode girar a Coroa (Crown) ou empurrá-la para dentro. Se o marcador da haste estiver abaixo do centro do furo, gire a Coroa (Crown) no sentido horário para que a parede superior se eleve e o marcador da haste atinja o centro. Se o marcador da haste estiver acima do centro do furo, gire a Coroa (Crown) no sentido anti-horário e empurre-a para dentro da flauta, ajustando até que o marcador fique no centro do furo do porta-lábio. É importante mencionar que a rolha de cortiça tende a perder sua eficiência ao longo do tempo e, portanto, deve ser substituída. Recomenda-se levar o seu bocal a um profissional a cada 2 anos para a troca da rolha de cortiça por uma nova. 

Apresentamos o bocal Mascolo artesanal, cuidadosamente criado à mão com prata maciça. Esse bocal é capaz de produzir um som suave e equilibrado em todas as oitavas. Seu design de alta qualidade oferece uma ampla gama de cores musicais, grande flexibilidade, projeção e dinâmica que tornam o bocal Mascolo uma excelente escolha para músicos de todos os níveis de habilidade. Experimente o bocal Mascolo artesanal e veja sua música alcançar um novo nível de excelência.  Mais detalhes.