Placas indicam a presença de animais silvestres na BR 293

Post date: Jul 27, 2017 2:40:17 PM

Desde 2016, a Apa do Ibirapuitã, por meio do DNIT, implantou uma série de placas de sinalização no trecho que abrange a Unidade Conservação Federal na BR 293, entre as cidades de Sant'Ana do Livramento e Quaraí.

A rodovia atravessa 26km da área protegida, em que foram indicados o ínicio e término da APA, informações sobre a área de proteção ambiental, a existência de animais silvestres no trajeto, entre outros.

A colocação das placas teve como objetivo, também, informar as espécies de animais nativos que ocupam o lugar, bem como sinalizar o trânsito deste animais, a fim de que os motoristas tenham cuidado e atenção redobrados ao longo da viagem, especialmente ao anoitecer, o horário de maior atividade da fauna nativa suscetível de atropelamentos.

O monitoramento de atropelamentos, realizado durante um ano, revelou que mais de 700 animais silvestres são atropelados por ano no trecho. As vítimas mais fáceis são os zorrilhos e zorros, mas também tem sido comum o atropelamento de animais ameaçados de extinção, como os gatos-do-mato-grande e o gato-palheiro. Para garantira a segurança, está sendo planejada a construção de passagens subterrâneas para a fauna em pontos específicos, adaptando-se estruturas de drenagens da rodovia.

Entre os animais apresentados nas placas informativas que são vítimas de atropelamentos no trecho da Br 293, estão: gato-palheiro, gato-do-mato-grande, ema, tatu, zorrilho, zorro, lagarto, capivara e cobras.