Vamos incrementar o layout com características visuais que possam tornar o cenário atrativo aos olhos do público e comunicar visualmente o "clima" que queremos para a história.
Duração: 8'16"
Duração: 6'32"
Duração: 14'54"
AVISO - No intervalo entre 9:08 e 9:55, a aceleração do tempo do vídeo gerou um efeito visual estroboscópico que pode causar incômodo em algumas pessoas - sugiro cautela caso você tenha epilepsia ou sinta desconforto com luzes que piscam rapidamente.
Os exercícios abaixo não serão cobrados para fins de nota ou avaliação, mas recomenda-se fazê-los a título de estudo, como forma de pôr em prática os diversos assuntos deste tópico de aula.
Partindo de uma imagem de um ambiente "genérico" (pode utilizar uma das imagens abaixo ou qualquer outra de sua preferência), faça um set dressing que torne esse ambiente personalizado, único e com uma história própria. Você pode fazer isso desenhando com base na imagem de referência ou até mesmo fazendo uma colagem digital diretamente sobre a imagem. Defina um conceito, feeling ou história para esse lugar: imagine que lugar é esse, que emoção ele comunica, que tipo de habitante ele abriga (ou não). Pense em como "contar a história" desse ambiente em uma única imagem: considere quais objetos, marcas e aspectos visuais essa cena poderia ter para que o público pudesse "ler" a história simplesmente ao visualizar o cenário. Fique à vontade para criar a história como quiser: esse lugar é o lar de alguém? (de quem?) É um lugar mágico ou fantástico? É a cena de um crime? É um lugar de passagem ou visita? É uma prisão, black-site ou arena de guerra? É um refúgio espiritual? Independentemente da história que você escolher, considere, com atenção, o design de cada um dos elementos e objetos que você adicionar ou modificar na cena para que eles não sejam "genéricos", e, sim, traduzam visualmente a personalidade e o "clima" que a história do lugar evoca.
Com base na história que você imaginou para a cena acima, defina uma única palavra-chave como "feeling" ou conceito visual para o cenário - por exemplo, "felicidade", "desolação", "mistério" etc. Então, leve a imagem para dentro do seu software ou app de edição de preferência e faça uma colorização ou edição digital das cores do cenário de modo a representar, através da iluminação e das cores, o "feeling" e o "clima" que você espera que esse cenário comunique para o público.
Alternativamente, você pode fazer estes exercícios utilizando, como base, o cenário que tiver começado a criar nos exercícios das aulas anteriores.
Encontrou alguma imagem, conceito ou informação que não tem a fonte de referência citada? Por favor, comunique ao professor liandroroger@virtual.ufc.br