Com uma proposta criativa já encaminhada, é hora de "amarrar" o design do personagem e lhe dar consistência e "vida". Para isso, vamos realizar estudos de turnaround, expressões faciais e poses de ação, culminando na elaboração de model sheets.
Duração: 5'43"
Duração: 4'30"
Material complementar: Pasta com imagens de referência para expressões faciais (Fonte: McCloud, 2008)
Duração: 9'53"
AVISO - Como é de praxe no estudo do desenho artístico da figura humana, esta vídeo-aula contém fotografias de nus para fins de ilustração e referência anatômica.
Duração: 6'43"
Os exercícios abaixo não serão cobrados para fins de nota ou avaliação, mas recomenda-se fazê-los a título de estudo, como forma de pôr em prática os diversos assuntos deste tópico de aula.
Comece esboçando um personagem incidental genérico qualquer em uma vista de 3/4 frente, em pé. Para o propósito deste exercício, o personagem pode ser qualquer coisa que você consiga desenhar e que possa ter uma forma tridimensional. Esse personagem será apenas um "dummy" para a nossa prática, ele não precisa ter uma história aprofundada ou ter um design "único" (a não ser que você queira).
Após desenhar a vista de 3/4 frente, desenhe, ao lado, a vista de 3/4 costas. Marque linhas horizontais como referencial para as proporções - fique à vontade para utilizar a altura da cabeça ou qualquer outra unidade visual como critério para manter as proporções consistentes.
Opcional: para se desafiar ainda mais, acrescente três outras poses ao turnaround: frente, costas e lado.
Alternativamente, em vez de um personagem incidental ou genérico, você pode também fazer este exercício utilizando o personagem que já começou nos exercícios das aulas anteriores.
Usando o mesmo personagem do exercício acima, pense em duas ou mais ações que ele/a poderia executar (por exemplo: andar, saltar, lutar etc.). Desenhe o personagem em poses que o mostrem realizando essas ações. Como essas poses serão mais dinâmicas, você não precisa mais utilizar as linhas horizontais para demarcar as proporções, mas use, como referência, o turnaround que você gerou anteriormente para manter o seu personagem on-model (com proporções e características visuais consistentes). Tente fazer isso sem precisar ter um processo de desenho muito rigoroso ou metódico quanto a proporções, apenas confie em seu "olhômetro" mesmo.
Imagine duas ou mais emoções que seu personagem poderia sentir (por exemplo: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo etc.). Desenhe a cabeça/rosto do personagem com expressões faciais que o mostrem externando essas emoções.
Reúna todos os desenhos que você fez neste exercício em uma folha única. Se quiser, inclua também o turnaround do exercício anterior. Dê um trato na formatação visual dessa folha para que ela tenha clareza e fique apresentável enquanto peça gráfica - parabéns, você tem um model sheet!
Alternativamente, em vez do personagem genérico, você pode também fazer este exercício utilizando o personagem que já começou nos exercícios das aulas anteriores.
Se precisar de referência visual para as poses e expressões faciais, aqui vai uma listinha de recomendações:
Faça, você mesmo/a, a pose ou expressão que deseja desenhar e olhe-se no espelho ou se fotografe. Essa é uma das formas mais eficazes de ativar sua percepção e imaginação para desenhar personagens expressivos!
Procure por boas imagens de referências - tem zilhões internet afora. Aqui vão algumas sugestões:
Line of Action (grátis) - https://line-of-action.com
Adorka Stock (grátis) - https://www.deviantart.com/senshistock
Proko ($) - https://www.proko.com/art-model-poses-for-artists
Croquis Cafe ($) - https://onairvideo.com
Reference Pictures ($) - https://reference.pictures
Scott Eaton's Bodies in Motion ($) - https://www.bodiesinmotion.photo
Utilize apps e sites de manequins virtuais. Alguns que eu recomendo:
Just Sketch Me (grátis) - https://app.justsketch.me
Magic Poser (grátis) - https://webapp.magicposer.com/
Easy Pose ($) - https://store.steampowered.com/app/979710/Easy_Pose/
Skelly ($, somente mobile) - https://www.proko.com/skellyapp
Acesse o site Living Lines Library e se divirta dando uma explorada nessa gigantesca biblioteca. Veja se encontra alguns model sheets, concepts e artes de produção que você curta.
Encontrou alguma imagem, conceito ou informação que não tem a fonte de referência citada? Por favor, comunique ao professor liandroroger@virtual.ufc.br