Mapa do Turismo Comunitário com as Mulheres do Calafate
Projeto do Capítulo Youth Mappers UFBA de Atividade Story Map em parceria com o projeto “Coletivo de Mulheres do Calafate” com o tema turismo comunitário.
Coletivo de Mulheres do Calafate
O Coletivo de Mulheres do Calafate foi criado em 08 de outubro de 1992, por oito mulheres da comunidade do Calafate, em Salvador (https://www.facebook.com/mulhercalafate/), indignadas pelos casos de violência doméstica e pela situação de subordinação que viviam as mulheres da comunidade. Seu objetivo é mobilizar mulheres moradoras da comunidade para a luta pela garantia dos direitos humanos. O foco é o combate à discriminação por gênero, raça, etnia, orientação sexual e condição econômica.
Esta organização comunitária feminista realiza atividades para o fortalecimento da autoestima, autonomia e empoderamento das mulheres da comunidade. Palestras, oficinas, rodas de conversa e grupos focais de estudo estão entre as metodologias usadas. O grupo também desenvolve o projeto Turismo Comunitário, integrado à Rede Batuc (https://www.facebook.com/redebatuc/), que tem o objetivo de desmistificar a imagem negativa da comunidade, desenvolver a consciência cidadã, fortalecendo as atividades de artesãs, cozinheiras e outras artistas e empreendedoras locais.
Programação
Quinta-feira dia 02/12/21 das 19h às 20h
Apresentação da oficina,
Apresentar exemplos de outros Storymaps,
Discutir objetivo do StoryMap do Turismo Comunitário do Calafate e conteúdo inicial
Solicitar material para ser utilizado no segundo dia de oficina
Quinta-feira dia 09/12 das 19h às 21:00
Sensibilização sobre o mapeamento colaborativo e suas aplicações (Prof. Patricia);
Explicação sobre dinâmica da Oficina;
Construção do StoryMap do Turismo comunitário do Calafate;
Construção do StoryMap individual (exercício de apropriação da ferramenta)
Orientar como utilizar em outras mídias o StoryMap construído
Detalhamento da atividade de Oficina:
- As Mulheres do Calafate deverão levantar informações básicas de cada empreendimento que desejam mapear, registrarão foto do local, o endereço, horário de funcionamento e informações complementares a serem discutidas no primeiro dia.
- A oficina será realizada de forma remota. O grupo das Mulheres do Calafate dispõe de 4 notebooks, assim 4 mulheres realizarão a atividade em suas casas e uma irá até a casa da outra para realizar em dupla. Será necessário adquirir pacote de dados para garantir o acesso à internet nesses 4 computadores.
-Pós evento:
Membros do YM UFBA irão posteriormente georreferenciar pontos levantados no OSM.
Calcular estatísticas de mapeamento dos membros do YMUFBA e das participantes do projeto Mulheres Potentes
Objetivos do projeto:
Dar início a uma formação para que as participantes tenham autonomia na construção de narrativas apoiadas em mapas, podendo dar sequência a esse mapeamento para fomentar as potencialidades locais.