Por que Fazer Yoga?

A resposta curta é que a ioga faz você se sentir melhor. A prática de posturas, exercícios respiratórios e meditação torna você mais saudável de corpo, mente e alma.

E o melhor, você pode praticar yoga em casa.

O Yoga permite que você se concentre, relaxe e fique em forma, tudo ao mesmo tempo.

Para muitas pessoas isto é o suficiente. Mas isso não é tudo, se você estiver interessado.

Entenda, a ioga é excelente para o que te machuca.

Especificamente, pesquisas mostram que a ioga ajuda a controlar a:

  • Ansiedade Artrite

  • Asma

  • Dores nas costas

  • Pressão arterial

  • Síndrome do túnel do carpo

  • Fadiga crônica

  • Depressão

  • Diabetes

  • Epilepsia

  • Dores de cabeça

  • Doenças cardíacas

  • Esclerose múltipla

  • Estresse e outras condições e doenças.

Também, yoga:

  • Melhora o tônus muscular, flexibilidade, força e resistência

  • Reduz estresse e tensão

  • Fortalece a auto-estima

  • Melhora a concentração e a criatividade

  • Redução de gordura

  • Melhora a circulação

  • Estimula o sistema imunológico

  • Cria uma sensação de bem-estar e calma.

E é tudo sobre a superfície. Na verdade, a maioria dos benefícios mencionados acima são secundários ao propósito original do yoga.

Com origem na Índia, a ioga é uma prática espiritual que vem evoluindo há cerca de 5.000 anos.

Os primeiros iogues reagiram, em parte, à antiga religião védica indiana, que enfatizava os rituais. Os iogues queriam uma experiência espiritual direta, cara-a-cara, não um ritual simbólico.

Então eles desenvolveram a ioga. Yoga significa “união” em sânscrito, a língua clássica da Índia.

Segundo os iogues, a verdadeira felicidade, libertação e iluminação vêm da união com a consciência divina conhecida como Brahman, ou com Atman, o Eu transcendente.

As diversas práticas de yoga constituem uma metodologia para atingir esse objetivo.

Na hatha yoga, por exemplo, as posturas e exercícios respiratórios ajudam a purificar a mente, o corpo e o espírito para que o iogue possa alcançar a união.

Os exercícios de respiração Pranayama ajudam a limpar os nadis, ou canais, que carregam o prana, a força vital universal, permitindo que o prana flua livremente.

Quando os canais são abertos e o último chakra na base da coluna vertebral é aberto, a Kundalini sobe pela coluna vertebral, através do canal central chamado sushumna-nadi, e atinge o chakra da coroa.

Segundo a tradição, a libertação da Kundalini leva à iluminação e à união.


Se Você Fizer Ioga, Você Se Tornará Iluminado?

Bem… você poderia (é claro, poderia levar algumas vidas de prática diligente). Mas, então, talvez não.

Mas isso realmente não importa porque yoga é um processo, e há muito de bom a ser feito ao longo do caminho.


  • E se você não acredita na discussão sobre a iluminação, a mente e tudo mais?

Isso também é bom. A ioga não discrimina. Mesmo que você não acredite no lado espiritual da vida, você pode fazer yoga.

Se a iluminação, nadis, prana e Kundalini são verdades literais, metáforas ou mitos é irrelevante.

Se você faz yoga, é provável que você sinta os efeitos psicofisiológicos.

Além disso, o conceito de união tem um significado muito realista. O Yoga nos ajuda a entrar em contato com o nosso verdadeiro eu.

Pode ser que no seu trabalho, com todas as exigências e stress no meio, seja fácil perder o contato com quem somos, aquela essência fundamental com a qual nascemos.

Quando corremos o dia, às vezes temos a impressão de que o “eu” interior é simplesmente o resultado das coisas que fazemos o dia todo – ou os efeitos que essas coisas têm sobre a nossa mente, corpo e alma.

Você já disse “estou com fome” ou “estou estressado”?

Nós nos identificamos com nossas condições. É como se “fome” ou “stress” fosse um nome (Olá, estou stressado, qual é o seu nome?).

Como resultado, nossas identidades mudam de acordo com nossos estados de espírito e condições.

Na realidade, porém, não somos as condições em que vivemos nem as coisas que fazemos. Não somos os nossos empregos ou as milhares de tarefas que compõem o nosso trabalho.

Nós não somos as sensações ou emoções que sentimos. Nós não somos o carro que dirigimos ou a casa em que vivemos. Nós não somos “a pessoa que tem que pagar as contas”. Nós não somos Sr. e Sra. Stress.

Tire as emoções, os sentimentos e as condições e, em algum lugar lá no fundo, você ainda está lá. Leve tudo isso embora e você vai descobrir quem você realmente é.

As técnicas desenvolvidas pelos iogues para transcender também nos ajudam a nos livrar das coisas que tentam nos definir mal: emoções, sentimentos, desejos, sucessos e fracassos da vida cotidiana.

Através da ioga, aprendemos a desenvolver uma maior consciência dos nossos estados físicos e psicológicos.

Assim, somos capazes de administrar melhor nossas reações aos pensamentos, sentimentos e reações que temos às diferentes situações que enfrentamos a cada dia.

Essa consciência é acompanhada pela sensibilidade e a capacidade de encontrar e remover os bloqueios físicos e psicológicos que muitas vezes nos impedem de realmente nos conhecermos a nós mesmos.

Nós não nos identificamos mais com nossas condições. Ao invés de dizer “estou estressado”, começamos a dizer “sinto estresse” ou “o estresse está presente”.

É uma diferença sutil, mas poderosa.

Ou melhor ainda, dizemos: “Estou sentindo ansiedade e medo, e isso está causando estresse, especialmente tensão no pescoço e no ombro”.

Então nós respiramos fundo para acalmar a ansiedade. Passamos pelos eventos que levam a esses sentimentos, e no processo perdemos o controle do nosso sistema nervoso. Nós relaxamos intencionalmente nossos ombros e pescoço para evitar que o estresse e a tensão se tornem um estado permanente.

O Yoga nos dá controle sobre nós mesmos. Ajuda-nos a superar as camadas de falsas identidades que surgem em resposta às nossas ações, experiências e sentimentos. Acalma o frenesi, limpa a bagunça e permite que nos reconectemos com nós mesmos.

Yoga é a união consigo mesmo. Ou, como Patanjali, um dos grandes sábios da ioga, disse:

Yogashcittavrittinirodhah (yoga alivia as flutuações da mente).

Tada drashthuh svarupe’ vasthanam (Então o verdadeiro eu aparece.)

No entanto, yoga não é uma questão de auto-absorção. Yoga é estar no mundo.

Apesar da maioria dos livros, vídeos e sites focarem em posturas de yoga, respiração e meditação, a tradição também enfatiza o amor, a compaixão, o conhecimento e a ação correta como caminhos para a união.

Se você busca a ioga como caminho espiritual ou por seus benefícios psicofisiológicos, a ioga é uma metodologia para desenvolver uma experiência mais profunda do seu ser e do mundo.

isso faz você se sentir muito bem.


Este conteúdo Por que Fazer Yoga? foi publicado primeiro em Yoga ou Ioga.